TOP
Guia de utilização do Nutrium

Guia de utilização do Nutrium

Nutrium é um software que lhe permite agilizar as suas consultas e oferecer um melhor acompanhamento aos seus clientes, nomeadamente através de uma aplicação móvel gratuita.

Neste guia, vamos falar de todas as funcionalidades do Nutrium, desde o registo de um cliente até à publicação do seu site Nutrium, que vão ajudá-lo a desenvolver a sua atividade e atrair mais clientes.

Consulte o índice abaixo e consulte a secção na qual tem dúvidas ou leia este guia na íntegra, para conhecer o Nutrium de princípio a fim.


 

 

 

 


I. Como registar um cliente

O primeiro passo é o registo de um cliente. Isto pode ser feito de duas formas diferentes. A primeira opção é usar o botão de acesso rápido, e a segunda é aceder à opção Clientes do menu lateral esquerdo e adicionar um cliente.

Aqui, apenas tem de registar o nome, sexo, data de nascimento, país e e-mail do cliente, que será necessário para o acesso à aplicação móvel. Caso o cliente não tenha endereço de e-mail, o Nutrium gerará um e-mail aleatório.

Uma vez o cliente registado, pode agendar uma consulta para ele. Isto é muito importante para que mantenha a informação organizada.

Voltar ao topo

II. Como agendar uma consulta

Agendar uma consulta também é muito fácil e pode ser feito de duas formas: o botão de acesso rápido ou a secção Agenda.

Em ambos os casos, terá acesso ao calendário, poderá escolher o dia e a hora da consulta e seleccionar a sua duração. Verifique que toda a informação está correta e clique no botão de agendamento da consulta.

Voltar ao topo

III. Como iniciar uma consulta

Para consultar o seu horário atual ou tudo o que tem planeado para o dia em questão, volte ao Painel inicial, pois é a melhor forma de gerir as suas tarefas.

Depois de saber estes passos iniciais, está pronto a aprender como fazer uma consulta com o Nutrium.

No software, as consultas estão divididas em 8 etapas. Pode percorrer livremente estes passos de consulta.

Voltar ao topo  

1. O fluxo de consulta

A consulta de nutrição está dividida em 8 etapas ou separadores:

alt

1.1. Informações

alt

Aqui pode registar todas as informações acerca do cliente e da consulta. Nenhuma informação é de preenchimento obrigatório.

O campo Observações é livre e nele pode registar informações sobre o cliente e/ou sobre a consulta. Pode adicionar o número de observações que desejar, sendo que cada uma terá uma data associada.

alt

No canto inferior direito tem a possibilidade de adicionar Ficheiros (resultados de análises clínicas ou outros), sem número limite.

alt

Acima do campo Ficheirospode definir Objetivos para o seu cliente, que os poderá consultar a partir da aplicação móvel.

alt

Em cima à direita, pode registar os hábitos alimentares do seu cliente, na seção Diário alimentar. Tem a possibilidade de escolher as refeições e adicionar os alimentos. O registo deste diário alimentar é importante, pois aparecerá mais tarde no separador Refeições, aquando da criação do plano alimentar.

alt

Voltar ao topo

1.2. Acompanhamento

alt

Este separador deve ser utilizado a partir da segunda consulta. Quando o cliente tem acesso à aplicação móvel e regista o diário alimentar, o seu consumo de água ou a sua atividade física, é aqui que pode verificar se está ou não a cumprir as suas recomendações.

A partir da segunda consulta os dias do calendário aparecem assim a verde, laranja, vermelho ou cinza.

alt

  • Verde: o cliente respeitou todas as refeições;
  • Laranja: o cliente fez algumas alterações (1) ao plano alimentar;
  • Vermelho: o cliente fez várias alterações (1) ao plano alimentar;
  • Cinza: o cliente não registou informações.

(1) As alterações podem ser:

  • adição de um ou mais alimentos à refeição;
  • exclusão de um ou mais alimentos da refeição;
  • alteração das quantidades de um ou mais alimentos da refeição;
  • adição de uma ou mais refeições;
  • exclusão de uma ou mais refeições.

barra azul em cada dia corresponde ao objetivo em termos de consumo de água. Se a barra está integralmente em azul escuro, significa que o cliente consumiu a quantidade de água recomendada.

alt

Se o cliente registar uma atividade física (ou esta for sincronizada a partir do Google Fit, para os clientes que utilizam Android), um ícone verde aparece à direita da barra azul.

alt

Todas as atividades aparecem detalhadas na coluna da direita.

alt

À direita, logo abaixo das Atividades, o profissional pode consultar todas as mensagens trocadas com o cliente em questão.

alt

Voltar ao topo  

1.3. Medições

Neste separador, pode registar todas as medições do cliente.

alt

Utilize o botão Registar várias medidas em simultâneo para registar todas as medidas ao mesmo tempo.

alt

Ao clicar no botão Configurar os tipos de medições no final da página, pode selecionar as medições que quer ver e ocultar outras que não costuma ou não quer usar.

alt

Recomendamos que registe pelo menos o peso e a altura do seu cliente por forma a calcular as suas necessidades energéticas no passo seguinte.

Se quiser utilizar as nossas equações preditivas de composição corporal, pode optar por registar as pregas cutâneas necessárias ou fazer a integração com a InBody para ter estes resultados registados de forma automática.

No caso da percentagem de massa gorda, caso queira usar uma das equações preditivas disponíveis, basta que registe as pregas cutâneas necessárias. O Nutrium calculará a percentagem de massa gorda utilizando a equação preditiva que tiver escolhido como mais adaptada ao seu cliente.

alt

A soma das 5 pregas e das 8 pregas é usada para avaliar o progresso em termos de composição corporal. Ao registar as medidas das pregas cutâneas respectivas, o software calcula esta soma de forma automática.

alt

Ao clicar sobre cada uma das medições na coluna da esquerda, pode ver à direita todos os valores dessa mesma medição e a sua evolução sob a forma de um gráfico.

Para ver o relatório de evolução de todas as medições, basta clicar sobre o ícone da impressora à direita do botão Registar várias medições em simultâneo.

alt

alt

Também aqui pode definir objetivos para o seu cliente.

alt

Voltar ao topo

1.4. Planeamento

alt

Com base nas informações preenchidas no separador Medições, o software apresenta os valores de peso, de percentagem de massa gorda e de IMC.

O objetivo, que aparece na coluna do meio, aparece por defeito tal como as recomendações. Tem a possibilidade de alterar todos estes objetivos e de os definir com o cliente.

O software apresenta também a taxa metabólica basal e as necessidades energéticas diárias. Tem a possibilidade de escolher a fórmula que quer usar para o cálculo destes valores. Aqui, tal como referido anteriormente, pode alterar o objetivo.

alt

Uma vez os objetivos definidos, pode determinar a distribuição de macronutrientes. Basta mover as barras para definir a percentagem de cada um deles. À direita das barras pode ver a quantidade total e a quantidade em gramas/kg de peso corporal.

alt

Todos estes cálculos dizem respeito ao Planeamento omissão. Pode modificar o nome deste planeamento e definir outros, até 7 versões diferentes.

alt

Se tem, por exemplo, clientes desportistas, pode criar um planeamento para os dias de treino e outro diferente para os dias de repouso.

Voltar ao topo  

1.5. Refeições

alt

Neste separador pode criar um plano alimentar para o seu cliente.

alt

Algumas refeições aparecem por defeito. Pode modificar o nome e a hora de cada uma delas. Tem também a possibilidade de eliminar refeições (clicando nos três pontos que aparecem acima da refeição, à direita) ou adicionar outras, clicando no botão verde Adicionar nova refeição que aparece no final da página.

alt

alt

Para adicionar um novo alimento, basta clicar no campo Adicionar novo alimento e escrever o nome do alimento desejado. A tabela de composição de alimentos portuguesa é a tabela disponível por defeito, mas é possível selecionar outras tabelas de alimentos a partir da página de Configurações e preferências (mais informações na secção Configurações e preferências deste guia).

Ao passar o rato por cima de cada alimento, pode:

alt

  • Alterar a quantidade;
  • Alterar o nome (caso queira simplificar o nome do alimento);
  • Consultar a informação nutricional (por porção selecionada);
  • Eliminar o alimento.

Se quiser procurar um alimento com um alto ou baixo teor de algum nutriente, pode utilizar o filtro que aparece ao lado do campo de pesquisa de alimentos. Os alimentos aparecem listados por ordem crescente ou decrescente de um determinado nutriente.

alt

O último diário alimentar registado no separador Informações aparece à direita. Assim, é mais fácil criar um plano alimentar equilibrado, mais adaptado aos hábitos alimentares e gostos do seu cliente.

alt

À medida que adiciona alimentos ao plano alimentar, a análise nutricional é feita automaticamente. Pode assim comparar os teores de nutrientes do plano alimentar com o que tinha planeado (no que diz respeito aos macronutrientes) e com as recomendações (no caso dos micronutrientes), particularmente as DDR.

alt

alt

Com o Nutrium, tem a possibilidade de registar os seus próprios alimentos, suplementos, fitoterápicos ou receitas e ainda de criar grupos de alimentos ou listas de equivalentes (explicação na seção Equivalentes deste documento).

Pode depois adicionar estes alimentos, receitas, listas de equivalentes ou grupos de alimentos ao plano alimentar. Para isso, basta selecionar a opção correspondente na seta à direita do campo de pesquisa do alimento.

alt

É igualmente possível importar refeições, para que crie o plano alimentar mais rapidamente. Se quiser, por exemplo, recomendar um lanche da tarde semelhante ao lanche da manhã, basta importar o lanche da manhã. Esta funcionalidade permite-lhe copiar refeições sem ter que registar todos os alimentos novamente.

Caso não pretenda que a refeição seja exatamente igual, pode fazer as alterações necessárias. Para importar uma refeição, basta clicar sobre a seta que está ao lado da hora da refeição.

alt

Existem outras funcionalidades, às quais pode ter acesso a partir dos botões na área superior à direita, ao lado do nome dos dias do plano alimentar.

alt

É possível criar até 7 versões diferentes de planos alimentares. Cada uma destas versões pode ser associada a um dos planeamentos definidos no separador Planeamento.

alt

alt

Para poupar tempo, pode importar um plano alimentar modelo ou um plano alimentar que criou para um outro cliente. Pode criar quantos planos alimentares modelo quiser (explicação na secção Modelos deste documento).

alt

Também pode agendar a importação de novos planos alimentares. Esta funcionalidade é útil caso queira propor aos seus clientes planos alimentares para todo o mês.

Para planear a importação de um plano alimentar, basta clicar sobre o ícone de importação, como mencionado acima, e escolher o plano a importar. Depois, clique na seta do botão verde e depois sobre Agendar importação.

alt

Basta escolher a data da importação e confirmar.

alt

alt

Uma mensagem vai aparecer acima do plano alimentar (ou das diferentes versões de plano alimentar) para o relembrar da data na qual o plano será substituído. Pode planear várias importações para o mesmo cliente.

alt

Após ter criado um plano alimentar para o cliente, pode guardá-lo como ficheiro do cliente (e tê-lo disponível no separador Informaçõesou então guardá-lo como plano alimentar modelo, para poder depois importá-lo para outros clientes.

alt

Ao clicar no ícone da impressora, pode exportar o plano alimentar no formato PDF e imprimi-lo.

alt

Voltar ao topo

1.6. Recomendações

alt

Neste separador pode adicionar recomendações de atividade física, alimentos a evitar, ingestão de água e outras recomendações suplementares.

  • Atividade física: nesta secção pode dar recomendações de atividade física a adicionar ao plano alimentar do seu cliente. O Nutrium tem uma vasta base de dados de exercícios e calculará, através dos METs, a energia gasta pelo cliente. Deve definir também a duração e a frequência da actividade.

O Nutrium fornece informações sobre a média de calorias gastas por dia nessa atividade. Se recomendar uma atividade por exemplo 3 vezes por semana, o Nutrium fará a repartição do gasto pelos 7 dias da semana.

alt

  • Alimentos a evitar: este campo é livre e é possível adicionar os alimentos que quiser. Pode criar modelos de alimentos a evitar e importá-los ou criar uma lista de alimentos a evitar para um cliente e gravá-lo como modelo.

alt

  • Ingestão de água entre as refeições: aqui pode definir um objetivo de consumo de água para o seu cliente.

alt

  • Outras recomendações: aqui pode definir recomendações adicionais para o seu cliente. O campo é de preenchimento livre e tal como no caso das recomendações de alimentos a evitar, pode criar modelos de recomendações e importá-los ou criar recomendações e guardá-las como modelo.

alt

Voltar ao topo

1.7. Análise

alt

Este separador tem uma das melhores funcionalidades do Nutrium, pois permite-lhe consultar a informação nutricional do plano alimentar do seu cliente. Pode comparar o que tinha planeado inicialmente com o plano que efectivamente criou na secção inicial.

Pode também consultar a distribuição de cada macronutriente por refeição, a distribuição de água e se as necessidades de micronutrientes estão a ser respeitadas.

Estão disponíveis 3 fontes de recomendações, sendo que estão todas adaptadas à idade e sexo dos pacientes.

Se quiser fazer ajustes ao plano alimentar, pode consultar e filtrar os alimentos que estão a contribuir mais ou menos para cada nutriente.

alt

Pode analisar cada um dos planos alimentares criados, o que significa que se tiver um plano alimentar diferente para cada um dos dias da semana poderá ver a distribuição de macronutrientes para cada um deles.

Pode imprimir esta análise ou exportá-la como PDF, que pode depois enviar ao cliente ou guardar como ficheiro.

Voltar ao topo

1.8. Entregáveis

alt

Este é o último separador do fluxo de consulta. Nesta página, pode dar ao seu cliente o acesso à aplicação móvel, enviar o plano alimentar e ainda marcar uma nova consulta.

Na secção Recomende a nossa aplicação, pode enviar as instruções de acesso à aplicação ao seu cliente. Como profissional que utiliza o Nutrium, tem também a possibilidade de testar a aplicação como se fosse um cliente. Para isso, basta iniciar a consulta exemplo ou consultar os dados do cliente exemplo.

alt

Depois, clique na seta circular verde para gerar uma palavra-passe. Pode depois conectar-se à aplicação móvel com o e-mail do cliente exemplo e a palavra-passe gerada automaticamente.

A partir do separador Entregáveis, tem a possibilidade de exportar o plano alimentar no formato PDF (e de o imprimir), de enviar uma mensagem pré-definida ao cliente com o plano alimentar em anexo e ainda de enviar qualquer outra mensagem ao cliente.

alt

Depois de ter acesso à aplicação, o cliente pode ver a qualquer momento o seu plano alimentar e todas as alterações que lhe forem feitas.

Tem também a possibilidade de adicionar notas de consulta. Todas as notas de consulta têm uma data associada.

alt

A partir desta página, também pode ativar ou desativar uma ou mais funcionalidades para o seu cliente.

alt

  • Acesso à aplicação: pode decidir e definir se o seu cliente tem ou não acesso à aplicação.

  • Funcionalidade de mensagens: aqui pode definir se o cliente pode enviar-lhe mensagens a partir da aplicação.

  • Confirmação de consultas: ao marcar uma consulta, pode decidir se a consulta está automaticamente confirmada ou não. Se escolher a opção não confirmada, o cliente é notificado na aplicação e tem a possibilidade de confirmar se vai ou não à consulta.

  • Registo de peso: pode oferecer aos seus clientes a possibilidade de registar o peso na aplicação. Tem acesso ao valor que o cliente regista, que vai aparecer com uma pequena estrela, para que possa facilmente distingui-lo das outras medições feitas em consulta.

  • Diário alimentar: tendo por base um plano alimentar definido para o cliente, a partir da aplicação móvel ele pode registar informações respeitantes ao cumprimento ou não das suas recomendações.

No final da página, a partir do calendário, pode marcar a próxima consulta para o cliente.

alt

Após ter terminado todo o fluxo de consulta, pode clicar no botão verde Terminar a consulta, que fica no final da página, ou clicar na bandeira que está à direita dos 8 separadores do fluxo de consulta.

alt

alt

Voltar ao topo

2. O menu lateral esquerdo

alt

2.1. Painel inicial

No Painel inicial pode ver uma lista das suas consultas do dia e das suas próximas consultas. Pode facilmente visualizar quais as consultas que estão confirmadas e por confirmar.

A partir desta secção pode também gerir as suas consultas - consultar as informações sobre o seu cliente, alterar a data da consulta ou cancelá-la.

Se trabalha em diferentes locais de consulta, pode filtrar a informação por estes locais. Pode ver as suas últimas consultas, as conversas com os clientes e consultar o que estão a registar através da aplicação móvel.

Se clicar neste ícone, será direcionado para as conversas no separador Acompanhamento.

Voltar ao topo

2.2. Agenda

Na agenda do software, pode consultar quais são as suas próximas consultas e os aniversários dos seus clientesPode configurar os seus horários de trabalho, marcar consultas para os seus clientes e ainda bloquear horários para eventos específicos (formações ou outros).

alt

Voltar ao topo

2.3. Clientes

A partir da secção Clientes pode aceder às informações dos seus clientes.

Depois de registar um cliente, ao clicar sobre ele, tem a possibilidade de adicionar etiquetas, podendo organizar os seus clientes de acordo com diferentes características. O nome da etiqueta é livre, pelo que pode escrever o que quiser.

alt

Depois, no canto superior direito desta secção, pode filtrar os clientes pelas etiquetas associadas.

alt

Também pode filtrar os clientes por local de consulta ou pelo seu estado ativo ou não ativo. Um cliente ativo é um cliente a quem uma informação ligada à consulta foi modificada no curso do mês (envio de uma mensagem, registo de uma nova medição, alteração do plano alimentar...).

