TOP
Cálculos nutricionais considerando a parte edível dos alimentos

Cálculos nutricionais considerando a parte edível dos alimentos

Ao prescrever um plano alimentar é importante ter em conta que muitas vezes é complicado para os pacientes cumprirem as quantidades estabelecidas dos alimentos prescritos cujo peso não é padronizado, nem facilmente mensurável.

Deste modo, o nutricionista deve sempre ter as ferramentas e dados necessários para que a prescrição alimentar seja adequada, fácil e perceptível para o paciente.

Para ajudar nesta tarefa, integramos informação sobre a parte edível de vários alimentos da TCA do INSA.


Qual a importância de integrar a parte edível?

parte edível representa a fração de alimento que está efetivamente apta a ser ingerida, excluindo perdas como as cascas, ossos, espinhas e outros.

A sua utilidade na prática clínica é o facto do nutricionista poder recomendar uma quantidade de um alimento e os cálculos representarem apenas a quantidade que será realmente ingerida pelo seu paciente.

Como foram integradas as porções edíveis?

Ao pesquisar por alimentos da base de dados TCA, INSA e ao selecionar uma das suas medidas caseiras, é-lhe apresentado o valor nutricional do alimento considerando a sua parte edível, enquanto no plano alimentar o peso do alimento será apresentado em bruto.

Por exemplo, no caso de uma laranja média (161 gramas), o peso considerado para o cálculo do seu valor nutricional será apenas o peso da polpa (111,1 gramas, 68% em relação ao peso total). Já a quantidade indicada no plano para o paciente será o peso bruto da laranja "1 unidade de laranja média (161 gr)".

Em contrapartida, sempre que o profissional adicionar alimentos definindo a sua quantidade em gramas, estará a supor-se 100% de parte edível.

A parte edível aparece em todos os alimentos?

Representamos a parte edível apenas nos alimentos em que existe essa informação e cujo valor é inferior a 100%.

Como editar a parte edível de um alimento?

No menu lateral Alimentos pode adicionar ou editar um alimento já existente e, dessa forma, definir a sua parte edível.

Esperamos que esta funcionalidade lhe seja útil para melhor personalizar, calcular e ajustar os planos alimentares aos seus pacientes de acordo com as suas necessidades.


Deseja experimentar esta e outras funcionalidades do NutriumRegiste-se agora, usufrua de 14 dias gratuitos. Esperamos por si!

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading