Os chás são muito conhecidos por seus benefícios à saúde, mas como sempre digo, não é porque é natural que seja para usar à vontade e alguns, ainda podem ser contraindicados para algumas condições de saúde específicas.
Abaixo apresento três casos específicos:
* Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) x Chá Verde: o chá verde é famoso por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, mas as catequinas podem estimular o sistema imunológico de maneira indesejada, exacerbando os sintomas do LES.
* Artrite Reumatóide x Chá de Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra): o chá de alcaçuz contém glicirrizina, um composto com propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras. No entanto, a glicirrizina pode aumentar a pressão arterial e causar retenção de líquidos, agravando os sintomas da artrite.
* Tireoidite de Hashimoto x Chá de Erva-doce (Foeniculum vulgare): a erva-doce é rica em anetol, composto ativo da erva-doce que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Apesar disso, pode interferir na função da tireoide, exacerbando os sintomas de Hashimoto.
Embora os chás sejam uma parte importante da medicina natural, é essencial considerar os possíveis efeitos adversos em pessoas com doenças autoimunes.
Tem uma condição autoimune de saúde e quer aliar a fitoterapia e a dieta para melhorar sua qualidade de vida?
Estou à disposição para atender!