No lado direito desta página, pode consultar várias estatísticas relativas aos seus clientes.

Voltar ao topo

2.4. Mensagens

A partir da secção Mensagens pode enviar ou consultar as mensagens dos seus clientes e organizá-las. As últimas mensagens abertas aparecem no centro desta página. Tem também a possibilidade de receber um e-mail diário com as 5 últimas mensagens abertas.

Para enviar uma mensagem, basta clicar no botão verde Enviar mensagem que se situa no canto superior à direita.

alt

Deve selecionar a categoria da mensagem (consulta, plano alimentar, pergunta, acompanhamento), escolher um assunto e um destinatário. Pode enviar a mesma mensagem a vários clientes. Pode filtrá-los por etiqueta ou por local de consulta.

alt

À direita desta página tem também a possibilidade de filtrar as mensagens e consultar as estatísticas.

Voltar ao topo

2.5. Acompanhamento

A partir da secção Acompanhamento, pode ter uma visão de todas as atividades dos seus clientes. Pode, por exemplo, consultar uma estatística que indica o número de clientes que seguem as suas recomendações, que tem dificuldades ou que não registam informações.

As opções Mensagens e Acompanhamento do menu lateral esquerdo estão assinaladas com uma estrela, pois estão apenas disponíveis no Plano Acompanhamento do software (explicação na secção Gestão da subscrição deste documento).

alt

Voltar ao topo

2.6. Alimentos

Se existem alimentos que tem o hábito de recomendar aos seus clientes, mas que não estão disponíveis nas tabelas de composição de alimentos, pode adicioná-los nesta secção.

Para criar um novo alimento, basta clicar no botão Criar alimento ou sobre o + no canto superior à direita.

alt

Ao registar um novo alimento, a informação nutricional completa não é obrigatória. Registe as informações de que dispõe, sendo que quanto mais informações registar, mais precisa será a análise nutricional dos planos alimentares nos quais esses alimentos serão incluídos.

Se quer simplesmente completar a informação nutricional de um alimento já existente numa das tabelas de composição de alimentos ou criar um alimento semelhante, pode duplicar um alimento existente numa dessas tabelas e fazer as alterações necessárias.

Para fazer isso, basta procurar o alimento que quer duplicar e clicar sobre ele. Depois, basta clicar em Duplicar para editar no canto inferior à esquerda.

alt

Se um dos seus clientes toma um suplemento alimentar ou se quer recomendar algum suplemento ou fitoterápico e ter isso em conta na análise nutricional do plano alimentar, pode também adicioná-los a partir desta secção, clicando em Criar suplemento ou fitoterápico.

alt

Voltar ao topo

2.7. Receitas

Nesta página, pode criar receitas para entregar ao cliente ou incluí-las nos planos alimentares.

Para isso, primeiro deve registar as informações básicas da receita (nome, descrição, tempo total, tempo de preparação, peso final, porções). Pode adicionar uma fotografia da receita e uma ou mais categorias.

alt

Depois de ter preenchido as informações básicas sobre a receita, deve escolher os ingredientes. O princípio é o mesmo que para a criação de planos alimentares. Procure os ingredientes nas bases de dados disponíveis e defina a quantidade. À medida que adicionar alimentos, a análise nutricional aparece automaticamente.

alt

Depois de ter inserido todos os ingredientes, deve adicionar as etapas do modo de preparação.

Tem também a possibilidade de definir medidas caseiras. A definição de medidas caseiras pode ser útil dependendo da receita. Se por exemplo criar uma receita de granola, pode definir como medida caseira 1 colher de sopa.

Tem assim uma forma fácil de quantificar o alimento (a receita) quando a adicionar ao plano alimentar.

alt

Na seção Análise pode consultar a informação nutricional da receita.

A rotulagem nutricional aparece por 100 gramas, o que lhe permite comparar duas receitas similares, e por porção. Nesta secção pode consultar a informação nutricional completa, em termos de macro e micronutrientes.

alt

Voltar ao topo

2.8. Equivalentes

Para facilitar a criação de planos alimentares, no Nutrium tem a possibilidade de criar listas de equivalentes ou grupos de alimentos.

As duas funcionalidades permitem agrupar alimentos num grupo/lista, o que faz com que possa adicionar apenas um item ao plano alimentar em vez de adicionar individualmente todos os alimentos que compõem o grupo/lista.

Lista de equivalentes

Se quiser recomendar ao seu cliente diferentes alimentos de uma mesma categoria (lacticínios, produtos cerealíferos, frutos,…) pode criar uma lista de equivalentes. A lista de equivalentes contém diferentes quantidades de diferentes alimentos que são equivalentes.

alt

Depois de ter criado a lista de equivalentes, pode consultar a informação nutricional por porção no final da página.

alt

Grupo de alimentos

Se quiser recomendar ao seu cliente várias opções de alimentos que têm mais ou menos a mesma composição nutricional por 100 gramas, crie um grupo de alimentos.

alt

Ao criar um grupo de alimentos, não tem a possibilidade de escolher a porção de cada alimento, pois são sempre adicionados por porção de 100 gramas.

Para os grupos de alimentos, tal como acontece com as receitas, tem a possibilidade de definir medidas caseiras. Abaixo das medidas caseiras pode consultar a análise nutricional por 100 gramas.

alt

As listas de equivalentes e os grupos de alimentos são guardados automaticamente.

Voltar ao topo

2.9. Modelos

Na secção Modelos tem a possibilidade de criar planos alimentares modelo, modelos de listas de alimentos a evitar e ainda modelos de recomendações.

A criação de planos alimentares modelo funciona exatamente como a criação de planos alimentares a partir do separador Refeições do fluxo de consulta. Pode criar tantos modelos quanto quiser.

O Nutrium disponibiliza 6 planos alimentares modelo, com diferentes aportes calóricos e sem restrições alimentares.

alt

Para a criação de listas de alimentos a evitar, os campos são de preenchimento livre e pode escrever os alimentos ou tipos de alimentos que desejar, sem ter de os procurar a partir das tabelas de composição de alimentos.

Você também pode criar recomendações para situações nutricionais específicas (hipercolesterolemia, diabetes, vegetarianismo ou outra).

Todos estes modelos podem ser importados no perfil de cada cliente e alterados.

Voltar ao topo

2.10. Atividades

Aqui pode verificar todas as atividades recentes, quer sejam as suas (marcação de consultas, criação de planos alimentares, criação de receitas...), as dos seus clientes (instalação da aplicação e registo de peso), ou as das secretárias.

Voltar ao topo  

3. As preferências do profissional

3.1. O seu perfil

Nesta secção pode atualizar todas as suas informações e modificar a sua palavra-passe, clicando na opção respectiva abaixo do seu nome.

Locais de consulta

Pode definir os seus locais de consulta aqui. Se tiver um logo ou uma marca, pode adicioná-lo aqui. Tem a possibilidade de incluir um logo diferente para cada local de consulta. Os planos alimentares e receitas associados a este local de consulta apresentarão o seu logo.

alt

Além de poder inserir o seu logo, pode também escolher uma cor para o layout dos documentos. Os planos alimentares e as receitas apresentarão a cor escolhida.

alt

Um local de consulta pode ser público ou privado. Um local de consulta público aparece no seu site Nutrium (mais informações na secção Página pessoal e blog deste documento) e permite que potenciais clientes saibam onde podem usufruir dos seus serviços.

alt

alt

Secretárias

Caso tenha uma secretária que o ajuda a gerir a sua agenda, saiba que lhe pode dar acesso ao Nutrium de forma gratuita.

Para isso, basta que registe o seu endereço de e-mail e o seu nome completo e que escolha o local de consulta ao qual está associada.

alt

Em seguida, envie-lhe as instruções de acesso para que ela possa definir uma palavra-passe e conectar-se ao software.

A secretária apenas pode aceder à agenda e à lista de clientes.

alt

A partir da secção Clientes, a secretária tem acesso às informações de contacto dos clientes mas não vê as informações relativas ao acompanhamento nutricional.

alt

Voltar ao topo

3.2. Página pessoal e blog

O Nutrium oferece-lhe a possibilidade de criar uma página pessoal, um site, com uma secção blog.

Para que o seu site possa ser publicado, deve preencher o campo Apresentação e Sobre mim e ter pelo menos um local de consulta público com morada.
Ao clicar em Gerir locais de consulta públicos à direita, tem a possibilidade de tornar público ou privado cada um dos seus locais de consulta.

alt

alt

Aproveite este site gratuito e adicione os links para as suas redes sociais.

alt

Pode incluir as suas receitas no seu site Nutrium. Para definir se uma receita é privada ou pública (e, por isso, disponível no seu site), basta clicar sobre a receita e selecionar o botão respectivo na secção de Informação básica da receita (Pública/Privada).

alt

No final da página pode ver a secção Blog, a partir da qual pode criar, alterar e procurar os seus artigos.

alt

Depois de ter registado todas as informações necessárias à publicação do seu site Nutrium, clique no botão verde à direita para Pré-visualizar.

alt

Clique aqui para ver o exemplo de uma página pessoal Nutrium.

