TOP
Equações preditivas de gordura corporal para nutricionistas

Equações preditivas de gordura corporal para nutricionistas

Avaliar a composição corporal, que inclui conhecer a percentagem de massa gorda, tem uma grande importância em termos nutricionais e clínicos, possibilitando o conhecimento do estado nutricional de cada cliente.

cálculo automático da percentagem de massa gorda e massa livre de gordura, através de equações já conhecidas e amplamente utilizadas, presentes na literatura científica é uma necessidade de muitos profissionais do dia-a-dia.

Vamos aqui entender melhor em que contexto se utilizam e como poderá fazer este cálculo de forma automática no Nutrium.


Nutrium possibilita o registro manual do valor de massa gorda (em % e em kg) ou através da importação do dados da InBody, porém também é possível calcular automaticamente esse valor utilizando equações preditivas de gordura corporal.

Como utilizar as diferentes equações

As equações de Peterson et al, Slaughter e Evans, calculam diretamente a percentagem de massa gorda, e as de Durnin and Womersley, Jackson and Pollock, Jackson et al, Visser e Guedes que calculam a densidade corporal e, quando multiplicadas pela equação de Siri ou de Brozek, revelam o respetivo valor da percentagem de massa gorda.

Nutrium é um software de nutrição completo que inclui tanto estas ferramentas para o cálculo de percentagem de massa gorda, como a Taxa Metabolica Basal para a população em geral como para esportistas e exercício físico dos pacientes.

Ainda é possível aferir a massa muscular dos pacientes através das nossas equações.

Equações de Durnin and Womersley (1974):

Usada para a determinação da densidade corporal de homens e mulheres adultos (16-72 anos). Depende do registro das dobras cutâneas: bicipital, tricipital, subescapular e suprailíaca.

Equações de Jackson and Pollock (1978):

Usada para a determinação da densidade corporal de homens adultos (18-61 anos). Depende do registro das dobras cutâneas: peitoral, abdominal e crural.

Equações de Jackson et al (1980):

Usadas para a determinação da densidade corporal de mulheres adultas (18-55 anos). Depende da idade e do registro das dobras cutâneas: tricipital, suprailíaca e crural.

Equações de Visser (1994):

Usada para a determinação da densidade corporal de idosos (60-87 anos). Depende do registro das dobras cutâneas: tricipital, bicipital, subescapular e suprailíaca.

Equações de Guedes (1985):

Estimam a densidade corporal e são adaptadas para a população brasileira, podendo ser utilizadas para pessoas de ambos os sexos, cuja idade esteja entre os 18 e 30 anos.
No caso de homens, depende do registro das dobras tricipital, suprailíaca e abdominal.
No caso das mulheres, depende do registro das dobras suprailíaca, crural e subescapular.

Equações de Evans (2005):

Equação indicada para estimar a percentagem de massa gorda de atletas masculinos e femininos. Depende do género, raça e do registro das dobras abdominal, tricipital e crural.

Equações de Slaughter (1988):

Determina diretamente a percentagem de gordura corporal em crianças e adolescentes, dos 7 aos 18 anos. Depende do nível de maturidade, da raça e do registro da prega cutâneas tricipital e subescapular.

Equações de Peterson et al (2003) (modelo dos 4 compartimentos):

Determina a percentagem de massa gorda para adultos (18-55 anos). Depende do peso atual, idade, altura e do registro das dobras cutâneas: tricipital, subescapular, suprailíaca e crural.

Como obter os valores de percentagem de massa gorda rapidamente

O Nutrium é um software de nutrição que permite o registo, e análise dos dados antropométricos avaliados na consulta de nutrição.

Para isso basta aceder à plataforma e inserir a informação dos seus cleintes. No separador Mediçõescomece por registrar as dobras cutâneas exigidas pela equação que pretende usar, bem como outros parâmetros que possam ser requeridos.

Depois de registrar, no fundo da página, encontrará as medições de composição corporal já com valores deduzidos.

Ao clicar na medição, abrirá automaticamente uma nova página, com um cartão, com as equações preditivas disponíveis para as características do seu cliente, onde é possível alterar a equação usada ou consultar informações sobre as mesmas.

No separador Planeamento, também poderá consultar e definir valores e objetivos para a percentagem de massa gorda.

Vantagens

Esta ferramenta irá agilizar os processos de cálculo, durante as suas consultas de nutrição, mantendo a qualidade e eficiência no processo de conhecimento global dos seus clientes.

Veja aqui como pode também aumentar a motivação e resultados dos seus pacientes e garantir o sucesso do seu consultório em 2020.


Acesse o Nutrium agora e avalie a composição corporal dos seus clientes.

Se você ainda não está usando o nosso software, inscreva-se aqui para testar gratuitamente por 14 dias - sem compromisso

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading