Blog deFilipa Vicente

Nutricionista · 1369N

Eat, live, perform, sleep, repeat

O "exercício" Certo

sábado, 06 de fevereiro de 2021

Um estilo de vida ativo é um pilar determinante para uma vida saudável, independentemente se tem peso normal, baixo ou alto. O sedentarismo e os comportamentos sedentários são hábitos de risco. 

Podemos dividir o seu estilo de vida em 3 elementos: 

1) A atividade física não programada e espontânea: o andar a pé no dia a dia, as atividades domésticas, dançar ao som de uma música que toca de repente , jardinagem, etc. 

2) A atividade física programada e informal que faz para sair do sofá. Pode até ser uma aula de zumba, de spinning, etc. É um exercício sem plano definido nem objetivo específico além de ser mais ativa. 

3) O treino físico/exercício propriamente dito, que pode ou não ter uma componente competitiva ainda que de lazer mas onde há uma premissa sua que não pode esquecer: pretende melhorar o seu rendimento físico ou optimizar uma variável da sua composição corporal. 


Nesse sentido, o TREINO, enquadrado no ponto 3 deve assegurar: 

- Uma boa preparação física e para isso é necessário um bom trabalho de condição geral com trabalho de força, ou seja, exercícios "localizados" para os principais grupos musculares e com dificuldade progressiva; 

- O treino da variável que quer melhorar (e pode ser algo técnico como acontece nas modalidades coletivas/individuais de futebol, ténis, andebol)

- O trabalho de recuperação e prevenção de lesões 


Por isso,  não basta apenas correr, pedalar e/ou nadar, jogar futebol ou basquetebol, etc. É necessário preparar o corpo para que esses gestos (de cariz técnico) assentem numa fundação sólida que permita o melhor rendimento físico possível. Por isso não é possível assegurar resultados só da alimentação e do treino da modalidade "que quer fazer" e que acha "mais fixe" ou "mais motivante". A menos que apenas queira "sair do sofá"! 

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista · 1369N
Eat, live, perform, sleep, repeat