Voltar ao topo

3.3. Gestão da subscrição

É a partir desta secção que pode subscrever o software e alterar a sua subscrição. Antes de subscrever, deve definir alguns parâmetros:

- Planos: pode escolher entre a versão Planos Alimentares e a versão Acompanhamento.

Com o plano Acompanhamento, o nosso plano mais completo, tem, juntamente com os seus clientes, acesso a todas as funcionalidades do software e da aplicação.

Com a opção Planos Alimentares, o nosso plano mais económico, tem acesso a todas as funcionalidades do software, mas os seus clientes não têm a possibilidade de enviar mensagens pela aplicação móvel, de confirmar as consultas, de registar o seu peso, nem de registar o diário alimentar na aplicação móvel.

- Período de subscrição: pode escolher um período de subscrição anual, semestral, trimestral ou mensal. O pagamento da sua subscrição é feito de uma só vez. Ao optar pelo plano trimestral, semestral ou anual, oferecemos-lhe um desconto de 5%, 10% e 20%, respectivamente.

- Limite de clientes ativos por mês: os nossos preços variam em função do número de clientes ativos que tem por mês. Assim, temos opções adaptadas para nutricionistas que estão no início da sua atividade.

Os clientes ativos correspondem a clientes aos quais uma informação foi atualizada no curso do mês, seja uma alteração do plano alimentar, o registo de uma nova medição ou o envio de uma mensagem.

Isto é, pode ter uma base de dados de 20 clientes e ativar apenas 10. A contagem do número de clientes ativos volta a zero a cada início de mês.

Se quiser aumentar o número de clientes ativos durante o seu período de subscrição, é possível fazê-lo. Basta para isso que faça essa atualização nesta página e que pague a diferença (correspondente ao mês em curso e aos meses restantes até ao final da subscrição).

alt

Se tiver um código promocional para adicionar, é só clicar nos três pontos no canto superior da secção Informações da subscrição.

alt

Para calcular o valor da subscrição, basta escolher o número de clientes que tem por mês (clientes ativos), o período de subscrição e se quer ou não o plano com todas as nossas funcionalidades. No final, pode rever a sua subscrição e atualizar as informações.

alt

Depois, para subscrever, clique no botão verde e insira as suas informações de pagamento (cartão de crédito ou Paypal). Caso não tenha um cartão de crédito, saiba que pode gerar um utilizando o MBWay.

alt

Na coluna da esquerda, pode consultar as informações sobre a sua subscrição e saber em que data termina. À direita, pode preencher as informações de faturação.

alt

Para receber o recibo relativo ao seu pagamento, faça o pedido à nossa equipa, diretamente a partir do chat do software.

Ao fazer o pagamento da sua subscrição com cartão de crédito, os pagamentos automáticos ficam ativos. Assim, não tem de se preocupar com a renovação da sua subscrição, já que será feita de forma automática. Se desejar, tem sempre a possibilidade de desativar estes pagamentos automáticos (link abaixo da coluna da esquerda, depois da data da próxima subscrição).

No final desta página pode consultar o histórico de pagamentos.

Pode rapidamente saber se a sua subscrição está ativa ou não a partir do ícone no topo da página.

alt

Voltar ao topo

3.4. Privacidade e notificações

Aqui pode gerir as suas configurações de privacidade e notificações e eliminar a sua conta.

- Privacidade: consulte a nossa Política de Privacidade e os nossos Termos e Condições a partir desta página.

- Notificações: pode definir quais são as notificações que quer receber:

Comunicações marketing

Pode decidir se quer receber as nossas comunicações, que incluem informação sobre novas funcionalidades, novos artigos do nosso blog ou ainda campanhas de desconto.

Notificações do browser

Tem a possibilidade de ativar ou desativar as notificações do Nutrium a partir do seu browser. Esta opção permite-lhe receber notificações quando os seus clientes lhe enviam mensagens. Se quiser desativar estas notificações, é só escolher a opção Não quero receber notificações.

Pode verificar se as notificações de mensagem estão ativas no ícone respetivo no topo da página.

alt

E-mails com as atividades diárias

Para um melhor acompanhamento dos seus clientes, o Nutrium envia-lhe diariamente um e-mail com as suas atividades do dia, nomeadamente as consultas, aniversários e conversas abertas. Assim, tem a possibilidade de ficar a par das novas mensagens que os seus clientes enviam mesmo sem aceder ao software.

