Blog deMiguel Cabral

Nutricionista · 86013

Promovo saúde com foco na individualidade, unindo ciência e equilíbrio para transformar vidas.

Batata inglesa ou batata doce?

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Já é de tempos que a batata-doce ganhou a fama do “mundo fitness” por ser considerada mais saudável do que a inglesa, a mais tradicional.

Todo mundo já ouviu “frango com batata doce” pra lá e pra cá.

De fato, ela (são várias, mas focando na de casca arroxeada e miolo amarelo) até ganha em alguns quesitos, mas a batata inglesa está bem longe de ser uma vilã como muitos pensam.

As duas podem fazer parte da dieta, assim como qualquer outro alimento. O que se deve ter em mente são os outros elementos do prato e a forma de preparo, o conjunto como um todo.

Muito parecidas em sua composição, elas diferem mais no teor de fibras. São 2,2 g de fibras em 100 g de batata-doce contra 1,3 g na inglesa, uma diferença de cerca de 40%.

Essa quantidade faz com que a batata-doce tenha um índice glicêmico (velocidade de chegada de glicose na corrente sanguínea) menor, de 63. A inglesa tem 78, considerado alto.

Quando um alimento tem o IG alto, isso significa que seus carboidratos são absorvidos e liberados como glicose na corrente sanguínea mais rapidamente. Para dar conta desse pico, o corpo produz mais insulina, hormônio que coloca a glicose para dentro das células e armazena o que sobrou em forma de gordura.

Em um indivíduo saudável, esses picos de insulina não são um problema, mas, quando a dieta está cheia deles, pode haver ganho de peso e maior tendência a desenvolver doenças como o diabetes. A batata-doce, por outro lado, demora mais para ser absorvida, e prolonga a sensação da saciedade.

Pensando em emagrecimento, o índice glicêmico até ajuda, mas a as calorias totais da dieta continuam sendo o ponto mais importante. Nesse sentido, a batata inglesa leva vantagem: são 52 calorias a cada 100 gramas contra 77 da doce. E o índice de carboidratos dela também é menor: 11,9 g em cada 100 gramas e 18,4 g na doce.

Uma maneira de reduzir o IG da batata inglesa e comer sem preocupações é combinar com fontes de fibras, como verduras e leguminosas. Gorduras boas e proteínas também ajudam a desacelerar a velocidade da digestão.

Já esperava por essa?

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Miguel Cabral
Miguel Cabral
Nutricionista · 86013
Promovo saúde com foco na individualidade, unindo ciência e equilíbrio para transformar vidas.