TOP
Saúde intestinal: o guia definitivo

Saúde intestinal: o guia definitivo

Ao longo das últimas décadas, a saúde intestinal tornou-se um tema cada vez mais estudado, à medida que investigações continuam a encontrar uma ligação entre saúde digestiva, mental e física. Sendo assim, como pode ajudar os seus clientes a comer para melhorarem a sua saúde intestinal e geral? Continue a ler para descobrir.

Sabia que a saúde mental, a imunidade, os níveis de stress, a qualidade do sono e as escolhas alimentares desempenham um papel na saúde digestiva? Como nutricionista, pode ajudar os seus clientes a melhorar a sua microbiota intestinal com certas escolhas alimentares e de estilo de vida.

Mas existe mais alguma coisa de que deva estar ciente? Vamos ver a forma como a saúde intestinal tem impacto no corpo, que fatores influenciam a disbiose, e como pode ajudar os seus clientes a melhorar a sua saúde digestiva.

O intestino e o seu impacto na saúde

A saúde intestinal define-se como a função e o equilíbrio das bactérias no trato gastrointestinal. Um intestino saudável comunica com o cérebro através de nervos e das hormonas, o que ajuda a manter a saúde geral e o bem-estar. Ele também contém bactérias saudáveis e células do sistema imunitário que afastam bactérias, vírus e fungos, todos eles necessários para o bom funcionamento do corpo.

Conforme investigações indicam, ter uma variedade de bactérias boas no intestino pode melhorar os sintomas psicológicos, combater a obesidade, e aumentar o bom funcionamento do sistema imunitário. Também parece existir relação entre as bactérias intestinais e a produção de neurotransmissores (como a serotonina), com efeitos anti-inflamatórios adicionais.

No entanto, quando acontece um desequilibrio, a pessoa pode experienciar a disbiose, o que pode causar uma vasta gama de doenças, desde um desconforto ligeiro a condições de saúde crónicas. Aqui estão algumas outras formas em que a disbiose afeta a saúde em geral.

  • Mal-estar intestinal. O sintoma mais comum da disbiose é o mal-estar intestinal, que pode incluir desconforto, dor abdominal, inchaço, diarreia, e obstipação.

  • Diminuição da função imunitária. As bactérias do trato gastrointestinal (TGI) desempenham um papel importante no fortalecimento do sistema imunitário. Uma vez que as vitaminas e minerais que auxiliam a imunidade são absorvidos no sistema digestivo (e principalmente no intestino delgado), a multiplicação excessiva de bactérias nocivas é negativa. Ela impede a sua absorção, diminui a biodisponibilidade, assim como a capacidade de combater doenças.

  • Aumento do risco de desenvolver doenças crónicas. O risco de doenças crónicas pode aumentar com a disbiose. As bactérias "boas" presentes no trato gastrointestinal aumentam os efeitos positivos de certos compostos (tais como lignanos e isoflavonas). A disbiose pode causar a diminuição da biodisponibilidade destes compostos que pode levar a doenças inflamatórias intestinais, hiperlipidemia, diabetes, doenças cardíacas, e certos tipos de cancros.

Fatores que impactam a saúde intestinal

Como nutricionista, pode trabalhar com os seus clientes para determinar a causa da disbiose. Embora existam várias causas, a seguir indicamos algumas das mais comuns que têm impacto na saúde intestinal.

De modo geral, uma alimentação com baixa variedade de alimentos com densidade nutricional é prejudicial à diversidade e ao equilíbrio da microbiota do trato gastrointestinal.
Os pré e probióticos estão ausentes de forma crónica em dietas com elevado teor de alimentos processados, as quais suportam a proliferação de bactérias nocivas. Além disso, as dietas com elevado teor de gorduras saturadas aumentam as bactérias resistentes à bílis (Bacteroides), o que também pode conduzir à disbiose.

  • Medicação. Algumas medicações podem ser prejudiciais mesmo para pessoas com microbiotas intestinais mais saudáveis. Os antibióticos são vitais para o tratamento de infecções, mas não fazem distinção entre as bactérias boas e más. Por isso, podem causar uma alteração na microbiota intestinal. Outros medicamentos, tais como inibidores da bomba de protões (IBP) e metformina, também podem alterar a microbiota digestiva. Estes diminuem a diversidade global, o que pode aumentar o risco de problemas gastrointestinais.

  • Stress. Estudos indicam que o stress desempenha um papel importante na saúde, e mais especificamente, na saúde intestinal. Níveis elevados de stress podem causar flutuações nos níveis hormonais e aumentar a inflamação, o que pode levar a alterações na microbiota e perturbar a homeostase do trato gastrointestinal. Para saber mais sobre a relação entre a saúde intestinal e a inflamação, veja este artigo.

