TOP
Os melhores alimentos anti-inflamatórios para incluir no plano alimentar do seu cliente

Alimentos anti-inflamatórios para incluir no plano alimentar do seu cliente

Criar um plano alimentar com vários alimentos anti-inflamatórios pode ser uma boa forma de melhorar a saúde geral do seu cliente e reduzir o risco de doenças crónicas. Dos abacates à cúrcuma (ou açafrão-da-terra), aqui estão alguns dos melhores alimentos para reduzir a inflamação.

Na atualidade, parece que a palavra "inflamação" se tornou um chavão popular, e, goste-se ou não, está aqui para ficar. Há muito que os meios de comunicação social fazem rotinas suplementares e dietas da moda para combater a inflamação, mas isso levanta a questão: será realmente tão prejudicial para a saúde em geral?

A ciência diz que sim, uma vez que já foi demonstrado que a inflamação crónica tem efeitos prejudiciais em todo o corpo, e impacta negativamente os órgãos, tecidos e saúde intestinal/cerebral. Más escolhas de estilo de vida e de alimentação afetam a inflamação, razão pela qual estamos a explorar algumas formas de, como nutricionista, pode melhorar os marcadores inflamatórios do seu cliente através de recomendações dietéticas. Mas antes de vermos quais os melhores alimentos anti-inflamatórios para incluir no plano alimentar do seu cliente, vejamos primeiro o que é a inflamação e por que é prejudicial para a saúde.

O que é a inflamação?

A inflamação define-se como a resposta natural do corpo a lesões ou infeções, e desempenha um papel importante na cura da mesma. Existem dois tipos - aguda e crónica - mas nem toda a inflamação é prejudicial para si. A primeira acontece quando queima o dedo, esfola o joelho, ou apanha uma constipação; enquanto que a inflamação crónica acontece quando a resposta perdura e deixa o seu corpo em constante estado de stress. Isto pode ser perigoso para o corpo, e tem demonstrado conduzir a várias doenças crónicas, como doenças cardíacas, diabetes, e cancro.

Saiba mais sobre como a inflamção afeta a saúde intestinal.

Causas para a inflamação

Causas comuns para a inflamação crónica incluem: o tabagismo, o stress crónico, e o excesso de peso/obesidade. Para além disso, estudos comprovam que a falta de atividade física pode levar ao excesso de gordura visceral, saúde cardíaca reduzida, resistência à insulina, e aumento da fadiga, todas as quais afetam negativamente a inflamação.

Ter uma alimentação pobre também contribuir para aumentar os marcadores inflamatórios. Aqui estão alguns alimentos associados com a inflamação:

  • Hidratos de carbono refinados. Estudos mostram que os hidratos de carbono refinados podem incentivar o crescimento de bactérias inflamatórias intestinais, o que pode aumentar o risco de ganho de peso, resistência à insulina, e doença inflamatória intestinal. Alimentos como doces, pão branco, bolachas, bolos, e massas são alguns exemplos de hidratos de carbono refinados.

  • Açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose. Xarope de milho com alto teor de frutose é um açúcar adicionado comum, comprovado que aumenta os marcadores inflamatórios. Igualmente, o açúcar adicionado está ligado à inflamação e a outros problemas de saúde. Alimentos com alto teor de açúcar incluem doces, refrigerantes, donuts, bolos, certos cereais, chá doce, bebidas energéticas, e outros alimentos processados.

  • Gorduras trans. As gorduras trans são um fator que contribui para a inflamação e doença cardíaca, e encontram-se frequentemente em alimentos fritos e processados, tais como bolos, bolachas, biscoitos, e margarina. Alguns estudos sugerem ainda que certos óleos vegetais (como o óleo de soja) têm um teor excessivamente elevado de ácidos gordos ómega 6, o que pode promover a inflamação

  • Álcool. Embora uma bebida ocasional possa não ser motivo para preocupação, verificou-se que consumir grandes quantidades de álcool consistentemente aumenta a inflamação e coloca um excesso de tensão no fígado. Como tal, pode levar a doença inflamatória intestinal, problemas de imunidade, inchaço, e maior incidência de cancro.

