Nutrição materna: ganho de peso, adicional energético e outras adaptações
Os hábitos alimentares de uma mulher durante a sua gravidez afetam diretamente a saúde do bebé. Por esse motivo, é muito importante adotar um estilo de vida equilibrado o mais precocemente possível.
O Nutrium já está adaptado à realização de consultas de nutrição materna e por isso, além de ser possível registar informações pertinentes sobre a gravidez, incluímos também novas medições, novos cálculos automáticos e gráficos de avaliação.
Ainda não está a utilizar o Nutrium?
Junte-se a mais de 20.000 nutricionistas e experimente grátis o nosso software de nutrição.
Experimente agoraCampos de informação materna
Na aba Informações
do fluxo da consulta do Nutrium, o profissional já pode registar informações sobre a gravidez, como a data da última menstruação (DUM) e se é uma gestação única ou gemelar.
Além disso, de acordo com a DUM o software indica automaticamente qual o tempo atual da gestação.
Medições antropométricas adaptadas
Agora na secção Medidas
já pode incluir novas medições, como os níveis de IgG e IgM importantes para o diagnóstico da toxoplasmose, sendo também possível fazer o registro do peso pré-gravidez e do peso atual na listagem de medições.
Gráficos de evolução do ganho de peso
A evolução recomendada do ganho de peso durante as 40 semanas, segundo diretrizes do IOM, pode ser comparada com o progresso do peso da grávida, sob a forma de um gráfico, ficando fácil a análise dos grandes desvios.
Também facilitamos o cálculo e a classificação do IMC durante a gravidez, segundo a curva de Atalah.
Recomendações de energia, macro e micronutrientes
O cálculo por omissão da Taxa Metabólica Basal (TMB) neste grupo populacional usará as equações preditivas da FAO/OMS, 2004, à qual somará o adicional energético, recomendado pelas mesmas organizações, para estimar as necessidades energéticas diárias.
Pode também optar por usar as necessidades energéticas diárias e respectivo adicional energético, segundo o Food and Nutrition Board (IOM, 2005).
Tanto as recomendações de macro como de micronutrientes também estão ajustados às necessidades das grávidas, segundo organizações internacionais.
Ainda não está a utilizar o Nutrium?
Junte-se a mais de 20.000 nutricionistas e experimente grátis o nosso software de nutrição.
Experimente agoraSe usa procedimentos diferentes na sua consulta com grávidas, informe-nos sobre as suas sugestões para que continuemos a melhorar progressivamente com novas funcionalidades.
Ainda não testou o Nutrium? Registe-se aqui para experimentar esta nova funcionalidade e outras mais!
Aproveite 14 dias grátis para testar, sem qualquer compromisso.