TOP
Personalize a análise nutricional dos planos alimentares

Personalize a análise nutricional dos planos alimentares

Trabalhamos diariamente no desenvolvimento de novas funcionalidades no sentido de melhorar o quotidiano dos nutricionistas que utilizam o nosso software de nutrição.

No Nutrium, é possível criar diferentes versões de planos alimentares e associá-las a diferentes planeamentos (valor energético total e distribuição de macronutrientes diferente), obtendo a análise nutricional de cada uma das versões separadamente.

Contudo, a partir de agora terá a possibilidade de escolher como é apresentada a análise nutricional do plano alimentarglobalpor versão ou por planeamento!

Como obter a análise nutricional do plano alimentar?

No separador Refeições, quando cria ou importa um plano alimentar para a ficha de um paciente, tem na coluna da direita a informação nutricional diária do mesmo, que é calculada de forma automática.

Se criar diferentes versões de plano alimentar, pode consultar a análise nutricional cada uma delas de forma separada.

análise mais completa e detalhada do plano alimentar (ou das diferentes versões, no caso de existirem) pode ser consultada no separador
Análise.

Que informações nutricionais pode consultar na Análise?

No separador Análise, são várias as informações nutricionais de que dispõe, nomeadamente:

  • Distribuição dos macronutrientes, glícidos e lípidos;
  • Distribuição da energia e da proteína por refeição;
  • Teor de micronutrientes e comparação com as recomendações;
  • Distribuição de água (durante e entre as refeições);
  • Tempo e gasto energético associado à atividade física prescrita, se aplicável;
  • Ordenação dos alimentos por ordem crescente ou decrescente do seu teor num nutriente - que lhe permite rapidamente saber qual o alimento que deve substituir ou do qual deve corrigir a quantidade;
  • Distribuição dos macronutrientes por refeição.

O que muda na Análise com esta nova funcionalidade?

Com a nova funcionalidade que disponibilizámos pode, a partir de agora, não só consultar a análise por versão, mas também a análise global ou a análise por planeamento.

Descubra com mais detalhe como é feito o cálculo de cada uma das opções:

  • Análise por versão - com esta opção pode ver a análise nutricional de cada versão de plano alimentar. Esta é a opção que já estava disponível até então no Nutrium.

  • Análise global - no caso de ter várias opções de plano alimentar, pode escolher ver a análise global. Esta é calculada tendo por base uma média ponderada do número de dias a que cada plano está associado.

Exemplo: criou uma versão de plano alimentar com 2640 kcal para 2 dias da semana, outra versão com 2203 kcal para 3 dias da semana e outra com 3819 kcal para os restantes 2 dias da semana (ver imagens acima). Na análise global (imagem abaixo), o valor energético médio corresponderá a 2/7 x 2640 + 3/7 x 2203 + 2/7 x 3819 = 2790 kcal

  • Análise por planeamento - caso tenha optado por definir diferentes planeamentos para o mesmo paciente, pode associar diferentes versões de planos alimentares a diferentes planeamentos. Neste caso tem a possibilidade de escolher esta opção, que lhe permite obter a análise nutricional com base numa média ponderada do número de dias a que cada planeamento está associado.

Exemplo (acompanhar com as imagens abaixo): No separador Planeamento criou um planeamento para dias de treino e outro diferente para dias de repouso. Depois, no separador Refeições, criou 2 versões de plano alimentar associadas ao planeamento "Repouso" para um total de 5 dias: uma para a segunda e terça-feira (2 dias) e outra para a quarta, quinta e sexta-feira (3 dias). Na análise por planeamento, o valor energético médio do planeamento "Repouso" corresponderá a 2/5 x 2640 + 3/5 x 2203 = 2378 kcal

Independentemente do formato escolhido, esta informação apenas é visível para si. Contudo, tem a possibilidade de gerar um documento PDF, que pode partilhar com o seu cliente. Basta que clique no ícone da impressora junto ao ícone que lhe permite agrupar os dados (imagem acima).

Estava à espera desta funcionalidade? Há outras que gostaria de ver disponíveis no Nutrium? Diga-nos quais, através deste e-mail: info@nutrium.com.

Se ainda não conhece o nosso software de nutrição, inscreva-se aqui e teste gratuitamente durante 14 dias, sem qualquer compromisso.

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading