TOP

7 dicas para melhorar os resultados da sua página no Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook é sem dúvida uma das redes sociais mais difundidas e poderosas que existe. Por isso, ter uma página do seu consultório ou clínica de nutrição no Facebook é praticamente obrigatório hoje em dia.

Mas para que ela seja efetiva e traga bons resultados, é preciso saber gerenciá-la. E não precisa ter uma equipe para administrar as suas redes sociais, você mesmo pode se dedicar a publicitar a sua página no Facebook.

Confira algumas dicas importantes para utilizar essa ferramenta e atrair ainda mais pacientes para o seu consultório.

Compartilhe informação

Não adianta nada ser encontrado por seus pacientes se você não divulgar referências básicas sobre você. E além do seu site, a sua página do Facebook é outro espaço em que potenciais pacientes vão buscar informações sobre você e seu consultório de nutrição.

Então aproveite a seção "Sobre" do Facebook e coloque o máximo de informação possível: e-mail, endereço e telefone da sua clínica, bem como seu site e outras redes sociais que você tiver (mas tudo com perfil profissional, ok?).

Disponibilize também um resumo da sua trajetória profissional (faculdade, cursos, mestrado), sua área de especialidade, os serviços que você oferece e outras informações que sejam relevantes para quem está visitando sua página em busca de um nutricionista.

Também não deixe de compartilhar seus diferenciais como uma metodologia de trabalho, um software que você usa ou um serviço especial que você oferece.

Vá mais longe e além dos seus diferenciais e da sua página procure também compartilhar conteúdo que é relevante para o seu público e que vai impulsionar as suas publicações no Facebook.

Gostando do tipo de conteúdo que você compartilha, eles vão acabar curtindo, comentando e compartilhando os seus posts e, assim, você vai conseguir chegar a ainda mais pessoas.

Use o Insights a seu favor

Existem dois tipos principais de pessoas que gerenciam sua página no Facebook: aqueles que postam com base em suposições sobre o que aumenta o engajamento e outros que analisam as informações do Facebook para determinar o que realmente impulsiona o engajamento.

Para ver o que realmente está funcionando na sua página é essencial analisar o Facebook Insights, também conhecido como Informações. Ele ajudará você a dar aos seus seguidores exatamente o que eles querem.

Por exemplo, se você perceber que as postagens com imagens têm melhor engajamento e alcance do que as que contêm apenas texto, tente novas imagens ou imagens com frases e avalie o que acontece.

Você ainda pode ver o melhor horário para programar seus posts, avaliar que temáticas tem o melhor engajamento e ver informações detalhadas da sua audiência no Facebook. Analisar o Insights basicamente vai te ajudar a permanecer no caminho certo!

Teste e monitore os resultados

Variar no conteúdo dos posts não só deixa a página mais atrativa e dinâmica, como também te ajuda a avaliar o que funciona para sua audiência e o que dá os melhores resultados.

Você pode diversificar entre recomendações, guias, dicas de nutrição e posts informativos, e ver o que tem mais engajamento, o que levou mais visitantes ao seu site ou a entrar em contato com você.

Você pode testar diferentes imagens, vídeos e gifs, e ver o que apresenta os melhores resultados. A ideia é focar nos conteúdos e formatos que mais cativam os seus seguidores.

O Facebook disponibiliza dados sobre o alcance e interação de suas postagens para você gerenciar a sua página com mais estratégia e menos suposição.

Seja consistente nas postagens

Consolidar sua presença no Facebook é fundamental para sua relevância. Isso não significa que você precise bombardear seus seguidores com milhares de posts todos os dias. Não existe um padrão para a quantidade de posts que devem ser feitos.

Para quem está começando, 2 a 3 posts por semana já são suficientes. Com o passar do tempo, as postagens podem se tornar algo diário, mas você deve ter cuidado e não postar várias vezes ao dia para que seus posts não sejam considerados como spam.

Lembre-se que o Facebook é bem rápido em sinalizar conteúdo como spam, o que significa que, se você postar continuamente, suas postagens podem ser consideradas spam.

Atente também para a relevância que os temas que você posta tem para os seus seguidores, você não quer atrair uma audiência que não seja o seu público alvo.

Cite outros perfis

Quando seu post cita alguma marca ou especialista não se esqueça de marcar a fanpage deles! Assim, a página será notificada e poderá compartilhar seus pots e você terá uma divulgação a mais do seu consultório de nutrição.

Por isso, sempre que você mencionar o trabalho ou conteúdo de alguém, identifique ou faça as devidas referências. Além de criar um bom relacionamento com outros profissionais de nutrição, você poderá dar início a conexões profissionais e parcerias ou também ter sua página identificada em outros canais.

Compartilhe links da maneira certa

Existem duas maneiras principais de compartilhar hiperlinks no Facebook. Primeiro, você pode enviar uma foto diretamente para o Facebook e adicionar um link na legenda. Segundo, você pode incluir um link para sua postagem e permitir que ela seja preenchida com uma foto e uma descrição do artigo.

No caso da primeira opção, o link não tem muita informação ou contexto - apenas o que você oferece. No entanto, com a segunda opção, informações adicionais sobre o artigo são exibidas: o título, um pequeno resumo do artigo e o URL do site, além de outras informações que você compartilhar na atualização.

Quando combinadas, todas essas pequenas informações dão ao leitor uma ideia melhor se vale a pena ou não clicar no artigo.

Adicione um CTA

Os Call to Action (CTA), ou em tradução literal “chamada para ação”, são extremamente importantes se você deseja que seus visitantes parem e tomem alguma ação na sua página.

Faça um esforço para sempre tentar incluir um CTA, mas evite torná-lo muito agressivo. Há várias ações que podem ser realizadas, tais como preencher um formulário, pedir um orçamento, fazer um cadastro para receber uma newsletter sobre nutrição ou acessar um link de um post no blog.

Independentemente do tipo de conteúdo que elaborar, pense na "chamada para ação" como o objetivo principal que você gostaria que o seu visitante fizesse quando visse o seu conteúdo.

Conclusão

Cada vez mais empresas conseguem se auto promover e alcançar novos clientes através dessa plataforma.

Enumeramos 7 das principais táticas que muitas dessas empresas têm colocado em prática e às quais recomendamos que você já comece a utilizar.

Apesar do Facebook ser uma excelente ferramenta para auto promover o seu consultório de nutrição os resultados não ocorrerão da noite para o dia, portanto, seja paciente e consistente com seus esforços de gerenciamento da sua página.


No final, não se esqueça de compartilhar conosco os resultados que obteve com as nossas dicas!

alt

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading