Blog deCamila Pruner de Freitas

Nutricionista · 7757

Camila de Freitas - Nutricionista

Contatar

Síndrome Fungica

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Você já ouviu falar sobre a Síndrome Fungica? Se já ouviu tem uma ideia de o que ela é, se ainda não, deixa eu te explicar...

A Síndrome Fungica é uma alteração na microbiota intestinal, na qual os fungos crescem de uma maneira rápida e acabam fazendo uma alteração nesse intestino. Você já deve saber que temos vários tipos de bactérias no nosso intestino, boas e ruins, mas que vivem em harmonia. Pois bem, além dessas bactérias, nós também temos algumas espécies de fungos, bons e ruins, que vivem lá. 

Quando ocorre esse crescimento de fungos "ruins", eles acabam desequilibrando a nossa microbiota intestinal e favorecendo também o crescimento das bactérias "ruins". O resultado é uma verdadeira bagunça dentro do nosso intestino e uma diminuição considerável de bactérias e fungos "bons".

Alguns exemplos de síndrome fungica que todo mundo conhece são o sapinho, a micose e a Cândida (sim, aquela que causa candidíase). Portanto, se você tem candidíase de repetição, você provavelmente tem um desequilíbrio fungico, o que te leva a ter síndrome fúngica. 

Mas Candida, apesar de ser a mais conhecida, não é a única espécie de fungo que habita o nosso intestino, portanto, os sintomas podem ser os mais diversos. Você pode apresentar desde enxaquecas, queda de cabelo, até o aparecimento ou agravamento de doenças autoimunes (como lúpus, tireoide de Hashimoto, psoríase, fibromialgia, artrite reumatóide, etc) e distúrbios intestinais e intolerâncias, por exemplo.

O tratamento é feito através da alteração da alimentação, visando melhorar esse intestino e reequilibrar essa microbiota. Em alguns casos, é necessário também realizar tratamento medicamentoso. Por isso, é importante sempre procurar profissionais que saibam tratar essa síndrome, para que você receba o tratamento de forma correta e consiga viver bem melhor. 

Geralmente o tratamento é feito em conjunto Nutricionista - Ginecologista, pois assim, o tratamento é feito de maneira mais acertiva, com exames bioquímicos e ajustes em ambas as partes.

Se você acha que se encaixa nesses sintomas, procure um profissional nutricionista ou ginecologista habilitados para te ajudar a tratar essa síndrome. É um tratamento simples e nada invasivo. Além de te ajudar a identificar se você realmente possui a síndrome fungica, esses profissionais vão te ajudar a ter uma qualidade melhor de vida.

Aproveite e entre no meu Facebook e no Instagram. Deixei mais conteúdo sobre isso por lá também.

E se conhece alguém que pode se encaixar nos sintomas citados acima, manda pra ela também!!

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Camila Pruner de Freitas
Camila Pruner de Freitas
Nutricionista · 7757
Camila de Freitas - Nutricionista
Contatar