TOP
Alimentação e saúde mental: como podem beneficiar no local de trabalho

Alimentação e saúde mental: como podem beneficiar no local de trabalho

A ciência indica que existe uma forte ligação entre a nossa alimentação e saúde mental. Eis como a sua empresa pode implementar este conceito de forma a beneficiar ainda mais o local de trabalho.

A saúde mental continua a ser um tópico muito estudado, e por boa razão, uma vez que 60% das pessoas afirmam ter vivenciado sintomas de um problema de saúde mental no último ano. Esta é uma estatística preocupante, pois sintomas de declínio de saúde mental incluem depressão, falta de interesse em atividades ou ligações sociais, irritabilidade, e aumento da raiva.

Como empregador, é importante que crie um ambiente de trabalho que promova o bem-estar físico e mental de todos. Mas preocupar-se com a saúde mental dos seus funcionários vai além de oferecer dias de folga adicionais; a ciência mostra que a nutrição tem um papel importante no humor.

Aqui está o que precisa de saber sobre a alimentação e o humor, e como pode implementar este conceito de saúde mental e nutrição no local de trabalho.

A ciência por detrás da alimentação e do humor

A alimentação está intimamente ligada à forma como as pessoas se sentem, física e mentalmente. Uma alimentação saudável já está há muito tempo associada a um risco reduzido de desenvolver obesidade, problemas cardíacos, diabetes tipo 2, e certos tipos de cancro, e os estudos continuam a demonstrar uma forte ligação entre nutrição e saúde mental.

Como empregador, é importante perceber como a nutrição pode afetar o humor dos seus funcionários, o ambiente de trabalho, e a satisfação geral. Para além disso, uma boa motivação pode surgir da ausência de stress no local de trabalho, o que pode levar a melhores relações e a menos comportamentos negativos.

Dica: Saiba mais sobre como a saúde afeta a produtividade.

Como é que a nutrição afeta a saúde mental?

Estudos mostram que uma alimentação nutritiva tem um papel integral no cuidado da obesidade e de transtornos de humor relacionados com o stress.

O stress pode aumentar a possibilidade de comer em demasia, o que pode contribuir para a obesidade e/ou síndrome metabólico (aumento da pressão arterial, dos níveis de glicose e colesterol no sangue, e excesso de gordura corporal). Isto também pode causar alterações nos neurotransmissores do intestino e do cérebro, que têm efeitos no humor e, consequentemente, nos comportamentos alimentares.

Alimentação e saúde mental: os melhores alimentos para o humor

O que comemos tem um grande impacto a nossa saúde mental. A seguir estão alguns alimentos, apoiados pela ciência, que podem ajudar a melhorar o humor dos seus colaboradores.

  • Peixes com alto teor de gordura. Peixes com alto teor de gordura como o salmão contêm gorduras polinsaturadas ômega-3, que parecem ter efeitos positivos na melhoria dos sintomas da depressão.

  • Chocolate preto. O chocolate preto com 85% de cacau é rico em antioxidantes, polifenóis e isoflavonas, e estudos referem que essas substâncias podem diminuir os sintomas da depressão, reduzir os níveis de cortisol (a principal hormona envolvida no stress) e alterar a diversidade na microbiota intestinal, o que pode afetar positivamente o humor.

  • Alimentos fermentados. Alimentos fermentados, como o kimchi, o iogurte, o kefir, e a kombucha, são ótimas fontes de probioticos. Estes podem melhorar a saúde intestinal, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

  • Aveia. A aveia é uma fonte de fibra que ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue, o que pode ter um impacto positivo no humor e nos níveis de energia.

  • Nozes. Estudos referem que as pessoas que comeram nozes tiveram níveis de depressão mais baixos comparativamente com aquelas que não comeram. Isto pode estar relacionado com o facto das nozes serem ricas em ácidos gordos ômega-3, que está associado à redução dos sintomas de depressão e ansiedade.

  • Água. Estudos fazem uma associação inversa entre o consumo de água e sintomas de ansiedade e depressão

  • Suplementos. A suplementação pode ser benéfica por várias razões, mas para certos nutrientes - como o folato, a vitamina D, e o magnésio - foi encontrada uma ligação com benefícios na função cerebral e na melhoria da depressão e humor.

Como abordar a alimentação e a saúde mental no local de trabalho

Embora não possa exigir que os seus colaboradores sigam orientações nutricionais rígidas, pode oferecer ferramentas que facilitem o acesso a padrões alimentares saudáveis. Aqui estão algumas maneiras de falar sobre a ligação entre a alimentação e a saúde mental no ambiente de trabalho.

  • Sensibilizar. Muitos dos seus funcionários podem não compreender a ligação entre nutrição e saúde mental. Pode aumentar a consciencialização neste tópico oferecendo alguns webinars ou adicionando dicas de nutrição à sua newsletter interna.

  • Tornar conveniente a alimentação saudável. Pode incentivar os seus colaboradores a fazerem escolhas alimentares mais nutritivas e saudáveis, tornando-as mais convenientes. Isto pode incluir a troca de máquinas de venda automática, o fornecimento de um frigorífico na sala de descanso/convivio, ou a disponibilização de descontos/incentivos num catering de refeições saudáveis.

  • Promover trocas alimentares. Experimente oferecer opções mais saudáveis durante as reuniões, trocando lanches pouco saudáveis por frutas frescas. Também pode escolher outras opções que incluem: uma variedade de saladas, sanduíches, e vegetais.

Como pode o Nutrium Care ajudar a minha equipa?

Ao oferecer aos seus colaboradores o acesso às ferramentas que eles precisam para cuidar da saúde mental, poderá melhorar os resultados da sua empresa, aumentar a produtividade, e otimizar o local e ambiente de trabalho.

O Nutrium Care pode ajudar a sua equipa, melhorando a saúde mental e física dos seus colaboradores. Abordamos muitas dimensões do bem-estar dos funcionários, incluindo questões relacionadas com distúrbios do sono, gestão do peso, doenças crónicas, maus hábitos alimentares e muito mais. Também está comprovado que estes fatores têm um impacto negativo na saúde mental e nos níveis de stress, e é por isso que o Nutrium Care é uma boa opção para debater estas questões.

Eis como o programa funciona:

  • Consultas online com nutricionistas especializados. Cada funcionário pode escolher um nutricionista especializado e ter sua primeira consulta de nutrição online. O nutricionista cria um plano alimentar personalizado e trabalha com os colaboradores para ajudá-los a atingir os seus objetivos de saúde e bem-estar.

  • Acesso direto a um nutricionista. Após a primeira consulta, os colaboradores podem comunicar diretamente com o nutricionista, a qualquer momento, através da aplicação móvel Nutrium. Eles também têm o seu plano alimentar sempre à mão e recebem notificações importantes que os lembram de comer ou beber água. Os nossos nutricionistas também podem trabalhar a alimentação consciente com seus funcionários, uma vez que esta abordagem está relacionada com a melhoria na relação com a comida.

  • Materiais didáticos. Todo o processo é acompanhado de informações relevantes para uma vida mais saudável, através de newsletters informativas, webinars e workshops personalizados, criados especialmente para cada empresa. Também oferecemos formações de bem estar no local de trabalho.

Entre em contato connosco se tiver interesse em adicionar o Nutrium Care à sua estratégia de negócio!

Resumo

A ciência continua a mostrar que a alimentação e a saúde mental estão intimamente ligadas. Como empregador, é importante criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar físico e mental de seus funcionários. Pode promover o conhecimento sobre a alimentação, incentivar trocas de alimentos, fazer a alimentação saudável ser mais conveniente, e aproveitar o Nutrium Care.

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading