Blog deCaroline Leandro

Nutricionista · 3725N

Comer sem contar calorias 🤩! Acompanhamento diário📲

Anemia e Défice de Ferro

quarta-feira, 14 de abril de 2021
O ferro é crucial para as funções biológicas, incluindo respiração, produção de energia, síntese de ADN e proliferação celular.


O corpo humano evoluiu para conservar o ferro através de vários mecanismos, incluindo a reciclagem do ferro após a "quebra" dos glóbulos vermelhos e a retenção do ferro na ausência de um mecanismo de excreção.

O défice de ferro afeta mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo.

A prevalência de défice de ferro na ausência de um aporte nutricional adequado, é de ~40% em crianças em idade pré-escolar, 30% em meninas e mulheres em idade fértil e, 38% em mulheres grávidas.

A anemia por défice de ferro é uma condição clínica crónica, frequentemente assintomática, geralmente diagnosticada só após a manifestação de sinais e/ou sintomas e seguidamente com avaliação através de biomarcadores específicos.

Fraqueza, fadiga, dificuldade de concentração e baixa produtividade no trabalho são sintomas inespecíficos atribuídos ao baixo fornecimento de oxigénio aos tecidos do corpo.

A deficiência de ferro diminui o desempenho cognitivo e retarda o desenvolvimento mental e motor em crianças.

A anemia por défice de ferro grave na gravidez, está associada a um risco aumentado de parto prematuro, baixo peso neonatal e aumento da mortalidade materna e neonatal, aumenta a predisposição à infecções, insuficiência cardíaca e síndrome das pernas inquietas. 

Referências: http://www.nejm.org/doi/abs/10.1056/NEJMra1401038

<Esta informação não substitui e não dispensa a consulta com a nutricionista>

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Caroline Leandro
Caroline Leandro
Nutricionista · 3725N
Comer sem contar calorias 🤩! Acompanhamento diário📲