Blog deGisela Arnaud

Nutricionista · 5021N

Nutrição personalizada! Porque tuas necessidades são únicas!

Equilíbrio Metabólico: quantidade X qualidade

terça-feira, 07 de junho de 2022

Não é absolutamente verdade que contar calorias resolve todos os problemas de peso, mas também não é mentira.

Não é absolutamente verdade que se você fizer muita atividade física todos os dias você será saudável, mas também não é mentira.

O segredo é o equilíbrio! E quando me refiro a EQUILÍBRIO, quero dizer em sentido amplo, com toda a complexidade que isso envolve.

Quantas vezes já tomamos a decisão de ANO NOVO: "Agora vou me alimentar bem, emagrecer, fazer exercícios, meditação...?" E então, decisão tomada, partimos em busca de alimentos saudáveis. Fazemos aquela lista imensa e vamos às compras de tudo o que é LIGHT, DIET, ENRIQUECIDO COM VITAMINAS E MINERAIS, MAIS NUTRITIVO, MAIS SAUDÁVEL, MAIS ISSO, MAIS AQUILO... Mas onde está a comida afinal? Tudo está dentro de pacotes que passam dias, semanas, e até mesmo meses, em uma prateleira de supermercado!  Onde estão as frutas, hortícolas, alimentos frescos...?

A base da nossa alimentação hoje está resumida a alimentos processados e ultraprocessados. Isso quer dizer que ingerimos excessos de: farinhas, açucares de todos os tipos, adoçantes (edulcorantes), sódio, conservantes, estabilizantes, emulsificantes, realçadores de sabor...

Entenda que não  se trata apenas de ingestão de excesso de calorias, mas sim de excesso de substâncias estranhas e que seu corpo não reconhece como alimento e vai reagir, vai defender-se como faz com qualquer outro agressor. Essa reação vai manter seu corpo inflamado e, com o tempo, gerar um desequilíbrio crônico em seu metabolismo como um todo. Esse é o ponto, porque será a partir das escolhas que você faz todos os dias que você vai definir se seguirá pela estrada da saúde ou pela estrada do desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, obesidade, distúrbios metabólicos, dislipidémias, hiperglicémias, hipercolesterolémias, diabetes ou doenças cardiovasculares.

A boa notícia é que a decisão é sua. Não importa em que ponto da estrada você esteja, sempre poderá ser melhor. No próximo artigo vamos falar sobre como escolher alimentos e vou vos dar o passo-a-passo para a leitura dos rótulos dos teus alimentos.

Se quiseres saber mais sobre esse assunto, envia-me uma mensagem, terei muito gosto em ajudar!

Forte abraço,

Gisela Arnaud.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Gisela Arnaud
Gisela Arnaud
Nutricionista · 5021N
Nutrição personalizada! Porque tuas necessidades são únicas!