Blog deCaroline Leandro

Nutricionista · 3725N

Comer sem contar calorias 🤩! Acompanhamento diário📲

EXCLUIR A LACTOSE... SIM OU NÃO?

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Primeiro é crucial esclarecer que a lactOse é um dissacarídeo presente no leite dos mamíferos.

Tem efeitos benéficos no organismo, função nutritiva promotora na absorção de micronutrientes e no desenvolvimento de uma microbiota intestinal mais saudável e equilibrada.

A absorção da lactOse requer a enzima lactAse, que se encontra nas vilosidades intestinais e que promove a hidrólise (”quebra”) da lactOse em monossacarídeos (glicose e galactose), moléculas menores permitindo assim a absorção no intestino.

A má absorção de lactOse decorre do desequilíbrio entre a quantidade ingerida e a capacidade de hidrólise da lactOse, causando os sintomas característicos de intolerância à lactOse.

SINTOMAS: dor abdominal, diarreia, náuseas ou flatulência após a ingestão de alimentos contendo lactOse.
CAUSAS: podem ser diferentes mas a mais comum é o défice primário de lactAse.

A capacidade enzimática diminui para níveis críticos entre os 2 e os 5 anos de idade em graus e velocidades variáveis, com recuperação progressiva a partir dessa idade, deste modo, é muito rara em crianças com menos de 2 anos de idade.

Na prática, uma intervenção dietética durante duas semanas com dieta isenta de lactOse seguida de reintrodução de lactOse; havendo melhoria sintomática durante a redução do aporte e com recidiva dos sintomas na reintrodução, pode ser diagnóstica.

Essa condição clínica pode comprometer o aporte de cálcio e a saúde óssea; deve ser assegurada uma dieta equilibrada, incluindo quantidade suficiente de cálcio e vitamina D.

Referências: 

Berni-Canani , Pezzella V, Amoroso A, Cozzolino T, Di Scala C, Passariello A, et al. Diagnosing and treating intolerance to carbohydrates in children. Nutrients 2016;8:157

Falcão I, Mansilha HF. Alergia às Proteínas do Leite de Vaca e Intolerância à Lactose. Port J Pediatr [Internet]. 2017;48:53–60

Heyman MB. Lactose intolerance in infants, children, and adolescents. Pediatrics 2006;118:1279-86 

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Caroline Leandro
Caroline Leandro
Nutricionista · 3725N
Comer sem contar calorias 🤩! Acompanhamento diário📲