TOP
5 consejos para construir tu marca personal como dietista-nutricionista

5 dicas para você construir sua marca pessoal como nutricionista

Estamos expostos às mais variadas marcas todos os dias, seja na forma de comerciais de TV, anúncios em revistas e sites, ou outdoors. Estas, na maioria das vezes, são marcas de empresas.

No entanto, sabia que investir no seu personal branding é tão importante quanto as empresas investirem nas suas marcas?

Personal branding significa comercializar e monetizar sua personalidade e carreira. E apesar de parecer ser algo que acontece naturalmente, na verdade é necessário muito planejamento e dedicação. Se você é nutricionista, listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a construir sua marca pessoal.

Encontre o seu nicho

Sendo um profissional de nutrição construindo sua marca pessoal, a primeira coisa a fazer é definir o seu nicho de mercado. Existem vários tipos de especialidades em nutrição, como clínica, esportiva, infantil, geriátrica, coletiva, entre outros.

Fazer marketing para um nicho é sempre mais fácil do que para um mercado mais amplo. Como um nutricionista que quer estabelecer a sua marca pessoal, você pode descobrir o seu nicho fazendo as seguintes perguntas:

  • Quais são os dados demográficos com os quais você está interessado em trabalhar? Você é um especialista para um determinado sexo, idade, setor comercial, habilidades físicas, deficiências ou necessidades alimentares?
  • Você quer aconselhar pessoas com certos valores e interesses? Por exemplo, atletas, estudantes, famílias, pessoas trabalhando em período integral?
  • Onde estão os seus clientes? Você está mantendo o seu negócio local ou global?

Se mantenha engajado nas redes sociais

Uma presença ativa nas mídias sociais é uma parte muito importante da construção da sua marca. É essencial estar conectado, dando aos seus clientes em potencial uma oportunidade fácil de buscar a sua orientação e estar atento às oportunidades profissionais para desenvolver a sua marca.

Como nutricionista, há muitos benefícios em se envolver nessas mídias, expressando seus valores, serviços e realizações como profissional. Através das redes sociais, seus pacientes atuais e potenciais não apenas continuarão se sentindo conectados com você, mas também irão aprender mais sobre você, sua metodologia e seus serviços.

As mídias sociais são uma das maneiras mais fáceis de promover essa conexão e relacionamento. Tenha uma boa presença em alguma ou algumas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn ou Youtube.

Aqui no blog, você também pode conferir como melhorar seu relacionamento com os seus pacientes e como melhorar a presença online do seu consultório.

Conecte-se com outros especialistas em nutrição

Uma parte significativa do personal branding não reside em quem você é, mas de quem você se cerca. Isso se aplica à sua presença online, bem como a uma presença local.

Além de entrar em contato com seus colegas no LinkedIn, uma ótima maneira de se conectar a outros profissionais de nutrição é participar de eventos de uma associação, sindicato ou do conselho, por exemplo, o Conselho Federal dos Nutricionistas, a ASBRAN ou o seu conselho regional de nutricionistas.

Em seguida, entre em contato com especialistas do seu nicho ou área de especialização, principalmente se forem da sua região. Isso te dará uma ideia de sua posição no mercado, além de ser uma boa maneira de obter conselhos de outros profissionais qualificados da sua especialidade.

Como apenas entrar em contato não é suficiente, você deve fazer um esforço para se manter conectado a eles através de congressos, palestras ou eventos locais.

Invista na continuação dos seus estudos em nutrição

Para ser um verdadeiro especialista e promover sua marca pessoal como nutricionista, é essencial que você esteja disposto a adquirir e aperfeiçoar suas habilidades de maneira contínua. Aqui estão algumas opções que você pode adotar:

  • Mantenha-se atualizado com as pesquisas mais recentes e compartilhe os seus achados em suas redes sociais ou no seu blog;
  • Participe de conferências e congressos de nutrição - escolha alguns que sejam de sua preferência;
  • Leia livros e assista webinars sobre os temas de nutrição que sejam do seu interesse e dos seus pacientes;
  • Obtenha novos conhecimentos não relacionados à sua profissão, como comunicação, marketing e habilidades de falar em público;
  • Participe de uma organização ou faça um curso para adquirir ou aperfeiçoar as habilidades que você deseja;
  • Inscreva-se em revistas científicas, boletins informativos e construa relacionamentos com os pesquisadores reconhecidos no seu campo.

Esteja aberto ao crescimento

Se você tem um consultório que está moderadamente bem, descubra o que você pode fazer para crescer ainda mais.

Se você já tem uma boa reputação em uma região, considere expandir para outra - talvez outra cidade, ou crescer para outro nicho.

Quando se trata da indústria de nutrição, há muitos especialistas autopromovidos com pouca experiência educacional em nutrição e saúde.

Muitas desinformações parecem estar à espreita na internet, deixando uma lacuna onde as pessoas não conseguem acessar as informações corretas e necessárias, apesar de quererem. Construindo sua marca pessoal, você, nutricionista, pode encobrir essa lacuna de informação.


E você, já começou a investir na sua marca pessoal?

Nutrium é um software de nutrição que não só irá te ajudar a manter o foco em seu trabalho e nos objetivos de seus pacientes, como também ajudará seu consultório a crescer.

Não deixe de aproveitar o nosso período de teste gratuito de 14 dias para explorar todas as vantagens para você e seus pacientes.

alt

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading