A ansiedade e o stress fazem parte da nossa cultura.
O problema é que quando estamos constantemente stressados, o nosso corpo não vai permitir digerir bem o que comemos. De forma muito sucinta, vai diminuir o aporte de nutrientes que chegam ao intestino e aumentar a permeabilidade intestinal. Diminui assim a motilidade intestinal, podendo levar a uma disbiose, problemas intestinais diversos e à proliferação das tais bacteriazinhas nocivas que tanto falo na minha conta do Instagram (destaque: saúde intestinal). A maior parte do nosso sistema imune encontra-se no nosso intestino (há quem diga que o intestino é o nosso segundo cérebro), por isso a alimentação é chave para prevenir e ajudar no combate a várias doenças.
Temos cerca de 2-3 kg de bactérias no intestino. Num indivíduo saudável, essas bactérias promovem a saúde e ajudam na prevenção de patologias. No entanto, devido às más escolhas alimentares, à poluição, ao estilo de vida atual, a maioria da população não digere nem absorve bem os nutrientes, e apresentam uma microbiota afetada.
Mas antes de qualquer abordagem para melhorar os sintomas, devemos manter bem presente que é bom haver diversidade de microorganismos na nossa flora intestinal. Uma forma de aumentar essa diversidade é variar ao máximo os alimentos que ingerimos diariamente.
Na consulta de nutrição, é comum aparecem pessoas com níveis de stress abismais causados pela relação que criaram para com a comida. O que trabalho aqui é tentar mudar a relação/ obsessão que têm para com os alimentos e fazer ver que são apenas isso - alimentos.
Ou seja...
O truque será deixar de focar no que não "podemos" comer (porque a sociedade assim o impôs), e passar a focar em comida real, que verdadeiramente nos nutre. Se nos focamos em pensamentos como "não posso comer isto", mais desejos teremos. Pensar que "estou de dieta" é outro erro e o "eu hoje mereço, porque..." só vai trazer uma conotação negativa a um determinado alimento.
Trata-se de "ser controlado pela comida". Consequentemente, podem ocorrer períodos de compulsão alimentar causados por momentos de restrição. Mas isso já é tema para outra história.
isabelpedrososilva.n@gmail.com