Blog deMiguel Cabral

Nutricionista · 86013

Promovo saúde com foco na individualidade, unindo ciência e equilíbrio para transformar vidas.

Doença celíaca, sensibilidade ao glúten e alergia ao trigo: Entenda as diferenças!

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Quando falamos de reações ao glúten e ao trigo, há três condições que podem ser confundidas, mas cada uma tem suas particularidades. Vamos entender um pouco mais?

➡️Doença celíaca: é uma reação autoimune desencadeada pelo consumo de glúten em pessoas geneticamente predispostas. A ingestão de glúten leva o corpo a atacar o próprio intestino, causando inflamação e dificuldade na absorção de nutrientes. Exige dieta rigorosamente livre de glúten.

➡️Sensibilidade ao glúten: causa sintomas parecidos aos da doença celíaca, como dor abdominal e inchaço, mas não envolve uma resposta autoimune. Ainda não há um marcador diagnóstico claro, então o diagnóstico é feito por exclusão. O glúten deve ser evitado conforme orientação profissional.

➡️Alergia ao Trigo: é uma reação do sistema imunológico às proteínas do trigo (não apenas ao glúten). Pode causar sintomas alérgicos como urticária, inchaço, dificuldade para respirar ou, em casos graves, anafilaxia. Nesse caso, apenas o trigo deve ser evitado, e não necessariamente o glúten de outras fontes.

A expressão “intolerância ao glúten” é comumente usada, mas não é um termo oficial e correto de se usar, o que pode causar alguma confusão. Como “intolerância” costuma ser um termo usado para problemas digestivos específicos, como a intolerância à lactose.

Cada condição exige uma abordagem específica. Sempre consulte um nutricionista ou médico para diagnóstico e orientação adequada!

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Miguel Cabral
Miguel Cabral
Nutricionista · 86013
Promovo saúde com foco na individualidade, unindo ciência e equilíbrio para transformar vidas.