A indução de tolerância é uma das características de uma droga de abuso, que gera dependência. Pelo uso da cafeína se assemelhar em vários aspectos ao uso de drogas de abuso (viciantes), é classificada no DSMV como uma substância possível geradora de transtornos.
Os transtornos relacionados ao uso de cafeína são a "intoxicação de cafeína", "abstinência de cafeína" e "outros transtornos induzidos por cafeína".
De maneira geral a intoxicação acontece com doses menores em indivíduos mais sensíveis ao efeito da substância (principalmente crianças e idosos) ou em doses mais elevadas (maiores do que as consumidas habitualmente; graves apenas acima de 1 g/dia) em indivíduos jovens adultos eutróficos.
O diagnóstico de intoxicação por cafeína se dá quando o sujeito preenche 5 ou mais dos seguintes critérios:
Inquietação
Nervosismo.
Excitação.
Insônia.
Rubor facial.
Diurese.
Perturbação gastrintestinal.
Abalos musculares.
Fluxo errático do pensamento e do discurso.
Taquicardia ou arritmia cardíaca.
Períodos de energia inesgotável.
Agitação psicomotora.
Estes critérios DEVEM ser somados ao fato de o uso de cafeína gerar sofrimento marcante na vida do indivíduo e prejudicar o funcionamento de áreas importantes, como trabalho ou convívio social.
Geralmente a intoxicação some durante os primeiros dias após o último consumo e não permanece nenhum tipo de sequela. É mais comum que a intoxicação seja observada em indivíduos que nunca fizeram o uso ou que aumentaram a dosagem de maneira marcante. Vale ressaltar também que os contraceptivos orais reduzem a eliminação de cafeína, podendo aumentar o risco de intoxicação.
A abstinência de cafeína acontece quando, após o uso prolongado há a retirada ou diminuição brusca do consumo, com aparecimento de três ou mais dos seguintes critérios:
Cefaleia.
Fadiga ou sonolência acentuadas.
Humor disfórico, humor deprimido ou irritabilidade.
Dificuldade de concentração.
Sintomas gripais (náusea, vômitos ou dor/rigidez muscular).
A mesma regra da intoxicação por cafeína, a respeito do sofrimento marcante e prejuízo de funções importantes é aplicada no caso da abstinência.
Os sintomas costumam cessar em 40 a 60 minutos após o consumo de uma dose (mesmo mais baixa que o usual).
Os transtornos induzidos por cafeína podem ser dois: Transtorno de ansiedade induzido por cafeína com início na intoxicação, ou transtorno do sono induzido por cafeína com início na intoxicação.