O excesso de peso é um problema que afeta milhares de Portugueses, mas muitas pessoas não conseguem combatê-lo sem ajuda profissional. A maior parte das pessoas que querem perder peso tentam diferentes soluções e experimentam dietas de que ouvem falar, o que muitas vezes leva a um padrão iô-iô, com mudanças de peso constantes e dificuldade em estabilizar.

Apesar de o papel de um nutricionista ser essencial neste processo, muitas das pessoas que querem emagrecer ainda não procuram esta solução, quer seja pelo custo das consultas ou pelo medo de terem de alterar por completo a sua alimentação.

A Nutrium está a lutar para combater o excesso de peso, tornando os nutricionistas mais acessíveis e próximos do que nunca. Através do Programa de Bem-Estar para Empresas Nutrium Care, as empresas portuguesas (e não só!) podem oferecer aos seus colaboradores tudo aquilo de que precisam para se tornarem mais saudáveis e melhorarem os seus hábitos alimentares.

Conheça a história do André, um dos pioneiros do Nutrium Care, que deixou os quilos a mais para trás e ganhou saúde e bem-estar depois de começar o programa.

28 kg perdidos e uma vida mais saudável

André Santos é um dos co-fundadores e o CEO da Nutrium, e foi o primeiro utilizador do programa Nutrium Care, quando este ainda estava a ganhar os primeiros contornos.

O excesso de peso era uma realidade há algum tempo na vida de André, mas não sabia como podia melhorar os seus hábitos alimentares sem dietas restritas e deixar de comer aquilo de que gostava. Incentivado pela sua mãe, teve uma experiência com uma nutricionista na qual tentou emagrecer, mas não se identificou com a abordagem.

O plano alimentar foi criado e partilhado em papel, e o André tinha de o levar para todo o lado, causando alguma vergonha, e tinha consultas apenas de 3 em 3 meses, sem qualquer contacto com a nutricionista entre consultas.

“Acontecia-me ter um primeiro mês incrível, um segundo já com asneiras e um terceiro de pensamento perdido por 100 perdido por 1000”, explica. Por isso, a motivação para voltar a uma consulta seguinte foi diminuindo.

A experiência marcou-o, e decidiu que queria ser parte da solução. Ajudou a resolver este problema criando uma solução para os nutricionistas - o software de nutrição Nutrium -, que aproxima os nutricionistas dos seus clientes e permite um acompanhamento constante, mesmo entre consultas.

Em 2018, quando duas nutricionistas apresentaram à Nutrium um serviço de consultas de nutrição para empresas, o André e a direção da Nutrium não hesitaram em aceitar.

A Nutrium sempre teve como objetivo tornar a nutrição mais acessível a todo o Mundo, e fez por isso todo o sentido começar por quem estava mais perto: os seus próprios colaboradores. Assim, a empresa começou a oferecer consultas de nutrição às suas equipas.

Esta decisão foi game-changing e as pessoas aderiram em massa. 86% colaboradores da Nutrium começaram a ter consultas e o programa teve um impacto real na sua saúde. E houve também resultados positivos para a empresa, porque este benefício acabou por se ter um grande impacto na retenção de talento.

Com a nutricionista Maria João Castro, que o começou a acompanhar através do programa da Nutrium, encontrou uma abertura e flexibilidade que eram exatamente aquilo de que precisava para se começar a entusiasmar com o processo.

“Na Nutrium, foi essencial perceber que a Dra. Maria João era super flexível. Eu comia o que queria, mas sempre seguindo as dicas dela. No início tinha imensas refeições, mas não gostava. Prefiro comer só pequeno-almoço, almoço e jantar. A Dra. Maria João teve isso em atenção, e fez um plano ajustado à minha rotina e estilo de vida”.

Mais do que entender as suas necessidades, o André afirma que a sua nutricionista criou uma relação de confiança e compromisso, que o ajudou a emagrecer e chegar cada vez mais longe. “Sempre que me ia pesar pensava nela e queria mostrar-lhe o meu progresso. Se ia a algum evento, pensava nas dicas que ela me tinha dado”. Juntou também o exercício físico, de forma a aumentar a massa muscular.

Esta proximidade foi possibilitada pela forma como o Programa estava construído: para além das consultas de nutrição regulares, a Dra. Maria João e o André comunicavam através da aplicação móvel do Nutrium, permitindo um contacto assíncrono constante.

Através da app, o André registava as suas refeições, a água que bebia e o exercício físico que fazia, e a Dra. Maria João tinha acesso a todas as informações em tempo real.

Isto permitiu um acompanhamento mesmo entre as consultas e deu à nutricionista possibilidade de dar feedback, sugestões e motivação diária ao André. Por outro lado, o André pôde sempre colocar dúvidas e enviar mensagens à nutricionista, de forma a garantir que fazia as escolhas certas a todos os momentos.

Um novo capítulo saudável

Durante o seu percurso de emagrecimento, o André conseguiu perder 28kg - o peso mais alto que teve foi 110kg, e está hoje nos 82kg.

Mais do que emagrecer de forma saudável, o André considera que o Nutrium Care foi um ponto de viragem na sua vida. O facto de ter atingido o seu peso ideal e conseguir manter o peso a longo prazo (atingiu o seu peso ideal e mantém-no há já dois anos) são para si motivos de orgulho.

Hoje, sente-se com mais energia e vontade de sair de casa e praticar atividade física - e, entretanto, encontrou na corrida um aliado para o seu novo estilo de vida.

A perda de peso (e a sua manutenção) não teria sido possível sem a ajuda da Dra. Maria João, que, mais do que lhe fornecer um plano alimentar ou uma dieta restrita, conseguiu ajudá-lo a mudar de hábitos de forma natural.

Isto possibilitou que André não visse as mudanças na sua alimentação como uma obrigação, mas sim como um ajuste gradual, em que foi moldando os seus hábitos de forma constante, até se tornar algo que não exige qualquer esforço.

Tal como o André, que conseguiu emagrecer com um nutricionista, outros colaboradores que já usufruíram do Nutrium Care demonstram resultados muito positivos, e sentem que são hoje uma melhor versão de si mesmos.

Conheça também a história do Daniel Almeida, que ganhou peso e massa muscular de forma saudável, ou do José Alves, que encontrou na sua nutricionista a solução para a Síndrome do Intestino Irritável que o acompanhava há mais de 10 anos.

Empresas mais saudáveis com o Nutrium Care

Procura um benefício para oferecer aos seus colaboradores e ajudá-los a tornarem-se mais saudáveis e motivados?

Programa de Bem-Estar para Empresas Nutrium Care pode ser a solução. Um programa de benefícios inclusivo, do qual todos os colaboradores podem tirar proveito, independentemente da sua idade, condição física ou objetivo.

Com o nosso programa, pode oferecer aos seus colaboradores um acompanhamento com nutricionistas de excelência, consultas de nutrição ilimitadas, um plano alimentar 100% personalizado, webinars, workshops, eventos e dias temáticos, e conteúdos exclusivos da área da saúde e nutrição.

E ainda uma aplicação móvel gratuita, que permite um acompanhamento constante e coloca o nutricionista à distância de um clique, em qualquer momento e em qualquer lugar!

Descubra mais na nossa página do Nutrium Care.