Blog deTeresa Mendes Ferreira

Nutricionista · 4759N

A manutenção de bons hábitos alimentares é o segredo do equilíbrio!

Rotinas? Há muitas..

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Setembro já começou e com ele vêm as promessas (e bem feitas) de se inscrever no ginásio, voltar ao ginásio, praticar uma modalidade ou simplesmente começar a ser mais ativo(a). 
Nestes discursos o que mais vemos é a motivação estampada nos olhos e na mente de quem as faz. Por vezes, associar um recomeço de trabalho, um ano letivo novo, um novo trabalho a um objetivo pessoal torna tudo mais exequível e com menor probabilidade de falhar
Isto porque, no fundo, o que procura é alcançar a rotina através das alterações de hábitos, quer sejam de alimentação quer de atividade física. 
Mas não só, diga-me lá se a energia e o mindset não são diferentes agora que veio de férias? Já lhe passou pela cabeça "É desta que vou ao ginásio 3x/semana e perder estes quilos que tenho a mais" ou "Vou levar marmita para o trabalho todos os dias, para evitar comer no restaurante/cantina"
 Tenho a certeza que sim! Mas focando a atenção para a prática de atividade física é muito importante termos presente os seus indiscutíveis benefícios. Previne doenças coronárias, hipertensão arterial, AVC, diabetes tipo II, alguns tipos de cancro, além de melhorar a saúde óssea, função cognitiva e muito mais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto saudável deve praticar, pelo menos 150 minutos por semana de atividade física, que pode ser ir diretamente ao ginásio, correr, caminhar, dançar, mas também arrumar a casa, ir às compras, passear o cão, uma caminhada com os mais novos, brincar no parque.

Enfim, atividades diferentes não faltam, o que deve é arranjar uma que se adapte ao seu quotidiano, para que consiga manter para o resto da vida. 

Para além disso, previne a obesidade e o excesso de peso, promove o ganho de massa muscular, aumenta a sensação de bem-estar, prazer e felicidade, e é capaz de diminuir os níveis de stress e ansiedade que parecem estar cada vez mais elevados.

E como não podia deixar de ser, a alimentação saudável anda de mãos dadas com a atividade física, por isso deve conjugar o melhor dos dois mundos e, assim, tirar o melhor proveito de ambas.

O foco pode até não ser a alimentação, mas acredite que criar rotinas saudáveis é o segredo. Como, por exemplo:

1 - Hábitos de exercício físico;

2 - Boa higiene do sono;

3 - Diminuir a utilização de aparelhos tecnológicos em casa e antes de ir dormir;

4 - Introduzir sopa, hortaliças e frutas nas refeições principais e intermédias;

5 - Beber, no mínimo, 1,5L de água por dia;

6 - Envolver os mais novos na confecção dos alimentos, nos passeios ou caminhadas e nas suas brincadeiras.

Diga NÃO ao sedentarismo e comece agora a lutar por uma vida mais ativa e mais saudável, não se vai arrepender. 

ESTÁ À ESPERA DE QUÊ?

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Teresa Mendes Ferreira
Teresa Mendes Ferreira
Nutricionista · 4759N
A manutenção de bons hábitos alimentares é o segredo do equilíbrio!