Se quiser eliminar definitivamente a sua conta, basta clicar no botão no final desta página. Note que a eliminação da sua conta é definitiva e todos os dados serão eliminados.

Voltar ao topo

3.5. Configurações e preferências

Pode definir todas as suas preferências a partir desta secção.

Preferências do sistema: aqui pode alterar o idioma, o fuso horário e as unidades de medida.

Preferências de agenda: defina se quer ver os aniversários dos seus clientes no calendário. Ao ver os aniversários no calendário, torna-se mais fácil felicitá-los nesse dia.

Predefinições: as funcionalidades ligadas à aplicação móvel podem ser alteradas individualmente para cada cliente, mas também podem estar ativadas ou desativadas para todos. É aqui que pode definir quais são as funcionalidades que devem estar ativas (ou inativas) por defeito.

Note que algumas destas funcionalidades só estão disponíveis para a versão Acompanhamento e não na versão Planos alimentares (chat com o cliente, registo do peso na aplicação, confirmação das consultas e diário alimentar).

alt

Preferências de consulta: sempre que marca consulta para um cliente, o estado da consulta pode ser "confirmada" ou "não confirmada". Se a consulta aparecer como "não confirmada", o cliente tem a possibilidade de a confirmar ou cancelar pela aplicação.

As notificações de consulta permitem evitar que o cliente falte à consulta. Tem a possibilidade de definir quanto tempo antes (em dias e em horas) o cliente recebe estes lembretes e se prefere que ele receba 1, 2 ou 3 lembretes.

alt

Preferências de e-mail e de impressão: quando escolhe enviar o plano alimentar por e-mail ao cliente, este é enviado de forma automática. Nesta secção pode editar o modelo de e-mail que é enviado ao cliente, nomeadamente o conteúdo e o assunto do e-mail.

Em Secções do plano alimentar pode definir que informações quer que aparecem no documento final do plano alimentar:

  • Informações sobre o cliente (nome, endereço de e-mail, idade, peso, altura, IMC);
  • Plano alimentar (todas as refeições prescritas para um ou vários dias);
  • Recomendações (em termos de atividade física, alimentos a evitar, ingestão de água entre as refeições e outras);
  • Outras informações (data e hora de criação);
  • Receitas (informação detalhada sobre as receitas que foram adicionadas ao plano alimentar);
  • Assinatura.

Em Formato de impressão pode escolher entre um design simplista e um design com caixas e ainda entre um layout em lista ou em colunas (quando existem diferentes versões do plano alimentar).

Além do layout, pode também definir o tamanho do texto.

Tabelas de composição de alimentos: pode escolher quais são as tabelas de composição de alimentos que vão aparecer no separador Refeições quando procurar um alimento para adicionar ao plano alimentar. No Nutrium existem 16 tabelas de composição de alimentos disponíveis.

alt

Preferências de medições: escolha aqui todas as medições (dados antropométricos, analíticos e de composição corporal) que quer que apareçam no separador Medições.

Também pode decidir se quer que as medidas sejam inferidas ou não. Por exemplo, se não quiser que o software infira a massa magra a partir da massa gorda, basta escolher a opção Não inferir medições.

alt

Voltar ao topo

3.6. Convide e ganhe descontos (Programa de referências)

Se gosta do Nutrium, tem a possibilidade de ganhar meses para usar o software gratuitamente!

alt

Basta partilhar o link desta página com os seus colegas e amigos. Veja o que pode receber:

  • Quando 5 amigos se registam no software, recebe 1 mês grátis;
  • Cada vez que um amigo subscreve o software, recebem os dois 20% de desconto;
  • Quando 5 dos seus amigos subscrevem o software, pode utilizá-lo gratuitamente enquanto os seus 5 amigos também o utilizarem.

Basta inserir os e-mails dos seus amigos e enviar as instruções ou copiar o link e partilhá-lo nas suas redes sociais.

Também pode aceder rapidamente à página do Programa de referências a partir do ícone do presente no topo da página.

alt

Se após a leitura deste guia ainda tiver alguma dúvida, pode assistir aos vídeos tutoriais no nosso canal de Youtube ou consultar o nosso centro de ajuda, que contém artigos sobre as perguntas mais frequentes.

alt

A nossa equipa também está disponível para o ajudar através do chat do software.

alt

Voltar ao topo

Pode também aproveitar o chat para nos deixar as suas sugestões e o seu feedback em relação ao software. Teremos todo o gosto em saber a sua opinião.


Esperamos que este guia lhe seja útil e que possa, com ele, estar a par e usufruir facilmente de todas as funcionalidades do Nutrium.

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading