Os doshas são as “variações” dentro do ayurveda, mas muito antes de saber sobre doshas é interessante saber que o ayurveda se baseia em muito mais do que isso.
O principal ponto a ser observado são os elementos básicos, aqueles quais se transformam em tudo o que conhecemos, são eles ar, éter, fogo, terra e água. Deles derivam diversas variações e após considerar a essência destes elementos:
Ar- seco, frio, movimento, bagunça, leve, etc.
Éter- espaço.
Fogo- quente, brilhante, luz, calor, odor, transformação, etc
Terra- pesado, denso, palpável, lento, estável, etc.
Água- fluido, variável, viscoso, liquido, etc.
e da junção de alguns desses elementos surgem os doshas, com sua nomenclatura para enquadrar com maior facilidade os mesmos, sendo eles:
Vata – ar + eter – características: seco, leve, frio, áspero, sutil, móvel.
Pita – fogo + ar + água – características: oleoso, profundo / penetrante, quente, leve, mau cheiro, fluido, liquido.
Kapha – terra + água – características: oleoso, frio, pesado, lento, macio, viscoso, estável.
Estes são constituintes de tudo o que se pode imaginar, definem parâmetros para tratamentos e cuidados rotineiros dentro do ayurveda.
Sendo assim é bacana compreender sobre doshas, porém não são a unica forma de compreender o ayurveda, existem diversos modos de se conectar com esta sabedoria sem colocar pessoas em caixas, rótulos ou mesmo classifica-las dentre os doshas.
O que quero dizer é que existem muitas coisas alem dos doshas dentro do ayurveda, por isso não há motivos para coloca-los como unica via de regra neste processo. Manter uma boa rotina considerando as suas necessidades pode ser muito mais benéfico do que compreender sobre doshas ou mesmo outras novas nomenclaturas.