Se existe algo positivo nesta situação de quarentena devido ao surto de COVID-19, atrevo-me a dizer que é a auto-reflexão que podemos (e devemos!) fazer todos os dias, o agradecimento por existirem pessoas maravilhosas na linha da frente e a consciência de que as nossas relações são o bem mais precioso que temos. Entretanto, ficam aqui as minhas dicas mais honestas para que te sintas bem contigo próprio: 4 dicas para comer saudável todos os dias (e manter a longo prazo).
1. COMEÇA COM EXPECTATIVAS REALISTAS.
Se o teu esforço gira à volta de perder ou ganhar peso rapidamente, não esperes manter resultados a longo prazo. Define uma meta realista que impeça que desanimes.
2. SÊ CRÍTICO COM CERTOS ALIMENTOS.
Não existem alimentos bons ou maus. Mas obviamente que a jornada torna-se difícil se estás rodeado de fast food. Se vives com outras pessoas e não controlas o que entra em casa, tenta pelo menos mantê-los escondidos em armários. Longe da vista, longe do coração.
3. PÁRA COM A MENTALIDADE DO “TUDO OU NADA”.
Ir a uma festa e comer salgados ou doces não faz de ti uma má pessoa e não significa que tenhas “estragado” tudo. Tu é que decides a tua alimentação no resto do dia, mais ninguém. Ama-te e respeita-te mais, ao ponto de te permitir ocasionalmente estes alimentos sem crises de compulsão ou sentimentos de culpa. Eventualmente o teu corpo vai começar a desejar alimentos mais nutritivos.
4. PERCEBE DE UMA VEZ POR TODAS QUE ISTO NÃO É UMA CORRIDA.
Talvez demores mais tempo do que o teu vizinho. Ou talvez menos. E não tem mal. Aceita. A história é tua. O segredo não é essa dieta que andas a tentar fazer todas as segundas. É a mudança de hábitos alimentares. E para os manter vais ter que praticar todos os dias. Com o tempo, o teu cérebro e o teu corpo habituam-se e farás tudo em piloto automático.
DICA BÓNUS.
Tem sempre contigo snacks nutritivos e saciantes para quando a fome aperta: desde a fruta até aos iogurtes, a oferta é imensa.
Estas foram 4 dicas express para comer saudável todos os dias e manter a longo prazo os objetivos delineados. Na minha página de Facebook e Instagram partilho mais conselhos sobre Comportamento Alimentar e Saúde Intestinal. Passa por lá e envia-me uma mensagem sobre o que achaste sobre este artigo!
🌱 info@isabelpedrososilva.pt