TOP
Nutrição materna: ganho de peso, adicional energético e outras adaptações

Nutrição materna: ganho de peso, adicional energético e outras adaptações

Os hábitos alimentares de uma mulher durante a sua gestação afetam diretamente a saúde do bebê. Por esse motivo, é muito importante adotar um estilo de vida equilibrado o mais precocemente possível.

Nutrium já está adaptado à realização de consultas de nutrição materna e por isso, além de ser possível registrar informações pertinentes sobre a gravidez, incluímos também novas medições, novos cálculos automáticos e gráficos de avaliação.


Campos de informação materna

Na aba Informações do fluxo da consulta do Nutrium, o profissional já pode registrar informações sobre a gestação, como a data da última menstruação (DUM) e se é uma gestação única ou gemelar.

Além disso, de acordo com a DUM o software indica automaticamente qual o tempo atual da gestação.

alt

Medições antropométricas adaptadas

Agora na aba Medidas já pode incluir novas medições, como os níveis de IgG e IgM importantes para o diagnóstico da toxoplasmose, sendo também possível fazer o registro do peso pré-gestacional e do peso atual na listagem de medições.

alt

Gráficos de evolução do ganho de peso

evolução recomendada do ganho de peso durante as 40 semanas, segundo diretrizes do IOM, pode ser comparada com o progresso do peso da gestante, sob a forma de um gráfico, ficando fácil a análise dos grandes desvios.

Também facilitamos o cálculo e a classificação do IMC durante a gestação, segundo a curva de Atalah.

Recomendações de energia, macro e micronutrientes

O cálculo por omissão da Taxa Metabólica Basal (TMB) neste grupo populacional usará as equações preditivas da FAO/OMS, 2004, à qual somará o adicional energético, recomendado pelas mesmas organizações, para estimar as necessidades energéticas diárias.

Pode também optar por usar as necessidades energéticas diárias e respectivo adicional energético, segundo o Food and Nutrition Board (IOM, 2005).

Tanto as recomendações de macro como de micronutrientes também estão ajustados às necessidades das gestantes, segundo organizações internacionais.


Se você usa procedimentos diferentes na sua consulta com gestantes, nos informe sobre as suas sugestões para que continuemos a melhorar progressivamente com novas funcionalidades.

Ainda não testou o NutriumRegistre-se aqui para experimentar esta nova funcionalidade e outras mais!
Aproveite 14 dias grátis para testar, sem qualquer compromisso.

alt

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading