Blog deJuliana Barros

Nutricionista · 15370

ALIMENTANDO BEM LEVE COM SAÚDE

Hábitos que promovem a longevidade

sábado, 10 de fevereiro de 2024

O que são hábitos?

Um hábito pode ser definido como um procedimento repetido que conduz a uma prática. Sejam positivos ou não, os hábitos alimentares e a prática de exercício influenciam muito a saúde em geral e podem, ainda, afetar a qualidade de vida e a longevidade.

Hábitos para promover a longevidade

Todos os hábitos positivos são benéficos para a saúde, mas existem alguns que podem ter um impacto direto em sua vida. Aqui estão alguns hábitos apoiados pela ciência que podem ajudar a promover a longevidade.

Focar em alimentos de origem vegetal

Algumas pesquisas indicam que ter uma alimentação à base de vegetais (como hortaliças, frutas frescas, grãos integrais, legumes, leguminosas e gorduras saudáveis) oferece enormes benefícios para a saúde geral, pois está relacionada com um menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas e síndrome metabólica, e de morte por doença cardiovascular.

Isto se deve à variedade de nutrientes, como as fibras, e os antioxidantes (como carotenóides, folato e vitamina C) presentes nos alimentos de origem vegetal, uma vez que estes compostos possuem propriedades anti-inflamatórias e já foram relacionados ao aumento da longevidade através da promoção do controle de peso, da melhoria da saúde intestinal e da redução dos níveis de colesterol.

Além disso, estudos relacionaram as dietas vegetarianas e veganas (que têm como base os alimentos de origem vegetal) a um risco reduzido em cerca de 16%, 31-32%, e 18-25% de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mortalidade por doenças cardiovasculares, e mortalidade por todas as causas, respectivamente.

Beber café ou chá

Os amantes de café e chá se alegram com os estudos que referem que beber entre 1,5 a 4,5 xícaras de café por dia pode reduzir as chances de mortalidade precoce em cerca de 30%

Isto pode ser devido a alguns compostos (como os polifenóis e as catequinas) presentes nestas bebidas, que também são relacionados a uma redução no risco de doença cardiovascular, de alguns tipos de câncer, e de diabetes tipo 2.

Consuma algumas xícaras de café ou de chá sem açúcar por dia para ajudar a melhorar a longevidade e a saúde em geral. No entanto, o excesso de cafeína pode impactar negativamente o sono e a saúde mental , e por isso é recomendado não consumir mais de 400 mg/dia.


Manter-se fisicamente ativo

Reduz o risco de doenças crônicas, e melhorar a força muscular e a alcane a longevidade.

Embora seja recomendado fazer exercício físico durante 150 minutos/semana (30 minutos por dia, cinco vezes por semana), poucos minutos já podem fazer a diferença. Alguns pesquisadores relatam que indivíduos que realizaram uma série recomendada de atividade física tiveram um risco reduzido em 19-21% de mortalidade por todas as causas.

Fazer mudanças positivas no estilo de vida

Embora o consumo ocasional e em baixas doses de bebida alcoólica possa não ser um motivo de preocupação, o consumo excessivo (>2 bebidas/dia) tem sido relacionado a doenças crônicas, alguns tipos de câncer, e cardiomiopatia, os quais podem aumentar o risco de morte prematura.

De forma similar, o tabagismo também tem sido relacionado a um maior risco de desenvolver câncer, algumas doenças, inflamação crônica e a um risco aumentado de mortalidade, uma vez que estudos indicaram que fumantes podem perder até 10 anos de vida em comparação com os não fumantes.

Mas nunca é tarde demais para parar de fumar; uma pesquisa demonstrou que pessoas que param de fumar antes dos 40 anos podem reduzir o risco de morte em 90%.

Melhorar os hábitos de sono

Quando se trata de saúde, muitas vezes o sono pode ser negligenciado, mas ele é um fator importante que precisa ser levado em consideração. Ter um tempo de descanso adequado tem sido associado a menores níveis de estresse e ao aumento da clareza mental. No entanto, a privação crônica de sono pode levar a um risco 12% maior de morte precoce, assim como a inflamação e maior risco de desenvolver doenças do coração, obesidade, pressão alta, diabetes e derrame.

A alimentação, as escolhas de estilo de vida e a prática de atividade física desempenham um papel na qualidade do sono, e como dormir de 7 a 8 horas por noite pode ajudar a alcançar a longevidade.


Como sua nutricionista, posso te  ajudar  a estabelecer hábitos alimentares e de estilo de vida positivos para aumentar a expectativa de vida e reduzir o risco de doenças crônicas. Esses hábitos vão de comer mais alimentos vegetais até beber café e dormir melhor, existem muitas maneiras para te  ajudar a desenvolver hábitos positivos para alcançar a longevidade e o bem-estar geral.

Bjocas da nutri!

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Juliana Barros
Juliana Barros
Nutricionista · 15370
ALIMENTANDO BEM LEVE COM SAÚDE