Alimentos anti-inflamatórios para incluir no plano alimentar do seu cliente

Encorajar os seus clientes a comerem mais alimentos anti-inflamatórios irá contribuir em muito para melhorar a sua saúde, razão pela qual é importante criar um plano alimentar com vários nutrientes. Aqui estão alguns alimentos anti-inflamatórios chave a incorporar no plano do seu cliente.

Peixes gordos

Os ácidos gordos omega-3 demonstraram reduzir a inflamação e prevenir doenças. Algumas grandes fontes de omega-3 incluem peixes gordos como o salmão, sardinha, arenque, cavala e anchova.

Abacate

Este super-alimento contém carotenóides e tocoferóis, dois compostos que demonstraram diminuir a inflamação e reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde crónicos. Também estão cheios de vitaminas, minerais e nutrientes (tais como potássio, magnésio, fibras e gorduras saudáveis), todos eles proporcionando benefícios adicionais para a saúde. Pode incluir abacates no plano alimentar do seu cliente, adicionando-o a batidos, ovos e sobremesas.

Pimentos

Os pimentos estão cheios de vitamina C e antioxidantes, ambos com propriedades anti-inflamatórias, e demonstraram ser benéficos na redução de doenças crónicas. Os tipos de pimentos incluem pimentas e pimentão, que podem ser adicionados a uma variedade de entradas, refeições matinais, e lanches.

Bagas

Estas preciosidades coloridas contêm antioxidantes poderosos que demonstraram reduzir o risco de doença e de inflamação no corpo. A ciência continua a afirmá-lo, uma vez que se verificou que as pessoas que consomem regularmente este tipo de frutos têm marcadores inflamatórios mais baixos em comparação com as que não as comem. Quer se trate de morangos, mirtilos, amoras, ou framboesas, é possível incluir bagas de várias formas no plano alimentar de um cliente; basta adicioná-las a lanches, batidos, cereais, sobremesas, e muito mais.

Cúrcuma

Esta especiaria oferece uma panóplia de benefícios anti-envelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que demonstra ajudar a manter a saúde do cérebro, coração e pulmões, ao mesmo tempo que protege contra outras condições e doenças relacionadas com a idade. Para ajudar os seus clientes a incorporar a cúrcuma na sua alimentação, tente adicioná-la ao arroz, sopas, batidos, e chá.

Resumo

Consumir uma grande variedade de alimentos anti-inflamatórios proporciona inúmeros benefícios para a saúde e ajuda a evitar doenças crónicas. Como nutricionista, pode incluir alimentos anti-inflamatórios (tais como pimentos, bagas, e cúrcuma) no plano alimentar do seu cliente para impulsionar a saúde geral e melhorar os marcadores inflamatórios.

 


 

Estamos sempre a trabalhar para lhe oferecer o melhor conteúdo de nutrição, por isso acolhemos qualquer sugestão ou comentários que possa ter para nos dar! Escreva-nos para o info@nutrium.com.

Ainda não experimentou o Nutrium? Agora é o momento! Pode testar o software durante 14 dias grátis e experimentar todas as suas funcionalidades, desde consultas, a planos alimentares, análise nutricional, videoconferência, website e blog, apps móveis para o profissional e par ao cliente, e muito mais! Experimente agora gratuitamente!

References

Yates, T., Khunti, K., Wilmot, E. G., Brady, E., Webb, D., Srinivasan, B., Henson, J., Talbot, D., & Davies, M. J. (2012). Self-reported sitting time and markers of inflammation, insulin resistance, and adiposity. American journal of preventive medicine, 42(1), 1–7. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2011.09.022

Liu, Y. Z., Wang, Y. X., & Jiang, C. L. (2017). Inflammation: The Common Pathway of Stress-Related Diseases. Frontiers in human neuroscience, 11, 316. https://doi.org/10.3389/fnhum.2017.00316

Iwata, N. G., Pham, M., Rizzo, N. O., Cheng, A. M., Maloney, E., & Kim, F. (2011). Trans fatty acids induce vascular inflammation and reduce vascular nitric oxide production in endothelial cells. PloS one, 6(12), e29600. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0029600

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading