TOP
Alimentação e saúde mental: como podem beneficiar o ambiente de trabalho

Alimentação e saúde mental: como podem beneficiar o ambiente de trabalho

A ciência mostra que existe uma forte conexão entre a alimentação e a saúde mental. Veja como a sua empresa pode implementar esse conceito para beneficiar ainda mais o ambiente de trabalho.

A saúde mental continua sendo um tema muito estudado e, por bons motivos, uma vez que 60% das pessoas afirmam ter vivenciado sintomas de um problema de saúde mental no último ano. Este é um dado preocupante, já que os sintomas de condições de saúde mental incluem depressão, falta de interesse em atividades ou conexões sociais, irritabilidade e aumento da raiva.

Como empregador, é importante criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar físico e mental de todos. Mas cuidar da saúde mental de seus funcionários vai além de oferecer dias de folga adicionais; a ciência mostra que a nutrição tem um papel importante no humor.

Aqui você encontra o que precisa saber sobre alimentação e humor, e como você pode implementar este conceito de saúde mental e nutrição no ambiente de trabalho.

A ciência por trás da alimentação e do humor

A comida está intimamente conectada ao modo como as pessoas se sentem - tanto física como mentalmente. Uma alimentação saudável há muito tempo é associada a um menor risco de obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer, e os estudos continuam a demonstrar uma forte ligação entre nutrição e saúde mental.

Como empresa, é importante entender como a nutrição pode afetar o humor dos seus colaboradores, o ambiente de trabalho e a satisfação geral no trabalho. Além disso, uma boa motivação pode ter origem na ausência de situações estressantes no trabalho, o que pode levar a melhores relações e menos comportamentos negativos.

Dica: Aprenda mais sobre como a saúde afeta a produtividade.

Como a nutrição afeta a saúde mental?

Estudos mostram que uma dieta nutritiva desempenha um papel integral no cuidado da obesidade e dos transtornos de humor relacionados ao estresse.

O estresse pode aumentar as chances do comer em excesso, o que pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade e/ou síndrome metabólica (aumento da pressão arterial, dos níveis de glicose e colesterol no sangue e excesso de gordura corporal). Isso também pode causar alterações nos neurotransmissores do intestino e do cérebro que têm efeitos no humor e, consequentemente, nos comportamentos alimentares.

Alimentação e saúde mental: os melhores alimentos para o humor

Os alimentos que comemos têm demonstrado ter um grande impacto na saúde mental. Abaixo estão alguns alimentos, com base na ciência, que podem ajudar a melhorar o humor dos seus colaboradores.

  • Peixes com alto teor de gordura. Os peixes gordos como o salmão contêm gorduras poli-insaturadas ômega-3, que parecem ter efeitos positivos na melhora da depressão.

  • Chocolate amargo. O chocolate amargo com 85% de cacau é rico em antioxidantes, polifenóis e isoflavonas, e estudos referem que essas substâncias podem diminuir os sintomas da depressão, reduzir os níveis de cortisol (o principal hormônio envolvido no estresse) e alterar a diversidade na microbiota intestinal, o que pode afetar positivamente o humor.

  • Alimentos fermentados. Alimentos fermentados, como kimchi, iogurte, kefir, kombuchá e chucrute, são ótimas fontes de probióticos. Eles podem melhorar a saúde intestinal, o que pode ter um papel na redução dos sintomas de depressão e ansiedade.

  • Aveia. A aveia é fonte de fibras alimentares que ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue, o que, por sua vez, pode ter um impacto positivo no humor e nos níveis de energia.

  • Nozes. Estudos referem que as pessoas que consumiram nozes tiveram escores de depressão mais baixos em comparação com aquelas que não consumiram. O que pode estar relacionado com o fato das nozes serem ricas em ácidos graxos ômega-3, que são relacionadas com a redução nos sintomas de depressão e ansiedade.

  • Água. Estudos trazem uma associação inversa entre o consumo de água e sintomas de ansiedade e depressão

  • Suplementos. A suplementação pode ser benéfica por várias razões, mas para alguns nutrientes, como folato, vitamina D e magnésio, foi encontrada uma relação com benefícios na função cerebral e na melhora da depressão e humor.

Como falar sobre alimentação e saúde mental no ambiente de trabalho

Embora você não possa exigir que seus colaboradores sigam orientações nutricionais rígidas, você pode oferecer ferramentas que facilitam o acesso a padrões alimentares saudáveis. Aqui estão algumas maneiras de falar sobre a conexão entre alimentação e a saúde mental no ambiente de trabalho.

  • Aumentar o conhecimento. Muitos dos seus colaboradores podem não compreender a conexão entre nutrição e saúde mental. Você pode aumentar a conscientização sobre este tópico, oferecendo alguns webinars ou adicionando dicas de nutrição na sua newsletter interna.

  • Tornar a alimentação saudável conveniente. Você pode incentivar os seus colaboradores a fazer escolhas alimentares mais nutritivas e saudáveis, tornando-as mais convenientes. Isto pode incluir a troca de máquinas de venda automática, o fornecimento de uma geladeira na sala de descanso/convivio ou a disponibilização de descontos/incentivos em um delivery de refeições saudáveis.

  • Promover trocas alimentares. Tente oferecer opções mais saudáveis durante as reuniões, trocando lanches pouco saudáveis por frutas frescas. Você também pode escolher outras opções que incluem uma variedade de saladas, sanduíches e vegetais.

Como o Nutrium Care pode ajudar a minha equipe?

Ao oferecer aos seus colaboradores o acesso às ferramentas que eles necessitam para cuidar da saúde mental, você pode melhorar os resultados da sua empresa, aumentar a produtividade, e otimizar o ambiente de trabalho.

O Nutrium Care pode ajudar a sua equipe melhorando a saúde mental e física dos seus colaboradores. Nós abordamos muitas dimensões do bem-estar dos colaboradores, incluindo questões relacionadas aos distúrbios do sono, gestão do peso, doenças crônicas, maus hábitos alimentares e muito mais. Que também parecem ter um impacto negativo na saúde mental e nos níveis de estresse, e é por isso que Nutrium Care é uma boa opção para abordar essas questões.

Veja como o programa funciona:

  • Consultas online com nutricionistas especializados. Cada colaborador pode escolher um nutricionista especializado e ter sua primeira consulta de nutrição online. O nutricionista cria um plano alimentar personalizado e trabalha com os colaboradores para ajudá-los a atingir seus objetivos de saúde e bem-estar.

  • Acesso direto a um nutricionista. Após a primeira consulta, os colaboradores podem se comunicar diretamente com o nutricionista a qualquer momento com o aplicativo móvel Nutrium. Eles também têm seu plano alimentar sempre à mão e recebem notificações importantes para lembrá-los de comer ou beber água. Nossos nutricionistas também podem trabalhar com seus colaboradores a alimentação consciente ou comer intuitivo, uma vez que essas abordagens estão relacionadas com a melhora na relação com a comida

  • Materiais educativos. Todo o processo é acompanhado de informações relevantes para uma vida mais saudável, através de newsletters informativas, webinars e workshops personalizados, criados especialmente para cada empresa. Nós também oferecemos treinamentos de bem-estar no ambiente de trabalho.

Entre em contato conosco se você estiver interessado em adicionar o Nutrium Care à estratégia do seu negócio!

Resumo

A ciência continua mostrando que a alimentação e a saúde mental estão intimamente ligadas. Como empresa, é importante criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar físico e mental de seus colaboradores. Você pode promover o conhecimento sobre alimentação, incentivar trocas de alimentos, fazer a alimentação saudável ser mais conveniente e aproveitar o Nutrium Care.

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading