Como eterna estudante de ambas as áreas vejo grande semelhança nos ensinamentos base da nutrição com os presentes no ayurveda.
Não se trata de emagrecimento, nem mesmo de um tratamento para algo específico, estamos falando sobre seres humanos, que possuem integralidade e identidade, não se trata apenas de um momento da vida, mas sim entender que é um novo modelo de viver e observar o mundo.
A nutrição se inclui em um pilar da ayurveda, onde há atenção a digestão, consumo e até mesmo de interações do corpo com cada alimento, sendo necessária a observação da dança do corpo individual e personalizada para cada tipo de pessoa.
O autoconhecimento se apresenta como base para a real reconexão com a alimentação e com o estado de saúde. Vivemos um momento onde muitas pessoas se perderam de si, perderam quais as suas vontade, desejos, ambições e até mesmo no identificar de sinais básicos e fisiológicos como a fome, os sentimentos, os excessos e até mesmo as faltas.
Para uma mudança real e significativa é importante realizar mudanças sutis e evolui-las como a vida é! A cada passo que se da a vida pede mais alguns, é importante não parar e observar os sinais e momentos para garantir não ignora a evolução no seu passo e em seu momento.
Na nutrição “convencional”, além de olhar para o alimento é importante olhar para o contexto do corpo, corpos doentes não digerem bem, precisando assim os alimentos ser abrandados, transformados, para que possam ser digeridos da melhor maneira possível e quando se trata de ayurveda observamos esta preocupação também.
Em ambos é evidente a ligação com outros aspectos como a integralidade e individualidade, temperaturas, sazonalidade, entre outros.