TOP
Como ter motivação para alcançar as suas metas

Como ter motivação para alcançar as suas metas

Ter metas é muito fácil, mas estar focado e alcançá-las é, na maioria das vezes, muito mais difícil. Se você precisa de ter motivação para começar a mudar seus hábitos, este artigo é para você.

Descubra os erros a evitar e dicas sobre como ter motivação e manter o foco nas suas metas, e alcançá-las.

Por onde começar a ter motivação?

O primeiro passo para estabelecer as suas metas e ter motivação é formular metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas, e com prazos definidos).

  • Specific (Específica): é necessário ter precisão, se for muito vago pode correr o risco de se perder na sua jornada
  • Measurable (Mensurável): é o que permite que você quantifique o seu progresso à medida que avança
  • Achievable (Atingíveis): é importante ter ambição, mas assegure que a sua meta é alcançável
  • Realistic (Realista): é o seu ambiente e as suas capacidades físicas e intelectuais sintonizadas com a sua meta
  • Time-bound (Temporal): planeje uma data final para manter a motivação

Aqui você encontra alguns exemplos:

Metas ruins

Metas SMART

Fazer atividade física para ganhar massa muscular

Ir para a academia duas vezes por semana até aumentar a minha massa muscular em 5%

Beber mais água

Beber dois litros de água, pelo menos 3 vezes por semana, durante um mês

Tentar comer menos carne

Fazer uma refeição vegetariana por semana até se tornar um hábito

 

É bom lembrar que "uma meta sem um plano é apenas um desejo", por isso, no momento que definir a sua meta é quando deve fazer um planejamento. Recomendamos que o escreva para garantir que não irá se esquecer. O primeiro passo do planejamento é quebrar a sua meta em etapas menores para que possa colocar em um cronograma. Se quiser, você também pode definir prazos para cada etapa. 

Como ter motivação? 

Agora que a sua meta já está definida e seu planejamento já foi feito, chegou o momento de começar! Mas, deve estar se perguntando como conseguirá manter a motivação a longo prazo? Não se preocupe, temos algumas dicas para você. 

1. Tenha recompensas

A primeira dica é ter recompensas. Pode ser uma grande recompensa quando atingir a sua meta ou, melhor ainda, podem ser recompensas menores para cada etapa que complete. Escolha recompensas que sejam significativas para a sua motivação, como comprar roupas ou o livro nos quais já andava de olho, ou se presentear com uma refeição em um restaurante legal... qualquer coisa que seja importante para você. 

 

2. Compartilhe suas metas com outras pessoas

Outra dica é encontrar pessoas que compartilhem da mesma meta, sejam familiares, amigos, ou pessoas que conheça na internet. Desta forma, podem se apoiar e motivar mutualmente. 

Você também pode frequentar locais onde a probabilidade de conhecer pessoas com os mesmos objetivos é maior. Por exemplo, se quer começar a fazer atividade física, inscreva-se em aulas de grupo em uma academia. Se a sua meta é perder peso, poderá encontrar pessoas com a mesma meta em academias ou em aulas de culinária saudável... Mantenha contato com as pessoas que for conhecendo e avancem em direção as suas metas. 

Por outro lado, não se esqueça que progredir num grupo é uma coisa, mas isso não deve ser uma fonte de sofrimento para você. Evite se desvalorizar e ficar se comparando com os outros: cada pessoa evolui no seu próprio ritmo, e não há problema nisso

 

3. Acredite em você

O último passo é acreditar em si mesmo sempre recordar o porquê de ter iniciado a jornada. Por isso é que, antes de começar a sua aventura, precisa ter a certeza de que as metas que definiu são algo que pretende manter a longo prazo. 

Agora você tem todas as ferramentas necessárias para começar a atingir as suas metas. É o momento de começar, nós acreditamos em você! Mantenha a motivação e comece agora! 

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading