Como em todos os problemas relacionados com a alimentação, também num cenário de baixo peso o nutricionista pode ser essencial.

O aumento de peso deve ser feito de forma cuidadaaliando uma dieta para engordar a atividade física para ajudar a ganhar massa muscular.

Para este efeito, o nutricionista cria um plano alimentar adaptado ao estilo de vida de cada paciente, com um plano hipercalórico baseado em alimentos saudáveis. É essencial que haja um aumento de peso de forma saudável, para evitar o aumento de massa gorda em demasia, e promover que o peso ganho seja em parte massa muscular.

Falamos com a nutricionista Maria João Castro do Programa de Bem-Estar para Empresas Nutrium Care, sobre o papel do nutricionista num processo de aumento de peso.

A ciência de engordar de forma saudável

“Atualmente, a filosofia da saúde já não passa tanto pelo tratamento, mas sim pela promoção da saúde, ou seja, não permitir que se chegue à doença”, explica a Dra. Maria João.

O baixo peso, por exemplo, está muitas vezes relacionado com questões psicológicas, problemas digestivos, entre outros, o que pode levar a questões de baixa autoestima e situações de desnutrição.

Apesar de geralmente se pensar na dificuldade em perder peso, a nutricionista afirma que um processo para ganhar peso pode ser, muitas vezes, ainda mais desafiante. “O aumento de peso pode ser um processo mais lento do que o emagrecimento, isto pela dificuldade que a pessoa tem em tolerar a alimentação e lembrar-se de fazer as refeições e nas quantidades certas”, conta a Dra. Maria João.

Para a nutricionista, a adaptação do plano aos gostos e hábitos de cada paciente é essencial para o sucesso.

“Em todas as minhas consultas digo que o processo da alimentação saudável adaptada individualmente é um processo de aprendizagem e tal como qualquer escola, é necessário estarmos constantemente a tirar dúvidas e falar das nossas dificuldades. Desta forma, não devemos esperar 15 dias ou mais para o fazer, já que entretanto umas dúvidas vão sendo substituídas por outras”, explica.

A Nutrium e a app da Nutrium permitem-me manter acompanhamento diário, assim como ver o diário alimentar que as pessoas registam, e ajudam-me a perceber onde não está a ser feito o que seria suposto e ajudam a pessoa a entender o que está a fazer de errado”, acrescenta.

Uma estratégia que utiliza frequentemente em casos de baixo peso é adaptar o plano alimentar aos horários da pessoa em questão, com refeições saudáveis muito energéticas, mas de baixo volume.

Mas não só da intervenção se faz o acompanhamento nutricional. Este pode ser também essencial no diagnóstico de condições relacionadas com a alimentação. “As minhas consultas de nutrição são sempre extensas, isto porque dou "permissão" para me falarem abertamente de todas as questões e sintomatologias que possam estar a sentir, o que me permite direccionar a conversa para perguntas-chave”, diz a nutricionista.

Estas perguntas ajudam a nutricionista a definir qual o problema alimentar ou nutricional da pessoa, frisando assim a importância de adaptar o plano que será elaborado na consulta a cada um e não fazê-lo de forma universal.

Para a nutricionista, é essencial que um processo de aumento de peso seja baseado em evidência científica, com um plano criado por profissionais qualificados, que sejam capazes de olhar para a nutrição como um todo, e criar métodos sustentáveis e com impacto.

Empresas mais saudáveis com o Nutrium Care

Procura um benefício para oferecer aos seus colaboradores e ajudá-los a tornarem-se mais saudáveis e motivados?

Programa de Bem-Estar para Empresas Nutrium Care pode ser a solução. Um programa de benefícios inclusivo, do qual todos os colaboradores podem tirar proveito, independentemente da sua idade, condição física ou objetivo.

Com o nosso programa, pode oferecer aos seus colaboradores um acompanhamento com nutricionistas de excelência, consultas de nutrição ilimitadas, um plano alimentar 100% personalizado, webinars, workshops, eventos e dias temáticos, e conteúdos exclusivos da área da saúde e nutrição.

E ainda uma aplicação móvel gratuita, que permite um acompanhamento constante e coloca o nutricionista à distância de um clique, em qualquer momento e em qualquer lugar!

Descubra mais na nossa página do Nutrium Care.

O Nutrium Care em ação

Dezenas de colaboradores que já usufruíram do Nutrium Care demonstram resultados muito positivos, e sentem que são hoje uma melhor versão de si mesmos.

Conheça a história do Daniel Almeidaque ganhou peso e massa muscular de forma saudável, a história de José Alves, que encontrou na sua nutricionista a solução para a Síndrome do Intestino Irritável que o acompanhava há mais de 10 anos, ou de André Santos, que emagreceu 28kg de forma saudável com o programa.