Blog deTeresa Mendes Ferreira

Nutricionista · 4759N

A manutenção de bons hábitos alimentares é o segredo do equilíbrio!

IR DE FÉRIAS: o melhor remédio

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Para a grande maioria de nós, o tempo de férias está aí à porta. E, se por ventura, já o gozou pode aplicar na mesma as seguintes dicas que lhe tenho para apresentar.

O que mais ouvimos é " (..) estou de férias, nem quero pensar na dieta", ou "quando regressar é desta que vou seguir o meu plano alimentar à risca", ou ainda, "(..) agora vou aproveitar, não me vou preocupar com isso". E está tudo bem, eu sou a primeira pessoa a incentivar a aproveitar as férias, relaxar, sair da rotina, comer pratos diferentes que nos faz bem à alma e ao nosso interior. Mas, se reestruturarmos este pensamento pré-concebido do tempo de férias e olhássemos para este período como uma oportunidade de ouro para estimular hábitos alimentares mais saudáveis e, principalmente, a conjuntura perfeita para chamarmos os nossos filhos, sobrinhos, netos e afilhados. Ou seja, aproveitarmos o tempo livre que temos com os mais novos, para lhe darmos ferramentas extremamente importantes para o seu desenvolvimento cognitivo, psíquico, social e comportamental que o acompanharam no próximo ano letivo, assim como no seu futuro. Não nos estamos sempre a queixar que não temos tempo durante o ano?

1- Tem tempo para ir às compras: aproveite para levar os mais novos e explicar-lhes os alimentos que devem comprar. É muito importante ensiná-los a ler os rótulos alimentares, descodificar onde está o açúcar escondido e a terem a perceção do dinheiro e de como podem fazer escolhas alimentares adequadas a um preço acessível. Aumentar a literacia alimentar e educar financeiramente são dois pilares do desenvolvimento social.

2 -Tempo para cozinhar: sim é isso mesmo, junte os seus filhos e cozinhem umas boas refeições, alertando para o cuidado com os utensílios perigos, com o fogão e com a higienização dos alimentos. Quando for necessário e mesmo que não o seja, eles já conseguem confecionar um prato e desenrascarem-se sozinhos.

3- Tempo para uma boa refeição de família pois claro! Aproveitar para saborear bem a comida e usufruir de um prato completo que muitas vezes na correria do dia a dia não consegue.

4- Tempo para bons lanches e piqueniques, aproveite o dia em família, seja no campo ou na praia. Na hora de preparar a marmita, veja as seguintes sugestões de snacks saudáveis e saborosos que pode levar consigo:

- Fruta. É imprescindível, escolha a que mais gostar e coma-a ao lanche ou depois da refeição;

- Gelatina sem açúcares, faça-a em casa em grandes quantidades e armazene em recipientes individuais;

- Ovo cozido, é muito prático, sacia e fornece proteína, deve ser um dos seus melhores amigos no verão e no resto do ano;

- Saladas frias, se for almoçar na praia este é um prato rápido, fresco e saboroso e escusa de ficar na fila para ir comprar alguma coisa;

- Tortilhas de milho ou arroz. Perfeitas para quando está a chegar a hora do almoço ou jantar e já tem a barriga a dar horas;

- Sandes de pão de mistura ou centeio com alface, tomate, ovo, atum, frango ou mozarela. Combine os ingredientes que mais gosta;

- Palitos de vegetais, tipo cenoura ou pepino, são muito práticos e saborosos, as crianças vão adorar;

- Frutos gordos, umas nozes, amêndoas, avelãs ou cajus.

Não se esqueça da ÁGUA, é muito importante manter uma boa hidratação nestes dias muito quentes! Leve a comida em sacos térmicos ou geladeiras com barras de gelo, para ajudar na sua conservação. A bola de Berlim, a língua da sogra ou os gelados são tentadores, mas consuma-os apenas como exceção nunca como a regra. Quando for jantar fora, opte pelo peixe grelhado com uma salada e fruta para sobremesa. Não precisa de ser extremamente rígido, quando for comer uma pizza, pipocas ou gelados, opte pelas porções mais pequenas, é uma excelente forma de acompanhar a família sem que 'estrague' tudo!

Por fim, tempo para a atividade física. Mexa-se mais, um passeio de bicicleta, uma caminhada na praia, de trotinete, saltar à corda, andar de patins, deixar o carro de lado e aproveitar o pé no chão, vai deixar-lhes memórias para toda a vida e vão fazer a diferença, pode ter a certeza!

Boas férias!


                                                                                                                                                  Teresa Mendes Ferreira 4759N

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Teresa Mendes Ferreira
Teresa Mendes Ferreira
Nutricionista · 4759N
A manutenção de bons hábitos alimentares é o segredo do equilíbrio!