TOP
Você ainda se comunica com os seus pacientes pelo WhatsApp?

Você ainda se comunica com os seus pacientes pelo WhatsApp?

Para resolver um dos maiores problemas dos consultórios e clínicas de nutrição, e do sistema de saúde de modo geral, os profissionais começaram a procurar alternativas e soluções que resolvessem o problema do acompanhamento dos pacientes entre consultas.

Com o uso cada vez maior dos aplicativos de mensagens como o WhatsApp, plataforma utilizada mundialmente por bilhões de pessoas, por que não aproveitá-los para manter o contato e acompanhar de perto os seus pacientes?

E é exatamente isso que muitos nutricionistas tem feito. Misturar contatos pessoais e mensagens com assuntos profissionais no celular é hoje a realidade de muitos profissionais. O que nem sempre significa a melhor solução.

Por que você precisa de uma ferramenta para conversar com pacientes

Em primeiro lugar, os profissionais precisam avaliar seu método de trabalho e garantir que os dados de seus pacientes estejam seguros, especialmente agora com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia. Essa é uma prioridade!

Com os aplicativos de mensagens, os contatos pessoais são armazenados no mesmo local que os pessoais, tornando informações confidenciais vulneráveis.

Um aplicativo voltado para profissionais manterem contato com os seus pacientes, vai oferecer não apenas uma maior segurança de informações confidenciais, mas também vai manter separadas todas as mensagens do trabalho e pessoais.

Como funciona um aplicativo profissional?

Após a consulta, um login de acesso é disponibilizado ao paciente, através de um e-mail e uma senha.

Assim, não há necessidade de compartilhar informações pessoais com seus pacientes, como o seu número de telefone pessoal; você gerencia quem acessa a conta do paciente e o acompanhamento é feito dentro do seu horário de trabalho.

Se um paciente deixar de frequentar o seu consultório de nutrição ou perder o celular, por exemplo, é muito fácil bloquear o acesso ao aplicativo. Já com o WhatsApp e outras plataformas, não é possível nem controlar nem bloquear o acesso de pacientes caso seja necessário.

Como agregar valor ao contato com o paciente

Com um aplicativo especializado em atendimento nutricional, o foco principal é, sem dúvida, acompanhar o progresso dos pacientes através do contato contínuo por mensagens. Além disso, outros benefícios e funcionalidades podem ser oferecidos aos pacientes que utilizam o app.

Disponibilizar aos pacientes um aplicativo que permita receber notificações no horário das refeições e de beber água, além de fazer o acompanhamento da evolução do seu peso, aumentará muito o seu comprometimento com a dieta.

Fazer o acompanhamento da atividade física e poder acessar facilmente as recomendações do nutricionista permite que os pacientes sejam mais responsáveis.

Outro grande problema para muitos profissionais, é a falta de uma maneira fácil para o paciente confirmar ou reagendar consultas. Com um aplicativo, o paciente pode confirmar ou cancelar uma consulta rapidamente e o nutricionista é notificado assim que qualquer alteração é feita.

Vale a pena mudar?

O principal problema com o Whatsapp é que, para a grande maioria das pessoas, ele não é utilizado apenas profissionalmente. Existe uma razão pela qual existem e-mails pessoais e profissionais e números de telefone para cada função.

Para qualquer profissional, é importante ter limites de onde o trabalho termina e o tempo de descanso começa, especialmente quando você tem um consultório de nutrição particular e assume sozinho diversas funções.

Para os pacientes, é importante ter um espaço onde as suas informações pessoais são armazenadas com segurança e que somente um profissional autorizado terá acesso.

Então respondendo a pergunta, sim, mudar para uma plataforma que te permitirá oferecer um melhor atendimento aos pacientes aumentará a confiança deles em você e melhorará seus resultados e eficiência.

Essa melhoria refletirá também no fluxo de trabalho do nutricionista, permitindo uma maior otimização do seu tempopacientes mais engajados e motivados e um dispositivo que não só melhorará a comunicação, mas foi desenvolvido especialmente para o aconselhamento nutricional.


Se você quiser saber mais do aplicativo que pode oferecer aos seus pacientes o melhor acompanhamento, conheça o Nutrium.

Um software para profissionais de nutrição que oferece as mais modernas ferramentas para aconselhamento nutricional.

Inscreva-se aqui e aproveite nosso teste gratuito de 14 dias.

alt

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading