1 - Não estás a comer suficiente (mas achas que sim).
2 - Não estás a consumir alimentos nutricionalmente densos.
3 - Não estás a ingerir todos os grupos de macronutrientes em todas as refeições (hidratos de carbono, proteínas e gorduras boas).
4 - Não estás a ser paciente. Se só agora começaste a jornada no mundo da Nutrição, não esperes ver resultados imediatos. Somos todos diferentes e a pressa é inimiga de manter resultados a longo prazo.
5 - Não estás a exercitar-te como deve ser ou estás a fazer demasiado cardio. Pede ajuda a um profissional para treinos estratégicos.
6 - Não estás a dormir o que devias. O corpo precisa de descansar, de recuperar. E, acima de tudo, precisa de consistência.
A regra é simples: se não estás a ganhar peso é porque não estás a comer o suficiente (e quem diz isto é a Ciência e a Termodinâmica). 👇
Tudo depende do peso, idade, sexo e atividade física. O corpo humano pode gastar entre 1200-2500 kcal/dia só em pequenas atividades (respirar, digestão, movimentos involuntários...). Se o teu corpo gasta imensa energia nestas atividades e não estás a contabilizá-la (mais o exercício físico...), então não vão sobrar calorias para aumentar de peso. Até podes achar que estás a ingerir calorias suficientes, mas é necessário criar um um excesso de calorias tendo em conta para os cálculos aquilo que gastas (Total Daily Energy Expenditure).
Por outro lado, se ingeres a quantidade que devias de hidratos complexos, fontes de gordura e proteicas, mas tens dificuldade em comer mais, opta por beber as calorias. Faz batidos super densos e o problema está resolvido. Mas, acima de tudo, não sigas dietas da moda (nem para aumentar nem para diminuir o peso). Não há nada melhor do que um bom plano alimentar com refeições densas e agradáveis.
🌱 info@isabelpedrososilva.pt