Blog deNataly Aparecida Barbieri

Nutricionista · 66045

Olá muito prazer, sou a Dra. Nataly Barbieri

Contatar

Frio versus Salada

quinta-feira, 07 de novembro de 2024

É só a temperatura abaixar, que as saladas acabam ficando fora do prato.

Essa tendência é natural pois com a diminuição da temperatura é esperado que se gaste mais energia para a manutenção da temperatura corporal então o corpo responde com aumento do apetite e com mais vontade de comer alimentos que tenham uma maior densidade energética, ou seja, aqueles mais calóricos.

Mas a salada de verduras e legumes não deve deixar de fazer parte do prato. Primeiro porque o prato é rico em fibras, superimportantes para o bom funcionamento do intestino. Isso sem contar que os vegetais, dependendo da sua cor, contêm diferentes vitaminas e minerais, além de compostos bioativos antioxidantes diferentes, que fazem muito bem à saúde.

Então trouxe algumas dicas para incluí-las sempre no prato.

1.Mude a forma de preparo

A salada pode ganhar outra cara se você optar por refoga-las ou assar, boas ideias é refogar couve manteiga ou repolho, assar tomate no forno também fica uma delicia.

2. Não fique só nas saladas cruas

Você pode acrescentar ou mesmo trocar por vegetais cozidos ou até mesmo assados sem perder os nutrientes, como berinjela, batata doce, cebola, abobrinha, abóbora.

Lave-os, corte em fatias, acomode-os numa assadeira, temperando com sal, ervas e azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos e depois retire o papel e os deixe mais um pouco para dourá-los.

Só não esqueça que se os vegetais forem consumidos cozidos, o ideal é que seja no vapor e por poucos minutos para que fiquem al dente e não percam parte das vitaminas e os minerais na água do cozimento.

3.Aposte em outros grupos alimentares

O grão de bico, lentilha, carnes, ovos, queijos, oleaginosa, podem ser incluídas na salada crua dando um aporte maior de vitaminas e minerais no seu prato.

Mas lembre-se que é preciso tomar cuidado com esses ingredientes extras para que não pesem no prato e na balança depois. "A menos que a salada deixe de ser a entrada e passe a ser consumida como prato principal ai neste caso há mesmo a necessidade de um aporte de proteínas, carboidratos e gorduras boas, para completar a refeição".

Caso contrário, acrescente um ou outro ingrediente em pequena quantidade, apenas para dar um toque de sabor.

E aí gostaram das dicas???

Vamos coloca -las em prática 😉

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Nataly Aparecida Barbieri
Nataly Aparecida Barbieri
Nutricionista · 66045
Olá muito prazer, sou a Dra. Nataly Barbieri
Contatar