Blog deSharlene Marcelo

Nutricionista · 22100392

Nutrição Gastrointestinal e doença autoimune

Síndrome do intestino irritável

quarta-feira, 01 de março de 2023

Você sabe o que é e como tratar a Síndrome do Intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal, ainda de causa desconhecida mas que pode ser iniciado mediante a uma microbiota intestinal em desequilíbrio. Essa condição provoca sintomas como dor na barriga, excesso de gases, prisão de ventre e diarreia. Os sintomas da síndrome do intestino irritável, também chamada de SII, podem piorar com situações como estresse, ansiedade e o consumo de alguns alimentos e bebidas.

Os pacientes têm desconforto abdominal que varia consideravelmente, mas geralmente está localizado no abdome inferior, é de natureza constante ou em cólicas e está relacionado com a evacuação. Além disso, o desconforto abdominal é temporalmente associado a alterações na frequência ( predomínio de diarreia ou predomínio de constipação). Embora os padrões intestinais sejam relativamente consistentes na maioria dos pacientes, não é incomum que os pacientes alternem entre constipação e diarreia.

O diagnóstico é feito pelo médico gastroenterologista e o tratamento é em conjunto, Médico/Nutricionista. Com o tratamento adequado o paciente apresenta melhoras consideráveis.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Sharlene Marcelo
Sharlene Marcelo
Nutricionista · 22100392
Nutrição Gastrointestinal e doença autoimune