TOP
Estratégias para manter os seus clientes motivados

Estratégias para manter os seus clientes motivados

Este artigo foi publicado em colaboração com a nutricionista Julie Saraiva Pais. Formada pela Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, trabalha essencialmente na área clínica e desportiva.

Já estamos em fevereiro e muitos são os clientes que chegam à consulta com as resoluções de Ano Novo ainda por pôr em prática. Perda de peso, ser mais saudável, beber mais água, fazer mais exercício físico, reduzir o consumo de sal, comer mais hortícolas e fruta… as resoluções são várias e normalmente ambiciosas, mas como é que poderemos ajudar o nosso cliente na realização das mesmas?

Apresentamos aqui 6 estratégias que você deve consideradar durante as suas consultas.

Perceber a motivação para a mudança

Avaliar se o cliente tem consciência da necessidade de mudança e perceber a sua motivação, dependendo destes fatores, intervir em conformidade. Utiliza escalas numéricas para avaliar a motivação para o processoDefina pequenas metas para atingir o objetivo com o seu cliente, principalmente se a motivação não for muito alta.

Esta estratégia vai ajudar a que mais facilmente seja atingido o objetivo e possa recarregar novas expetativas de resolução para as metas seguintes. Se o objetivo for muito longínquo de alcançar, o cliente vai acabar por desmotivar e desistir.

Ter um lugar onde ele possa consultar estes objetivos de forma rápida e conferir quais já foram cumpridos é o primeiro passo para o sucesso. No Nutrium, você pode registrar os objetivos de curto prazo e o paciente pode informar se já os cumpriu ou conferir essas informações na próxima consulta.

Disponível em nutrium.io

Adaptar a intervenção nutricional à rotina do cliente

Muitas podem ser as estratégias nutricionais adotadas, no entanto, estas só farão sentido se forem de encontro à realidade do cliente. Ter em conta o horário de trabalho, se trabalha por turnos ou tem horário fixo, se tem pausas no horário laboral para comer, se no local de trabalho tem onde refrigerar/aquecer os alimentos… tudo isto vai fazer diferença no sucesso da nossa intervenção.

A perda de peso é possível com uma vida social ativa

Distribuir de forma diferencial as necessidades energéticas ao longo da semana, permite alguma liberdade para encaixar um jantar com amigos ou um almoço em família, sem o sentimento de culpa de que um consumo acima do planeado comprometerá os resultados.

Mostrar ao cliente que o processo de perda de peso não tem que ser confinado a uma dieta restritiva e desconectado de vida social, pelo contrário, procurar ter o apoio dos amigos e familiares para o processo. Esta liberdade deve ter peso e medida para que não seja rotineira, onde o cliente deverá ter sempre consciência que as abordagens apresentadas foram tomadas em prol do benefício para o mesmo.

Sendo certo que dias com exigências diferentes requerem necessidades energéticas diferentes fica mais fácil para o profissional quando pode rapidamente fazer esta distinção ao criar o plano alimentar, e por isso no Nutrium é possível fazer um planeamento diferencial para os dias da semana, e assim criar planos alimentares sempre ajustados ao cliente.

Disponível em nutrium.io

Conhecer os gostos do nosso cliente

relação que qualquer ser humano desenvolve com a alimentação é muito inata e pessoal. Como profissionais de nutrição nunca poderemos dissociar esta relação da nossa intervenção, isto é, ser flexível e dar importância aos alimentos preferidos e preteridos do cliente para que estes possam ser incluídos ou excluídos do plano alimentar e assim, permitir uma maior adesão ao cumprimento do plano.

Restrição calórica não tem que significar monotonia

É certo que para perder peso tem que existir restrição calórica, no entanto, disponibilizar opções alimentares para ir variando ao longo da semana vai permitir uma maior adesão ao plano e menor noção de restrição alimentar.

Vai permitir ao cliente ter margem de decisão dependendo da situação (se está em casa, no trabalho ou numa pastelaria com amigos).

Partilhar literacia alimentar e nutricional

Desmistificar ideias erronias, explicar os nossos conselhos com fundamentação científica, ensinar estratégias para a adoção de uma alimentação saudável, como a leitura de rótulos, a organização de figrorífico e da dispensa, técnicas e métodos de culinária adequados... São ferramentas a partilhar em consulta para dotar o cliente da capacidade de escolher adequada e consciente.

Para além de poder criar o plano alimentar diferencial por semana, pode também enviar todas estas dicas para aplicar ao dia-a-dia também através da aplicação móvel ou por PDF ao cliente, de forma rápida e organizada.

 

Disponível em nutrium.io

 


Ao adaptar as suas estratégias a cada cliente, você consegue oferecer um serviço mais personalizado e fazer com que tenham melhores resultados.

O objetivo é alcançar um peso saudável integrado num estilo de vida saudável, onde o conhecimento, a liberdade e a partilha deverão ser considerados para atingir o sucesso. Equilíbrio é a palavra chave para que as resoluções de ano novo sejam um sucesso este ano!

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading