TOP
Como ter motivação para alcançar os seus objetivos

Como ter motivação para alcançar os seus objetivos

Ter objetivos é fácil, mas manter o foco e atingi-los é, frequentemente, bastante mais difícil. Se precisa de motivação para começar a mudar os seus hábitos, este é o artigo indicado para si. 

Descubra os erros a evitar e dicas sobre como manter o foco nos seus objetivos e alcançá-los.

Onde começar a ganhar motivação?

O primeiro passo para estabelecer os seus objetivos e ter motivação é formular objetivos SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas, e com prazos definidos). 

  • Specific (Específico): precisa de ser exato; se é demasiado vago, corre o risco de se perder na sua jornada
  • Measurable (Mensurável): permite-lhe quantificar o seu progresso à medida que avança
  • Achievable (Atingível): é bom ter ambição, mas assegure que o seu objetivo é alcançável
  • Realistic (Realista): é o seu ambiente e as suas capacidades físicas e intelectuais em sintonia com o seu objetivo
  • Time-bound (Temporal): planeie uma data de fim para se manter a motivação

Eis alguns exemplos para o ilustrar: 

Maus Objetivos

Objetivos SMART

Fazer desporto para ganhar músculo

Ir ao ginásio duas vezes por semana até aumentar a minha massa muscular em 5%

Beber mais água

Beber dois litros de água, pelo menos três vezes por semana, durante um mês

Tentar comer menos carne

Fazer uma refeição vegetariana por semana até se tornar um hábito

 

Recordemos que "qualquer meta sem um plano é apenas um desejo," por isso, assim que tenha formulado o seu objetivo, é altura de fazer um plano. Recomendamos que o escreva para garantir que não o esquece. O primeiro passo para o criar é dividir o seu plano em etapas mais pequenas que possa listar num cronograma ou num programa de rastreio. Se pretender, também pode colocar prazos em cada etapa

Como manter a motivação? 

Agora que o seu objetivo já está definido, e o seu plano traçado, chegou o momento de começar! Mas, está a perguntar-se como conseguirá manter a motivação a longo prazo? Não se preocupe, temos algumas dicas para si

1. Ter recompensas

A primeira dica é ter recompensas. Pode ser uma grande recompensa quando atingir o seu objetivo ou, melhor ainda, podem ser recompensas mais pequenas para cada etapa que complete. Escolha recompensas que sejam significativas para a sua motivação, como comprar roupas ou o livro nos quais já andava de olho, ou presentear-se a uma refeição num restaurante agradável,... qualquer coisa que seja importante para si

 

2. Partilhe os objetivos com outras pessoas

Outra dica é encontrar pessoas que partilhem o mesmo objetivo, seja família, amigos, ou pessoas que conheça online. Desta forma, podem apoiar-se e motivar-se mutuamente. 

Também pode dirigir-se a locais onde a probabilidade de conhecer pessoas com o mesmo objetivo é maior. Por exemplo, se quer começar a fazer exercício, inscreva-se em aulas de grupo num ginásio. Se o seu objetivo é perder peso, poderá encontrar pessoas com o mesmo objetivo em ginásios ou em aulas de cozinha saudável,... Mantenha o contacto com as pessoas que for conhecendo e avancem em direção ao vosso objetivo. 

Por outro lado, não se esqueça que progredir num grupo é uma coisa boa, mas não deve ser uma fonte de sofrimento para si. Evite desvalorizar-se, fazendo comparações com os outros: cada pessoa evolui ao próprio seu ritmo, e não há qualquer problema

 

3. Acredite

O último passo é acreditar nas suas capacidades e recordar-se sempre por que começou. Por isso é que, antes de começar a sua aventura, precisa de ter a certeza de que os objetivos que definiu são algo que pretende manter a longo prazo. 

Agora tem todas as ferramentas necessárias para começar a atingir os seus objetivos finais. É o momento de acreditar! Mantenha a motivação e comece agora! 

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading