Há novos motivos para os nutricionistas adotarem o Nutrium nas suas consultas de nutrição esportiva! Quer saber quais?

Agora já estão disponíveis funcionalidades como o cálculo da BMR através das equações de ten Haaf et al., o somatório de pregas e o planejamento para dias diferentes.


Antes de entrarmos em pormenores, aqui está, de forma rápida, aquilo que adicionamos :

  1. Equações de ten Haaf, na aba planejamento, para o cálculo da Taxa Metabólica Basal, através do peso e da massa magra;
  2. Planejamento por diasna aba planejamento. Permite fazer planejamentos diferentes para dias diferentes, e atribuir diferentes valores de NAF (nível de atividade física ou PAL - physical activity level);
  3. Somatório de 5 e 8 pregas, na aba medições, soma automática do valor de pregas pré-definidas.

Agora veja como funciona

Vamos falar ponto por ponto de cada funcionalidade, para que não perca nenhum detalhe.

Equações de ten Haaf et al.

As equações de ten Haaf et al. resultaram de um estudo feito com 90 atletas (18-35 anos), que faziam em média 9h de exercício semanal, durante 4 a 6 dias por semana.

O objetivo deste estudo foi criar e validar novas equações preditivas para o cálculo da Taxa Metabólica Basal, através do peso e da massa magra (ou massa isenta de gordura), em atletas recreacionais.

Este estudo mostrou que a nova equação baseada na massa magra fornece a melhor previsão da TMB em atletas recreacionais.

Por este motivo, decidimos incluí-las na aba Planejamento, e já pode selecioná-las e utilizá-las.

Sempre que você agora definir o PAL do cliente como ativo ou muito ativo, estas serão as equações que por defeito, irão aparecer.

Somatório das pregas

As espessuras das dobras ou pregas cutâneas descrevem a quantidade de gordura subcutânea, e é um método simples de estimar a composição corporal.

A soma da espessura destas dobras cutâneas (geralmente de oito locais no protocolo ISAK) fornece dados de comparação com normas populacionais, e também é útil para monitorizar mudanças ao longo do tempo dentro do mesmo indivíduo.

5 pregas

As pregas incluídas neste somatório são: a bicipital, tricipital, subscapular, iliocristal e coxa.

8 pregas

As pregas incluídas neste somatório são: bicipital, tricipital, subscapular, iliocristal, supraespinhal, abdominal, coxa e prega geminal ou da pantorrilha.

Planejamento por dias

O planejamento por dias vai permitir fazer planejamentos diferentes para dias diferentes, por exemplo, dias de treino e dias de descanso.

Basta clicar no + assinalado na imagem e pode criar os vários planejamentos para o seu paciente, e atribui o nome que você desejar.

Os diferentes planejamentos vão estar sempre associados às várias versões do plano, na aba refeições.

Outras alterações

Níveis de Atividade Física

Alteramos os níveis e valores do PAL de 5 para 4 níveis, de forma a corresponderem à fonte do Food and Nutrition Board.

O que se segue?

Depois destas funcionalidades já estamos preparando o que aí vem.

Em breve vai poder estimar o NAF ou PAL do seu cliente através do registro das várias atividades ao longo do dia, com relação aos METs.


Aprimoramos constantemente o nosso software para dar todos os motivos de o adoptar nas suas consultas.

Os seus pacientes vão agradecer e o seu negócio também!

O nosso suporte está sempre disponível para te ajudar. Diga um "Olá!" no nosso chat e nós te ajudaremos. Cadastre-se aqui para testar.