Blog deCatarina Afonso

Nutricionista · 3441N

O meu nome é Catarina Afonso e sou licenciada em Ciências da Nutrição, atuo na área de nutrição clínica 👩‍⚕️

Dietas detox: Saudáveis ou não?

quarta-feira, 08 de junho de 2022


Acabaram as épocas festivas e quer fazer um detox para “limpar o organismo”?

As dietas detox após épocas festivas são bastante populares. Neste tipo de dietas são substituídos alimentos sólidos por chás, sumos de fruta e vegetais ou suplementos.

Algumas pessoas perdem peso muito rapidamente, porém este é resultado da perda de água, eliminação de hidratos de carbono e fezes, sendo este peso recuperado após retomar a alimentação habitual.

O detox traz alguns benefícios: maior ingestão de minerais e vitaminas; retarda a digestão; e elimina toxinas pelas fezes.

No entanto, existem alguns malefícios a serem tidos em conta, tais como o desconforto gastrointestinal, pois ao ingerir bastante fibra as evacuações serão mais frequentes; e a diminuição da energia, pois este tipo de dietas é baixo em calorias, pelo que poderá sentir-se mal, devido à diminuição da taxa metabólica e da glicose no sangue.

O nosso corpo tem a capacidade de se desintoxicar através do fígado, que transforma as substâncias tóxicas de modo a serem mais inofensivas e mais facilmente excretadas do corpo, e dos rins, os principais responsáveis pela excreção das substâncias do corpo.

Deste modo, a melhor opção para desintoxicar o corpo é uma dieta equilibrada com alimentos integrais, constituídos por um nível de fibra elevado tais como a fruta fresca, legumes e oleaginosas.

Antes de iniciar uma dieta Detox, não se esqueça de agendar uma consulta com o seu Nutricionista para que lhe sejam dadas todas as recomendações neste tipo de dieta.


Catarina Afonso 

Nutricionista 3441N


Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Catarina Afonso
Catarina Afonso
Nutricionista · 3441N
O meu nome é Catarina Afonso e sou licenciada em Ciências da Nutrição, atuo na área de nutrição clínica 👩‍⚕️