A nova “dieta da moda” que está sendo adotada por muitas personalidades é o jejum intermitente. É com isso surgem muitas dúvidas sobre esta prática se é ou não eficiente, se prejudica a saúde, dentre outras coisas.
Mas em recuperar uma prática muito comum no passado, mas precisamente na era paleolítica, onde o homem sobrevivia de caça, então não tinha hora certa para se alimentar. Desse modo nossos antepassados conseguiam ficar várias horas sem comer.
A prática do jejum também é adotada por muitas religiões como ato de penitência ou purificação espiritual, mas geralmente esta prática é realizada em um período específico do ano, não alterando o padrão alimentar do indivíduo como um todo.
O jejum intermitente consiste em ficar um grande período de tempo durante alguns dias da semana intercalando horas de alimentação com horas de jejum, porém fora das “janelas” de alimentação só podem ser consumidos água sem gás, chás e café sem açúcar.
Este método não é recomendado para todos, para aderir ao jejum intermitente é necessário uma avaliação com médico e nutricionista para saber se o organismo da pessoa possui condições para passar por este processo.
Apesar de alguns benefícios sejam relatados por praticantes do jejum intermitente, ainda não há muitos estudos confirmando a eficiência deste tipo de dieta, sendo melhor que a pessoa adquira hábitos alimentares mais saudáveis ao invés de passar por tal privação.
E vocês? O que acham do jejum intermitente?
Imagem: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/22625-jejum-intermitente
Fonte: https://drive.google.com/file/d/1bQylOx0KVQO3UmeQYvCF6Tu9NeUfQwxZ/view?usp=drivesdk