TOP
As melhores plataformas para você criar o seu blog

As melhores plataformas para você criar o seu blog

Um blog é um componente importante na sua estratégia de marketing, já que vai te ajudar a obter uma maior visibilidade online e auxiliar no crescimento do seu consultório de nutrição.

Nesse artigo, vamos mostrar como um blog pode ajudar o seu consultório de nutrição, como escolher a melhor plataforma para o seu blog e apresentar um comparativo com algumas das opções mais utilizadas.

Como um blog pode ajudar o seu consultório de nutrição?

Você sabia que a publicação frequente de conteúdo relevante fará com que o seu consultório tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um site comum?

Veja essa e outras vantagens de ter um blog para o seu consultório:

  • Ajuda a direcionar tráfego para o seu site - cada vez que você escreve um post, é mais uma página indexada ao seu site, o que significa que é mais uma oportunidade para você aparecer nos mecanismos de busca e direcionar o tráfego para o seu site na busca orgânica.

  • Ajuda a converter tráfego em leads - agora que o tráfego está direcionado para o seu site, você tem a chance de transformar esse tráfego online em leads. Assim como cada artigo do blog que você compõe adiciona uma página indexada extra, cada post é uma nova chance de criar novos leads. O que você precisa fazer é deixar um call-to-action, ou em português "chamada à ação", em cada um de seus posts para gerar leads.

  • Reconhecimento na área - se você está constantemente criando conteúdo que é valioso para o seu público, isso o ajudará a se tornar reconhecido na sua área, gerando a confiança de potenciais clientes e estabelecendo seu nome como profissional de nutrição.

  • Produz resultados a longo prazo - uma vez que os posts do seu blog estejam online, continuarão gerando visualizações por muito tempo. Essas postagens no blog também começarão a ser classificadas nos mecanismos de busca por dias, semanas, meses ou mesmo anos. Isso significa que você pode continuar recebendo tráfego e leads através do seu blog.

Como escolher a melhor plataforma para o seu consultório?

Se você está querendo começar um blog, mas não tem certeza de como escolher a melhor plataforma de blog para melhor atender às suas necessidades, então deve começar comparando os prós e contras das opções mais utilizadas.

Mas antes de listarmos algumas opções, veja o que você deve procurar em uma plataforma de blog se você estiver começando a se aventurar nesse universo:

  1. Fácil de configurar e de usar;
  2. Permite adicionar recursos facilmente a longo prazo. À medida que seu consultório de nutrição e seu blog crescerem, você pode desejar alterar seu layout e adicionar mais recursos para seu público em crescimento. Assim, é importante escolher uma plataforma que permita espaço para expansão;
  3. Vem com uma opção de monetização. Mesmo que você não tenha planos de ganhar dinheiro com seu blog, é uma boa ideia ter sempre essa opção disponível caso você mude de ideia mais tarde.

Com tudo isso em mente, vamos começar!

Qual a melhor plataforma para fazer o seu blog?

São muitas as opções disponíveis e, por isso, fizemos um quadro comparativo com algumas opções de plataformas e com as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas.

 WordpressWixContentfulGhost
SuporteFAQ, forum
e Slack
FAQ, blog
e email
FAQ, blog,
forum e email
FAQ, blog,
forum e email
PersonalizaçãoMuita opçãoMuita opçãoTem opçãoPouca opção
AdicionaisÉ o mais utilizado
e está otimizado
para SEO
Otimizado para
SEO e tem editor intuitivo
Otimizado para
dispositivos móveis
Possibilidade
de agendar postagens
PreçoVeja aquiVeja aquiVeja aquiVeja aqui
Teste grátisVersão gratuitaVersão gratuitaTeste grátisTeste grátis
IdiomaDisponível em portuguêsDisponível em portuguêsDisponível em inglêsDisponível em inglês


WordPress

WordPress é uma plataforma de software de código aberto que permite que você construa seu blog ou site por conta própria inteiramente de graça. É uma solução auto-hospedada, com uma quantidade razoável de personalização.

Você também pode expandir seu blog e acrescentar recursos adicionais, como uma newsletter, fóruns e opções de associação. Você também terá acesso a mais de 45.000 plugins gratuitos que permitem adicionar vários tipos de novos recursos.

Se você não tem nenhum conhecimento de gerenciamento de sites, você poderá achar o WordPress um tanto intimidador. Outro ponto negativo, é que você terá que gerenciar questões de segurança e backup por conta própria.

Wix

Outra opção que vale a pena conferir é o Wix. Ele afirma ser a única plataforma de criação de sites com recursos de HTML5 e nele você encontrará mais de 500 templates criados por designers, além de recursos e aplicativos extras.

Com uma conta Wix gratuita, você recebe 1 GB de banda larga e 500 MB de armazenamento. Para uma conta premium, você pode obter banda larga adicional, análises do Google e outros recursos, como seu próprio domínio.

Contentful

Ninguém sabe realmente como vai querer exibir seu conteúdo daqui há alguns anos, e é por isso que a Contentful oferece uma maneira de separar seus artigos do seu design.

Isso é conhecido como a abordagem API-first, e o conteúdo que for produzido é armazenado nos servidores deles e você pode usá-lo em qualquer plataforma ou design desejado. Então se você desejar construir um site totalmente diferente no futuro, é muito fácil integrar tudo, já que desde o início ele é configurado para facilitar essa transição.

Ghost

Ghost é uma plataforma adaptável e de código aberto para a criação e execução de publicações online. O Ghost é uma alternativa simples e moderna ao WordPress e proporciona uma ótima experiência para escrever no seu blog.

É totalmente adaptável para atender necessidades e estilos diferentes. Você pode integrar outros serviços que já usa e controlar a experiência que você deseja que os seus leitores tenham.

Eles têm suporte para otimização de mecanismos de pesquisa e recursos de compartilhamento nas redes sociais. Você não precisa de plug-ins ou extensões e nem escrever nenhum código extra.


Entre as melhores plataformas de blogs, pesquise e veja qual delas melhor atende às suas necessidades. Escolha uma que seja fácil de usar, acessível e flexível. Com essas dicas e uma pequena ajuda da internet, você será capaz de gerenciar a plataforma com facilidade.

alt

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading