Blog deRafael Carlos

Nutricionista · 3289N

Nutrição aplicada ao melhoramento da saúde e performance

Contactar

Nutrição e demência 2/3

sábado, 18 de dezembro de 2021

Alimentos fermentados, demência e o eixo intestino-cérebro

Adoro este tema porque é tão paradoxal! Ainda há umas décadas achávamos que o ser humano devia viver num ambiente sem microorganismos pois estes só nos prejudicavam.

A verdade é que, embora hajam alguns que queremos bem longe, certos microorganismos são fundamentais para a nossa saúde, neste caso para a nossa saúde mental e prevenção de demência.

É uma área em desenvolvimento mas que já nos deu provas surpreendentes. Por exemplo, sabiam que uma elevada percentagem do neurotransmissor serotonina (responsável pela sensação de bem estar entre outras coisas) é produzida no intestino por estes nossos amigos microscópicos? Incrível não é? Sabendo isto imaginem o que acontece ao nosso humor quando existe um desequilíbrio nestas bactérias.

Mas não só o humor e sensação de bem estar estão aqui em jogo. Recentemente um grupo de cientistas percebeu que, num grupo de idosos, aqueles que tinham uma flora intestinal mais equilibrada tinham 60% menos probabilidade de vir a ter demência. Sem dúvida algo a ter atenção!

Mas o que podem vocês fazer para uma melhor flora intestinal? Fácil, vão querer:

1- Ingerir alimentos que sejam ricos em bactérias benéficas (alimentos fermentados) como o tradicional iogurte natural e queijo (desde que não carregado de sal) e outros mais “fashion” como o tempeh, kefir, kombucha, etc. Probióticos em cápsula também podem ser uma opção.

2- Ingerir alimentos que “alimentem” essas bactérias benéficas. Os chamados prebióticos: são eles o chocolate negro, cacau, banana e fruta no geral e até o eventual copo de vinho.

3- Estar atentos a tudo o que vos possa causar mau estar intestinal pois isso também vai afectar a nossa preciosa flora intestinal.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Rafael Carlos
Rafael Carlos
Nutricionista · 3289N
Nutrição aplicada ao melhoramento da saúde e performance
Contactar