TOP
Nutrição infantil: Curvas de crescimento, recomendações e outras adaptações

Nutrição infantil: Curvas de crescimento, recomendações e outras adaptações

Com o aumento de casos de excesso de peso e obesidade em crianças, a intervenção nutricional adequada é um fator crucial para reverter esta realidade. Por este e outros motivos, é importante que o profissional de nutrição tenha todos os recursos necessários para intervir eficazmente.

Nutrium está agora adaptado à realização de uma avaliação nutricional e respetivo aconselhamento alimentar para crianças e adolescentes. Incluímos novos campos de informações da criança, alimentares, as curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde, entre outras adaptações.


Algumas destas adaptações surgem automaticamente a partir do momento que o registo do paciente refere que o mesmo tem uma idade inferior a 19 anos.

Novos campos de informações do paciente

Agora, na aba Informações, em pacientes até aos 5 anos, é possível registar dados referentes à história da gravidez e da criança e também novos dados da história alimentar, tais como:

  • Aumento de peso materno
  • Comportamentos maternos na gravidez
  • Idade gestacional ao nascer
  • Aleitamento materno
  • Diversificação alimentar
  • Leites e fórmula infantis

Ajustes nas medições antropométricas

Foi também incluído um botão para tornar fácil o registo do peso e comprimento ao nascer, juntamente com a inclusão do perímetro cefálico como nova medida antropométrica.

Curvas de crescimento da OMS no planeamento

Dada a importância das curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde para avaliar o peso, crescimento e desenvolvimento adequado de uma criança, agora na aba Planeamento é possível observar os gráficos referentes às mesmas, conforme a faixa etária e o sexo.

Ao registar dados referentes à idade, peso e altura, dependendo dos casos, poderá observar algumas das seguintes curvas de crescimento:

  • Peso para a estatura
  • Peso para a idade
  • Estatura para a idade
  • IMC para a idade

De forma a adaptar-se a todos os profissionais, é possível optar pelos Z-scores ou percentis, disponibilizados pela OMS, configuráveis na sua página de preferências.

Também na aba Planeamento integramos as recomendações nutricionais dos macronutrientres e fibra, de acordo com o Food and Nutrition Board. A mesma fonte foi usada para adequar as necessidades das doses diárias recomendadas de acordo com as faixas etárias, na aba Análise.

Equações preditivas

As equações preditivas do Nutrium estão sempre adaptadas para as respectivas condicionantes, entre as quais género e faixas etárias.

Para idades infantis (0-5), a equação disponível para o cálculo das necessidades energéticas será a do Food and Nutrition Board, Institute of Medicine 2005.

Para idades superiores terá também a equação de Harris and Benedict. A partir dos 18 anos todas as equações habituais serão mostradas.

Para o cálculo preditivo da percentagem de massa gorda está disponível a equação de Slaughter (et al), a partir dos 7 e até aos 18 anos de idade

Recomendações alimentares

Dado que em idades infantis as recomendações alimentares são mais usadas e indicadas em comparação com a prescrição de um plano alimentar estruturado, destacamos o campo "Recomendações" na mesma aba.

Na mesma aba, o campo de atividade física tornou-se editável para a faixa etária dos 0-5 anos , de modo a que o profissional possa aconselhar de uma forma mais personalizada a cada criança.


Registe-se no Nutrium para experimentar a nova funcionalidade! Usufrua de 14 dias de testes para o explorar.

Estamos sempre a melhorar o nosso software e a torná-lo cada vez mais completo para agilizar o trabalho dos nossos profissionais. Tem sugestões a dar? Temos todo o interesse em saber.

 

(This article is also available in english at blog.nutrium.io/pediatric-nutrition and spanish at blog.nutrium.io/es/nutricion-infantil)

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading