TOP
Atrair talento num mundo pós-pandemia

Atrair talento num mundo pós-pandemia

Durante a pandemia do COVID-19, muitas empresas viram-se obrigadas a adaptarem-se às rápidas mudanças no local de trabalho. Mas não deixe que esta nova era do pós-pandemia afete a cultura da sua empresa, a retenção de colaboradores, ou potenciais interessados! Eis o que precisa de saber sobre reter e atrair talento nesta nova fase. 

Da vida quotidiana ao ambiente de trabalho, é evidente que a pandemia mudou o mundo para sempre. Como tal, muitas pessoas viajam menos, preferem trabalhar em casa, e são mais conscientes no que toca à sua saúde. Ainda que estas sejam mudanças positivas, elas apresentaram alguns desafios para empresas que procuram atrair e reter colaboradores talentosos.  

Uma vez que as expectativas dos colaboradores atuais e potenciais evoluíram, as empresas viram-se obrigadas a adaptarem-se ao novo ambiente de trabalho pós-pandemia e a implementar novas estratégias para atrair e reter talento.  Isto não é algo necessariamente mau, no entanto, muitos empregadores ficam a pensar sobre como podem evoluir e fazer as suas equipas crescer sem comprometer a qualidade do seu trabalho, produtos, e serviços

Desde o processo de recrutamento aos benefícios para os colaboradores, eis tudo o que precisa de saber sobre reter e atrair talento nesta era pós-pandemia

Mudanças sem retorno: o que é diferente no mundo pós-pandemia?

A pandemia COVID-19 obrigou empresas a adaptarem-se rapidamente e a encontrarem formas de trabalho adequadas para todos. Contudo, agora que vivemos num mundo pós-pandemia, torna-se cada vez mais claro que as pessoas preferem locais de trabalho diferentes, assim como um melhor equilíbrio vida pessoal-vida profissional, e podem até preferir como tudo era durante a pandemia

Assim sendo, o que é diferente nesta era pós-pandemia, e irão as coisas voltar “à normalidade”?

Novos modelos de trabalho

Uma das principais mudanças durante a pandemia foi a forma de trabalhar. Ir para o escritório deixou de ser opção, pelo que as pessoas tiveram que adaptar as suas vidas e trabalhar em casa.

Agora que a pandemia acalmou, as empresas oferecem múltiplas formas de trabalhar, incluindo presencial, de forma remota, ou em formato híbrido. No entanto, estes modelos de trabalho têm os seus obstáculos. Consulte este artigo para saber como o Nutrium Care pode ajudar os seus colaboradores a ultrapassarem os desafios do trabalho remoto

Estes modelos de trabalho afetaram o processo de recrutamento de uma forma surpreendente. Muitas pessoas, neste momento, apenas procuram empregos em formatos remoto ou híbrido, pelo que se o trabalho remoto não for uma opção, pode tornar-se difícil atrair e reter os melhores talentos.

Como envolver e reter os colaboradores que trabalham em equipa híbridas

As equipas híbridas podem ser um desafio, por isso, como manager, é importante ter um estilo de gestão flexível enquanto supervisiona a sua equipa. 

Pode fazê-lo:

  • Estabelecendo expectativas claras para todos os membros da equipa. 
  • Reunindo com membros das equipas em remoto para discutirem formas de medir o progresso e as expectativas. 
  • Agendando reuniões de equipa presenciais para aqueles que frequentam o escritório. 
  • Dando prioridade à ligação de toda a equipa através de reuniões por Zoom, Slack, Google Meets, ou Microsoft Teams. 
  • Fazendo o ponto de situação de forma regular com cada colaborador. 

Como fazer a sua equipa crescer sem prejudicar a cultura da empresa

À medida que a sua equipa cresce, é importante manter na linha da frente a visão da empresa, cultura, e os valores para garantir que todos estão alinhados. Isto também se estende ao processo de recrutamento. 

Ainda que os CVs e a experiência sejam vitais, os responsáveis de recrutamento também devem avaliar os candidatos considerando a cultura da empresa.

Esta componente do processo de recrutamento também ajuda a assegurar que os colaboradores se adequam - tanto ao trabalho como à cultura da empresa - e que são capazes de crescer com a equipa e de não dificultar qualquer progresso.

Renove o seu processo de integração de novos colaboradores para o mundo pós-pandemia

Com cada vez mais pessoas a trabalhar remotamente, é importante ter um processo de integração de colaboradores que se aplique tanto às pessoas que trabalham em casa como às que vão para o escritório.

Eis algumas maneiras de facilitar este processo para os colaboradores em formato remoto:

  • Atribuir aos colaboradores uma pessoa de contacto específica.
  • Ter uma lista de todos os colaboradores da empresa.
  • Determinar o que os colaboradores em remoto precisam de saber sobre a sua posição e agendar reuniões com as pessoas adequadas para que se possam familiarizar.
  • Fazer pontos de situação regulares com os novos colaboradores para perceber como estão e se têm alguma dúvida ou dificuldade.

4 dicas para atrair e reter talento

Nesta era pós-pandemia, atrair o melhor talento e encontrar colaboradores a longo prazo pode ser desafiante. As prioridades de muitas pessoas mudaram, por isso é essencial que a sua empresa se mantenha atualizada para que possa continuar a atrair e a reter os melhores colaboradores.

Seguem 4 dicas para atrair e reter talento.

#1: Ofereça bons benefícios aos colaboradores

Seja na vida quotidiana, no trabalho, ou na saúde, a pandemia mudou as prioridades das pessoas em mais do que uma forma. Como tal, atuais colaboradores, assim como os potenciais, alteraram as suas prioridades no trabalho para que estas reflitam os seus valores

Para melhorar as métricas de retenção e atrair o melhor talento, a sua empresa deve compreender as necessidades, vontades, e desejos dos seus colaboradores, para poder adaptar o seu pacote de benefícios em conformidade. Consulte este artigo para aprender mais sobre os principais benefícios que os colaboradores valorizam quando escolhem ou mudam de emprego

#2: Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Muitos colaboradores talentosos estão sempre à procura de recursos que os ajudem a crescer como profissionais, por isso é importante proporcionar-lhes formas de enaltecer as suas competências. Alguns exemplos incluem conferências pagas, cursos online, e a obtenção de diplomas de cursos ou formações. 

#3: Aceite todo o feedback

Os seus colaboradores são bens valiosos, e a sua felicidade, satisfação, e crescimento devem ser uma das prioridades da sua empresa. Avaliações regulares e questionários trimestrais podem ser altamente úteis para obter conhecimento sobre o que está a correr bem ou o que a empresa precisa de melhorar para reter os colaboradores durante mais tempo. 

#4: Aprenda com os seus antigos colaboradores

Os colaboradores deixam as empresas por diversos motivos, por isso é crucial saber o que os levou a essa decisão. Ainda que recolher esta informação possa ser desconfortável, dar-lhe-á mais conhecimentos sobre o que aconteceu para que possa evitar situações semelhantes no futuro

Como pode o Nutrium Care ajudar?

Pode ajudar a atrair e a reter colaboradores talentosos ao dar-lhes acesso a todas as ferramentas de que necessitam para gerir os seus objetivos de saúde e de bem-estar

O Nutrium Care ajuda a melhorar a saúde dos seus colaboradores ao abordar temas como distúrbios de sono, gestão de peso, maus hábitos alimentares, e muito mais. Eis como o programa funciona: 

  1. Consultas online com especialistas em nutrição. Cada colaborador pode escolher um nutricionista especializado e ter a sua primeira consulta de nutrição online. O nutricionista cria um plano personalizado e trabalha com os colaboradores para os ajudar a atingir os seus objetivos de saúde e de bem-estar. 
  2. Acesso direto a um nutricionista. Depois da primeira consulta, os colaboradores podem comunicar diretamente com o nutricionista, em qualquer momento e lugar, através da aplicação móvel do Nutrium. Eles também terão o seu plano alimentar sempre à mão e receberão notificações importantes que os lembrarão de comer ou de beber água. 
  3. Materiais didáticos. Todo o processo é acompanhado por informação relevante para uma vida mais saudável através de newsletters, webinars, e workshops personalizados, criados especificamente para cada empresa.

Contacte-nos se tem interesse em adicionar o Nutrium Care à sua estratégia de negócio! 

Resumo

O local de trabalho pode parecer um pouco diferente na pós-pandemia, mas isso não significa que a sua empresa não se possa adaptar, retendo e atraindo talento ao mesmo tempo. Ao oferecer diferentes formas de trabalhar, solicitar feedback, e a ter um processo de recrutamento de alta qualidade, os empregadores podem encontrar (e manter) excelentes colaboradores que crescerão com a empresa.

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading