TOP
Notícias da Nutrição | Edição nº 12

Notícias da Nutrição | Edição nº 12

Esta é a nossa 12ª edição das Notícias de Nutrição! Há quase um ano o Nutrium traz notícias importantes sobre a ciência e as políticas da nutrição.

Neste mês, falamos exatamente sobre isso: o impacto do novo surto de COVID-19 nas populações e quais as recomendações a nível nutricional e alimentare, as novas políticas alimentares do governo mexicano. Também abordamos dos novos estudos que relacionam as bebidas alcoólicas e bebidas adoçadas com açúcar e o aumento da gordura no fígado, além da conexão entre o fator psicológico e a ingestão alimentar durante as refeições.

Leia abaixo as últimas Notícias de Nutrição.


Editoras dão acesso gratuito a conteúdo online relacionado com o Coronavírus

Mais de 30 das maiores editoras a nível mundial comprometeram-se a tornar todas as suas publicações relacionadas com a COVID-19, o novo Coronavírus, e quaisquer outros dados adicionais, imediatamente acessíveis na plataforma PubMed. Algumas publicações incluem: Wiley, SAGE Publishing, The Lancet e The British Medical Journal. O objetivo é prestar auxílio aos esforços existentes relacionados com a saúde pública.

Orgãos nacionais e internacionais divulgam orientações acerca do suporte nutricional e dietético durante o Conoravírus

Direção Geral da Saúde

Recentemente foram lançados documentos educativos com recomendações para uma alimentação segura partilhado pela Associação Portuguesa de Nutrição.

Foi ainda lançado um manual pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde. Aqui constam algumas recomendações alimentares para situações de isolamento e cuidados a adotar para a prevenção da propagação da COVID-19, esclarecendo também algumas questões relacionadas com a amamentação e estado nutricional dos idosos.

Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN)

ESPEN divulgou declarações de especialistas e um guia prático para a gestão nutricional de doentes críticos com o coronavírus em Cuidados Intensivos, ou para os mais velhos e/ou com co-morbilidades.

Federação Europeia de Associações de Dietistas (EFAD)

EFAD reuniu e traduziu informação e recursos globais para permitir que todos os nutricionistas consigam dar um aconselhamento eficaz a pacientes com o COVID-19. As suas fontes foram recolhidas em mais de 10 países, incluindo Espanha, Portugal, Israel, Hungria, Turquia e Inglaterra.

Organização Mundial de Saúde

A OMS publicou um novo guia relacionado com o aconselhamento nutricional e refeições durante o isolamento.

Este oferece conselhos práticos para comer bem quando o acesso a produtos frescos pode ser limitado. O guia fala sobre o planeamento de refeições, porções de comida, formas seguras de manipulação de alimentos e conselhos sobre alimentação saudável. Também inclui várias receitas simples e dicas para comer em família, assim como alimentos essenciais para se ter na despensa. A OMS também lançou um guia sobre manter-se fisicamente ativo durante o isolamento, o qual pode ler aqui.

AYMES lança produto pioneiro de suplemento nutricional oral vegano

A AYMES International lançou o primeiro suplemento nutricional vegano para consumo oral no mercado, com o apoio da The Vegan Society. Em conjunto com a equipa de Trademark desta sociedade, foi feita recentemente uma reformulação do Batido AYMES ActaSolve, que utiliza uma opção vegana de vitamina D. Significa isto que o Batido AYMES ActaSolve é o único suplemento nutricional oral equilibrado em termos nutricionais indicado para uma dieta vegana.

Claire James, Nutricionista e Diretora de Nutrição e Assuntos de Regulamentação na AYMES refere: "A AYMES está radiante por ser a primeira no mercado com um suplemento oral nutricionalmente equilibrado, oferecendo um alternativa necessária para veganos que precisam de apoio nutricional. Produzir uma opção adequada, que também traz benefícios nutricionais, foi uma grande conquista, e um passo em frente para os pacientes veganos.”

Pode ler mais acerca das etapas relacionadas com o processo de reformulação, aqui.

A vitamina D pode ajudar a criar resistência a infeções respiratórias

Um texto de opinião baseado em dados do The Irish Longitudinal Study on Ageing (TILDA) sugere que a toma diária de suplementos de vitamina D pode aumentar a resistência a infeções respiratórias.

O artigo, publicado no Irish Medical Journal, recomenda que os adultos que vivam na Irlanda tomem entre 20-50 mcg por dia. Esta ainda não é uma recomendação nacional, no entanto, outros países, como Inglaterra, recomendam que todos os adultos tomem um suplemento de vitamina D diariamente durante os meses de inverno.

O governo mexicano planeia introduzir um novo sistema de rotulagem de alimentos para enfrentar uma crise de obesidade infantil

O governo mexicano planeia introduzir um novo sistema de rotulagem que indicará se os alimentos ou as bebidas contêm quantidades elevadas de açúcar, gordura ou calorias.

Semelhante ao sistema de rotulagem usado no Chile, alimentos como snacks salgados e bolachas poderão incluir até 3 selos pretos, que assinalam que o produto contém quantidades elevadas de gordura, açúcar e calorias.

O México é o país com a maior prevalência de obesidade infantil ou com sobrepeso, do mundo. Profissionais de saúde afirmam que o novo sistema de rotulagem de alimentos será um passo na direção certa para ajudar os consumidores a fazer escolhas alimentares mais informadas. A ONU, a Organização Mundial de Saúde e a Associação Mundial de Nutrição em Saúde Pública apoiam a iniciativa.

No entanto, o sistema proposto enfrentou críticas da indústria de alimentos, que afirma ser difícil para os pequenos fabricantes de alimentos cumprir as novas exigências das embalagens e que os rótulos dos alimentos não impedirão que as pessoas comprem esses alimentos.

O consumo de bebidas alcoólicas e adoçadas com açúcar está associado ao aumento de gordura no fígado em indivíduos de meia idade

Um novo estudo, publicado no Journal of Nutrition (Revista de Nutrição), descobriu que o consumo adicional diário de uma bebida alcoólica está associado ao aumento de gordura no fígado. O estudo também analisou bebidas de substituição não alcoólicas e com teor de calorias equivalente.

Esta análise transversal apoiou-se em questionários de frequência alimentar validados para avaliar a ingestão de bebidas de aproximadamente 2.000 indivíduos adultos de meia idade. O leite foi associado a menor gordura no fígado, ao passo que as bebidas adoçadas com açúcar foram associadas à presença de gordura no fígado de forma equivalente às bebidas alcoólicas. Este resultado sugere que o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas ou com muito açúcar pode contribuir para uma acumulação de gordura no fígado.

Muita gordura no fígado (chamada de esteatose hepática) pode resultar num estado inflamatório crónico que, se não tratado, pode causar danos permanentes.

Jovens comem menos durante as refeições quando estão distraídos

Talvez você não fique surpreso em saber que um estudo publicado recentemente confirmou que os jovens comem menos durante as refeições quando estão distraídos.

O estudo transversal controlado randomizado, realizado com 119 jovens adultos (média de idade: 20,2 anos), envolveu participantes que comeram uma quiche como refeição enquanto foram submetidos a um processamento rápido de informação visual durante 15 minutos (uma forma de distração visual). Após uma semana, os participantes concluíram o estudo em condição oposta, ou seja, sem distrações.

Depois de um intervalo de descanso de 30 minutos, foi oferecido um lanche aos participantes e 5 minutos para comê-lo, ad libitum. Os participantes responderam a um questionário que avaliou a saciedade, a fome e a satisfação em relação às refeições com recurso a escalas visuais analógicas.

Quando estavam distraídos, os participantes comeram menos 13g de alimentos em comparação à situação sem distrações. Quando estavam distraídos, também tiveram dificuldades para se lembrar do que haviam comido e a quantidade que ingeriram.

Este estudo confirma o facto de que as distrações, especialmente dispositivos como a TV ou telefones, diminuem a quantidade de alimentos ingeridos durante as refeições. Para obter uma abordagem mais consciente durante as refeições, concentre-se em saborear os alimentos, comendo com calma e mastigando bem, e tente deixar os dispositivos desligados.


Se ainda não conhece, não se esqueça de visitar a seção Nutrição do nosso blog e reveja as edições anteriores das Notícias de Nutrição.

Informamos que não partilhamos qualquer visão em particular sobre qualquer uma destas notícias. O nosso objetivo é apenas de informar os temas que os profissionais da área têm debatido, as notícias mais recentes e disponibilizar tudo isto aos nossos profissionais à distância de um clique.

Diga-nos que outras fontes utiliza para análises baseadas em dados concretos das últimas novidades sobre nutrição e outros tópicos recentemente abordados.

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading