Alguns estudos demonstram a atuação do estrogênio no desencadeamento da inflamação, já que este hormônio estimula a resposta imune das células B e também tem ação antinflamatória.
É por isso em momentos de alterações dos níveis destes hormônios como na menopausa, uso de contraceptivos, gravidez, reposição hormonal podem influenciar no aparecimento de doenças autoimunes.
Outros hormônios como a progesterona e os androgênios podem ter efeitos inflamatórios e imunossupressores. Em tecidos inflamados o estrogênio pode ser convertido em androgênio aumentando o risco de doenças autoimunes.
É por isso que é importante uma alimentação adequada para modular o sistema imune e em alguns casos até uma suplementação para prevenir e tratar o aparecimento de doenças.
A atuação da equipe multidisciplinar também é muito importante, pois o sistema imune não está ligado a uma só área e precisa de um tratamento mais abrangente.
Você está cuidando da sua imunidade?
Ref: Nature Reviews Rheumatology (16): 628-644, 2020
#nutrivida20 #conhecimento #determinação #nutricionista #vidasaudavel #dietasaudável #emagrecimento #corposaudavel #vidaesaude #imunidade #hormonio #estrogenio