Blog deRafael Carlos

Nutricionista · 3289N

Nutrição aplicada ao melhoramento da saúde e performance

Contactar

Nutrição e demência 1/3

sábado, 18 de dezembro de 2021

Escrevi estes 3 artigos como parte de 3 publicações na página da Crossfit Black Edition e venho partilhar aqui também para que o seu conteúdo possa chegar a mais gente.

Se forem como eu, os medicamentos que são ou não aprovados pouco capta a vossa atenção. Contudo existem excepções.

Recentemente foi notícia que pela primeira vez em 17 anos um medicamento foi aprovado pela FDA (a entidade reguladora dos medicamentos e alimentos nos EUA) para o tratamento da doença de Alzheimer! Tratamento! Parecia uma notícia incrível tendo em conta principalmente que o medicamento anteriormente aprovado era para controlo dos sintomas. Enfim, bom demais para ser verdade... e infelizmente era mesmo.

Poupando pormenores, a controvérsia foi tal que levou a que 3 especialistas renunciassem do seu cargo na FDA.

Mas vamos ao que interessa e o relevante aqui não é o fármaco mas sim a doença. A demência nos seus vários quadros clínicos (sendo a doença de Alzheimer um deles) é das doenças que mais nos aterroriza. É um fim trágico perdermos as nossas capacidades cognitivas e, pior ainda, perdermos a noção de quem somos e com quem partilhámos a nossa vida.

Mais potente do que qualquer fármaco são os nossos hábitos e o estilo de vida que levamos e, no que toca à saúde mental e à saúde do nosso cérebro, a nutrição tem ganho uma relevância cada vez maior. Inclusive, nos últimos anos é comum nos artigos científicos o termo neuronutrição, ou seja, a forma como os componentes dos alimentos afectam a saúde do nosso cérebro.

Nas próximas publicações irei falar-vos de como podem usar a alimentação a vosso favor no que toca à saúde do vosso cérebro e prevenção de doenças a longo prazo.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Rafael Carlos
Rafael Carlos
Nutricionista · 3289N
Nutrição aplicada ao melhoramento da saúde e performance
Contactar