Num período em que os profissionais de nutrição estão com todas as suas consultas presenciais paradas, urge encontrar soluções para que mantenham o acompanhamento dos seus clientes e possam atender novos, ainda que à distância.

Neste sentido, a equipa do Nutrium uniu esforços para oferecer aos seus nutricionistas uma solução integrada no software que permita a realização de consultas online.

Assim, a partir de agora, é possível dar consultas à distância a partir do Nutrium. Esta nova funcionalidade inclui uma integração com o Google Calendar e permite que utilize serviços como o Google Hangouts, o Zoom ou o Skype, em associação com o Nutrium. Está disponível para a versão Planos alimentares e Acompanhamento.

Como utilizar a videoconferência no Nutrium?

Com esta nova funcionalidade, pode utilizar de forma mais simples e facilitada um serviço de videoconferência juntamente com o Nutrium.

Registe a anamnese e as medições, defina objetivos com o seu cliente, crie o plano alimentar e as recomendações e dê-lhe acesso à aplicação móvel sem perder o contacto visual. Caso necessário, pode também partilhar o seu ecrã com o cliente, para que lhe possa mostrar algum conteúdo que ache relevante.

Apresentamos abaixo os passos a seguir para dar consultas online a partir do Nutrium, desde o agendamento da consulta à sua realização.

1. Marcação da consulta por videoconferência

Quando agenda uma consulta no Nutrium, tem agora a possibilidade de definir se se trata de uma consulta presencial ou por videoconferência.

Para consultas à distância, deve escolher a opção Google Hangouts ou Outro serviço, e selecionar a opção de sincronização com o Google Calendar, para que o seu cliente seja notificado por e-mail com o link para aceder à conferência.

Videoconferência usando o Google Hangouts

Se escolher a opção Google Hangouts, a opção Sincronizar consulta com o Google Calendar fica automaticamente selecionada. Note que é necessário ter uma conta do Google para poder usar este serviço.

Após ativada a integração com o Google Calendar (mais informações abaixo), o link da videoconferência é automaticamente gerado e incluído na marcação da consulta.

Videoconferência usando outro serviço

Caso opte por outro serviço de videoconferência, deve selecionar a opção Sincronizar consulta com o Google Calendar, pois esta não será selecionada por defeito. Existem vários serviços que pode usar para a realização de consultas à distância, como por exemplo:

  • Zoom: com o Zoom, pode usufruir gratuitamente do serviço de videoconferência, até 40 minutos por sessão.

  • Skype: provavelmente mais conhecido, o Skype também pode ser utilizado para a videoconferência.

Em ambos os casos, depois de agendar a videoconferência, deve copiar e colar o link da videoconferência na janela de agendamento de consulta do Nutrium, para que este seja enviado ao seu cliente.

Caso já tenha consultas agendadas que quer passar de presenciais a online, basta editar a consulta e fazer essa alteração.

2. Notificação e envio de instruções ao cliente

Depois de agendada a consulta, é crucial que o seu cliente seja notificado da mesma e tenha acesso ao link para se juntar à sessão de videoconferência.

Para que tal aconteça, tem duas opções: que o cliente receba o link através da aplicação ou que seja ativada a sincronização com o Google Calendar para que o seu cliente receba um e-mail.

Em ambos os casos, ao guardar a marcação de consulta, pode Sincronizar consulta com o Google Calendar e será convidado a ativar a integração com o Google Calendar.

Deve prosseguir com a integração para que:

  • O cliente receba o link da consulta por e-mail. O e-mail de notificação é enviado diretamente pelo serviço do Google Calendar.
  • O cliente possa adicionar o evento ao seu Google Calendar, caso utilize;
  • O link para a videoconferência do Google Hangouts seja gerado e associado à marcação da consulta, no caso de ter escolhido esta opção;
  • As consultas por videoconferência ou presenciais agendadas no Nutrium apareçam no seu Google Calendar.

A integração com o Google Calendar apenas permite a sincronização de consultas do Nutrium para o calendário do Google e não o inverso. Apenas as consultas, e não os eventos, podem ser refletidos no seu Google Calendar.

As consultas agendadas aparecerão no seu Google Calendar como apresentado na imagem abaixo:

Qualquer alteração da consulta após a sua marcação (alteração do horário, cancelamento) será também refletida no Google Calendar. Uma consulta cancelada continuará a aparecer, mas com essa indicação.

Esta integração com o Google Calendar permite também que a sua secretária marque consultas de tipo Hangouts na sua agenda do Nutrium e que sincronize consultas com o seu Google Calendar.

Pode a qualquer momento remover esta integração a partir deste link.

Como referido acima, é através desta integração que os seus clientes são notificados por e-mail das consultas de nutrição por videoconferência. O e-mail que lhes é enviado inclui um link, a partir do qual têm acesso à sessão.

Notificação através da aplicação

No entanto, se preferir que o seu cliente receba o link da consulta através da aplicação, certifique-se de que ele já tenha feito o download da app e que o seu acesso esteja ativado.

Assim, sempre que for agendada uma consulta por videoconferência o seu cliente receberá automaticamente uma notificação no telemóvel 5 minutos antes da mesma ser iniciada.

alt

Ao abrir a aplicação, o seu cliente terá acesso ao link da consulta por videoconferência logo no painel inicial. É só clicar em Abrir videoconferência para aceder à consulta.

Esta funcionalidade está disponível para iOS e Android.

3. Realização da consulta online

Chegada a data e hora da sessão, pode aceder à mesma a partir do Painel Inicial do Nutrium, clicando no ícone da câmara antes de iniciar consulta ou na opção Abrir videoconferência junto à foto do cliente, já dentro do fluxo de consulta e depois de a ter iniciado.

Uma nova janela de videoconferência é aberta junto da janela principal e pode, assim, preencher todas as informações do software mantendo contacto com o seu cliente.

Caso esteja a utilizar o Nutrium em modo "full screen", a videoconferência será aberta num novo separador. Caso esteja em modo janela, a videoconferência será aberta numa nova janela com dimensões específicas, para que possa ajustar a janela do Nutrium e visualizar ambas.

Esta funcionalidade está disponível para a versão Planos Alimentares e a versão Acompanhamento. Esperamos que lhe seja útil, principalmente durante este surto de COVID-19. Pode assim manter o acompanhamento dos seus clientes atuais, que precisam de si mais do que nunca!

Tem sugestões de como podemos melhorar esta funcionalidade? Diga-nos tudo! Envie-nos e-mail para info@nutrium.io.

Se ainda não experimentou o Nutrium, saiba que pode testar gratuitamente todas as suas funcionalidades durante 14 dias. Registe-se e inicie já hoje o seu período de teste.