O acompanhamento nutricional, quer presencial quer à distância é essencial para que clientes consigam atingir os seus objetivos.

Um bom acompanhamento nutricional requer várias estratégias por parte dos Nutricionistas, sendo uma delas o pedido de registo de diários alimentares por parte dos clientes com posterior análise e feedback.

Com o Nutrium, já é possível oferecer aos clientes uma app móvel que permite que os clientes possam, em qualquer lado, registar se estão a cumprir o plano alimentar, se fizeram alterações a alguma refeição ou se não realizaram o que foi recomendado.

De forma a tornar esta funcionalidade mais completa, é importante que o Nutricionista saiba também se qualquer desvio no plano alimentar está ou não a contribuir para um aporte energético e de macro e micronutrientes que possam comprometer a intervenção nutricional.

Agora é possível analisar não só a quantidade de calorias, hidratos de carbono, proteína e gordura ingerida, mas também de micronutrientes registada nos diários alimentares dos clientes.


Onde pode analisar a informação nutricional dos diários alimentares

Esta funcionalidade está disponível no fluxo da consulta ou de perfil do cliente, no passo 2. Acompanhamento.

Em primeiro lugar deve dar acesso à app móvel ao seu cliente.

Certifique-se que tem a opção "Diário Alimentar" ativada para os seus clientes na página Configurações e preferências.

Se quiser ativar esta funcionalidade para apenas alguns clientes, deverá aceder ao perfil de cada um e ativar na secção Entregáveis.

Assim que os seus clientes tiverem acesso à aplicação móvel, podem começar a registar os diários alimentares. Esta informação será automaticamente atualizada no software e poderá vê-la em mais detalhe na secção Acompanhamento no perfil de cada cliente.

Aqui é possível ver o calendário mensal com:

  • o registo do diário alimentar;
  • o registo de ingestão de água;
  • o registo de exercício físico.

Em baixo esta informação é representada com mais detalhe, incluindo agora informação nutricional dos diários alimentares preenchidos, por cada dia.

1. Comparação do diário alimentar com o plano alimentar recomendado, num caso de sucesso

Ao preencher o diário alimentar conforme o recomendado, as refeições irão aparecer a verde, e a análise nutricional estará representada nos círculos.

2. Comparação entre o diário alimentar e o plano alimentar recomendado, num caso de insucesso, por insuficiência.

3. Comparação entre o diário alimentar e o plano alimentar recomendado, num caso de insucesso, por excesso.

Em todos os casos, pode sempre selecionar refeições em específico e analisar quais os alimentos que não estão a ser incluídos nas refeições ou que trocas é que o cliente está a fazer.

Quando o valor ingerido excede o recomendado o Nutrium irá informar através deste aviso:

Relativamente aos micronutrientes, poderá facilmente verificar no gráfico de barras se o seu paciente está a atingir as recomendações do plano alimentar ou não.

Pode passar o rato por cima de cada barra e ver qual a quantidade de cada vitamina e mineral efetivamente consumida pelo seu paciente e a % relativamente ao que tinha planeado no plano alimentar criado.

Análise do diário alimentar sem um plano alimentar associado

Também é possível obter a análise de calorias, macronutrientes e micronutrientes de um diário alimentar sem que ele esteja associado a um plano alimentar.

Esta opção é muito útil caso queira analisar um diário alimentar de 3 dias antes da consulta.

Para isso deverá dar o acesso da aplicação móvel ao cliente assim que ele agenda uma consulta e pedir para que faça esse registo. O processo é idêntico ao anterior.

Neste caso, a análise é feita na mesma secção Acompanhamento do fluxo da consulta, a única diferença é que o Nutrium não terá o valor do plano alimentar como forma de comparação.

No calendário mensal este diáro aparece a cinzento.

Pode também saber em detalhe quais os alimentos consumidos pelo cliente de modo a fazer uma avaliação nutricional completa.

No caso dos micronutrientes, se o paciente não tiver um plano alimentar prescrito, poderá consultar a quantidade de vitaminas e minerais ingerida e comparar este valor com as recomendações do Food and Nutrition Board/IOM.

Se os seus clientes ainda não usam a aplicação móvel do Nutrium, comece já hoje a dar-lhes acesso e assegure o acompanhamento nutricional entre consultas, à distância. Pode testar a aplicação móvel seguindo estas instruções.


Esta foi uma funcionalidade muito pedida pelos nossos profissionais, e queremos no futuro continuar a melhorá-la para que os nossos profissionais trabalhem com as melhores ferramentas do mercado.

Se estava à espera desta funcionalidade para utilizar o Nutrium ou dar acesso à aplicação móvel aos seus clientes, agora é o momento ideal. Registe-se e comece a usufruir da nossa plataforma ainda hoje.

*Esta funcionalidade apenas está disponível no plano de acompanhamento do Nutrium. Veja aqui como obter este plano.