Blog deJoyline

Nutricionista · 18062

Tive seletividade e hoje ajudo mulheres, gestantes e crianças a comer bem

10 Passos para mudar de vez a alimentação da sua família!

sexta-feira, 06 de maio de 2022

Ajudar uma criança a desenvolver novos hábitos alimentares é um esforço em família e por isso, trouxe para vocês 10 sugestões para aplicar na sua casa:

TRABALHO EM EQUIPE

O exemplo da família tem grande influência nos hábitos alimentares da criança. Coma tudo o que gostaria que seu filho comesse e evite, pelo menos na frente dele, alimentos que sabe que fariam mal a ele. Maus hábitos também contam! Nada de comer vendo TV ou brigar durante as refeições. Providencie uma mesa com cadeiras suficientes e estabeleça horários para as refeições.

NOVA LISTA DE COMPRAS

Riscar da lista alimentos não nutritivos como refrigerante, biscoitos recheados, sucos industrializados, pipoca de microondas, salsicha, etc. Evitar alimentos congelados, preferir os frescos. Doces, leite condensado e chocolate não devem ser estocados em casa, nem ser colocados em lugares de fácil acesso.

LEVAR A CRIANÇA PARA ACOMPANHAR NA FEIRA E ENSINAR A ESCOLHER OS ALIMENTOS

Escolha um bom horário e faça a lista com antecedência. Mostre a lista de compras para a criança e dê algumas pequenas “tarefas”. Ensine como escolher frutas, verduras e legumes de boa qualidade. Torne a ida à feira um passeio em família agradável.

ENVOLVER A CRIANÇA NA COZINHA

Para despertar a curiosidade da criança e motivá-la a experimentar novos alimentos, permita que ela manuseie, observe, mexa, lave ou até, de acordo com a idade, participe no preparo dos alimentos, sempre com a supervisão de um adulto, tendo o devido cuidado com objetos cortantes e fogo. Passe segurança e não designe tarefas que pareçam muito difíceis, nem cobre resultados impecáveis.

LANCHES COLETIVOS

Crianças tem a tendência de imitar os que estão à sua volta, então se ela ver seus colegas comendo alimentos que ela normalmente não come, vai se sentir induzida a experimentar. Na casa de amigos, elas provavelmente vão comer o que lhe é oferecido e não fará as birras que sabem que funciona com os pais. Converse com os pais do coleguinha antes e quando seu filho voltar pergunte se ele provou algum alimento novo, então o parabenize e, peça a receita e comece a introduzi-lo na alimentação da família o mais breve possível.

VARIEDADE

Existem milhares de tipos diferentes de um mesmo alimento. Talvez seu filho nunca experimentou um alimento porque nunca teve a oportunidade, porque você nunca comprou, porque você não gosta. Explique à criança que o sabor e a textura dos alimentos variam muito de acordo com o tipo, o lugar de onde vem e até o cultivo. Algumas frutas podem ser mais azedas ou mais doces, mas ele precisa provar para saber de qual gostará mais. Permita que ele lhe mostre na feira alimentos que deseja provar, que ache atraentes, e se você não souber preparar, peça sugestões a cozinheiras experientes ou pesquise receitas na internet.

APRENDER PREPARAÇÕES DIFERENTES

Dependendo da forma que o alimento for preparado, até o mais odiado pode se tornar o mais amado. Esteja disposto a testar e a aprender formas diferentes de fazer o mesmo alimento. Sucos, vitaminas, cremes, bolos, sopas, saladas, existem inúmeras formas de evitar a monotonia alimentar e introduzir novos alimentos diversificando assim a dieta da família.

FAZER APRESENTAÇÕES BONITAS E SER CRIATIVO

Quem não come com os olhos? Deixe a criança escolher o prato de um personagem que goste, varie as cores e capriche na apresentação. Incentive-o a comer sozinho e não seja rígido com limpeza. Elogie de acordo com o progresso que observar.

NÃO CEDER A BIRRAS, COMER NÃO É UM FAVOR

Você sabe o que é melhor para seu filho e entende o impacto da má alimentação na saúde atual e futura dele. Não ceda, se a criança estiver com fome ela vai comer. Não dê opções não saudáveis. Seja disciplinado com os horários das refeições. Se seu filho já estiver satisfeito, ele aguentará esperar até o horário da próxima refeição sem pedir alimento de novo. Estabeleça limites e combine metas bem claras, não peça por favor, nem vá atrás da criança com o prato. Se ela se recusar a comer, não discuta, retire o prato da mesa e a conscientize que terá de esperar a próxima refeição.

NÃO RECOMPENSAR COM DOCES E FAST FOODS

Usar doces e fast foods como recompensa torna esses alimentos desejáveis. Se alimentar bem não é uma negociação, a criança não tem escolha, ela deve comer o que é oferecido e a recompensa é a saúde dela e a alegria dos pais. Como sobremesa, ofereça alimentos saudáveis e somente após a refeição principal. Não ofereça alimentos lácteos próximos às grandes refeições (almoço e jantar). Recompense a criança por bom comportamento de formas que não envolvam ou não enfoquem alimentos não saudáveis, mas sempre que possível dê de seu tempo e atenção, como um passeio que ele gosta, visitar um amigo, ou ganhar adesivos, etc.

Gostou? Espero que tenha sido de ajuda!

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Joyline
Joyline
Nutricionista · 18062
Tive seletividade e hoje ajudo mulheres, gestantes e crianças a comer bem