  • Inatividade física. Um estilo de vida sedentário tem também impacto na saúde intestinal, uma vez que diminui a motilidade gastrointestinal. Esta lentidão no processo de digestão aumenta o tempo de exposição do bolo alimentar a bactérias nocivas e permite o seu desenvolvimento no cólon.

  • Sintomas de saúde negativos. Se o seu cliente estiver a sentir mal-estar gastrointestinal, cansaço aumentado, desejos alimentares invulgares, ou intolerância a certos alimentos, pode estar com desequilíbrios intestinais. Deve estar atenta a qualquer um destes sintomas, caso surjam nas suas consultas.

Formas de melhorar a saúde intestinal

Agora que já vimos algumas das causas da disbiose, eis algumas formas de ajudar a melhorar a saúde digestiva dos seus clientes e a equilibrar a sua microbiota intestinal.

Dieta bem equilibrada

Uma boa saúde intestinal começa com o que se põe no prato. Deve criar um plano alimentar bem equilibrado para os seus clientes, que inclua muita fibra, probióticos, e prebióticos.

  • Fibra: Um subproduto importante da digestão das fibras solúveis são os ácidos gordos de cadeia curta através da fermentação. Este processo reduz os níveis de pH no cólon, o que impedirá o crescimento de bactérias nocivas, como o Clostridium difficile. Alguns alimentos ricos em fibras incluem grãos inteiros, vegetais, frutas, feijões, e lentilhas.

  • Prebióticos: Alimentos não digeríveis pelo trato gastrointestinal que são benéficos para a saúde intestinal, atuando como fonte alimentar para as bactérias. A inulina é uma fibra prebiótica que é utilizada pelas Bifidobactérias e os Lactobacilos. Pode ser encontrada numa variedade de vegetais (tal como os espargos, as alcachofras, cebolas, os alhos-porros e a couve-lombarda). Também pode ser encontrado em leguminosas e frutas (bananas, melancia e toranja) e grãos inteiros (como aveia e cevada).

  • Probióticos: Alimentos que contêm microorganismos vivos promovem uma microbiota intestinal diversa. Isto inclui iogurte com culturas vivas, e alimentos fermentados tais como kefir, kombucha, miso, e kimchi. Se está à procura de alimentos mais amigos do intestino, veja este artigo.

Também pode trabalhar com os seus clientes para que eles reduzam o consumo de alimentos processados, excesso de álcool, e adição de açúcar. Todos estes têm sido associados a uma saúde digestiva insatisfatória.

Promova mudanças de estilo de vida positivas

Para além da alimentação, aqui estão algumas formas de encorajar os seus clientes a fazerem mudanças positivas no seu estilo de vida que, consequentemente, promoverão a sua saúde e bem-estar.

  • Exercício regular de intensidade moderada. A atividade física pode trazer benefícios significativos para a saúde, especialmente no que diz respeito à saúde intestinal. Pode diminuir os marcadores inflamatórios e melhorar a microbiota gastrointestinal, aumentando os Firmicutes e as Actinobactérias.

  • Deixar de fumar. Estudos referem que fumar aumenta o risco de desenvolvimento da doença de Crohn e de úlceras pépticas. Como tal, recomenda-se que os seus clientes deixem de fumar. Isto não só melhorará a sua saúde intestinal, mas também reduzirá o risco de inflamação, doenças cardíacas, certos tipos de cancros, e diabetes.

  • Dormir tempo suficiente. A falta de sono afeta negativamente a saúde intestinal, por isso incentive os seus clientes a dormir pelo menos 7 horas por noite*.

  • Comer mais devagar. Pode encorajar os seus clientes a comer as suas refeições com mais calma para promover uma melhor digestão e absorção de nutrientes.

  • Reduzir o stress. Pode trabalhar com os seus clientes para gerir os seus níveis de stress através da recomendação da prática de meditação e da respiração diafragmática. Estas abordagens têm demonstrado aliviar o stress e auxiliar a gestão dos sintomas gastrointestinais.

Resumo

A saúde digestiva pode deixar os seus clientes com sentimentos avassaladores, mas algumas mudanças podem ter um impacto significativo na saúde deles. Como nutricionista, pode ajudar os seus clientes na ingestão de alimentos mais amigos do intestino, na gestão do stress, e na prática de exercício físico de forma regular. Isto irá contribuir para uma melhoraria na sua saúde gastrointestinal e reduzir o risco de doenças crónicas.


Estamos sempre a trabalhar para lhe oferecer o melhor conteúdo de nutrição, por isso acolhemos qualquer sugestão ou comentários que possa ter para nos dar! Escreva-nos para o info@nutrium.com.

Ainda não experimentou o Nutrium? Agora é o momento! Pode testar o software durante 14 dias grátis e experimentar todas as suas funcionalidades, desde consultas, a planos alimentares, análise nutricional, videoconferência, website e blog, apps móveis para o profissional e par ao cliente, e muito mais! Experimente agora gratuitamente!

References

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading